melody gardot

melody gardotNascida na Pensilvânia, desde a infância o seu interesse foi por música e na idade de nove anos teve aulas de piano em vários locais, já que o trabalho da mãe a impedia de estar em um mesmo lugar. Quando completou 16 anos começou a trabalhar em bares e pubs para pagar seus estudos de arte na Filadélfia. Aos 19 anos um grave acidente quase encerrou a sua vida, mas deu inicio à sua carreira artística. Melody Gardot foi atropelada por um automóvel quando retornava de bicicleta para sua casa. Resultado: múltiplas fraturas na região pélvica, cervical e na cabeça. Para recuperar alguma de suas antigas habilidades cognitivas o seu médico recomendou que fizesse o uso da música como terapia. Gardot teve que mudar tudo. Decidiu compor e aprender a tocar violão, já que não podia nem sentar para tocar piano. Incapacitada, presa a um leito, ela compôs e gravou as canções do seu primeiro álbum ‘Some Lessons: The Bedroom Sessions’ que chamou a atenção de um DJ local, impressionado com o talento notável e a coragem de Melody.

O segundo álbum ‘Worrisome Heart’ é um trabalho mais profissional e a canção título é uma fusão de jazz e blues, com o suave sax tenor de Ron Kerber e o trompete de Matt Cappy. Em seu terceiro álbum ‘My One and Only Thrill’ o uso da orquestra dá um arranjo triste a uma das canções mais bonitas do álbum, ‘Our Love is Easy’, todas as canções também são de sua autoria menos 'Over the Rainbow' que é cantada em uma versão bossa-nova. Hoje, Melody Gardot continua lutando, pois as sequelas do acidente a obrigam a usar constantemente óculos escuros e tampões de ouvidos devido à hipersensibilidade à luz e a ruídos, bengala para se apoiar e um dispositivo preso a sua cintura que estimula a produção de endorfina em seu organismo, tornando suas dores mais suportáveis. O uso de elementos do jazz, blues e folk em suas composições e o seu jeito suave de cantar a coloca ao lado de cantoras brancas que deixaram seu nome escrito na história do jazz.

    

melody gardot - worrisome heart


melody gardot - Some Lessons (2005)    melody gardot - Worrisome Heart (2008)    melody gardot - My One and Only Thrill (2009)

Some Lessons: The Bedroom Sessions (2005)
Worrisome Heart (2008)
My One and Only Thrill (2009)

Tracklist: Some Lessons: The Bedroom Sessions
01. Wicked Ride 02. Cry Wolf 03. Down My Avenue 04. Don't You Worry Baby 05. Momma 06. Some Lessons 07. Goodnite (unlisted bonus track)

Tracklist: Worrisome Heart
01. Worrisome Heart 02. All That I Need Is Love 03. Gone 04. Sweet Memory 05. Some Lessons 06. Quiet Fire 07. One Day 08. Love Me Like A River Does 09. Goodnite 10. Twilight

Tracklist: My One and Only Thrill
01. Baby I'm A Fool 02. If the Stars Were Mine 03. Who Will Comfort Me 04. Your Heart Is As Black as Night 05. Lover Undercover 06. Our Love Is Easy 07. Les Etoiles 08. The Rain 09. My One and Only Thrill 10. Deep Within the Corners Of My Mind 11. Over The Rainbow 12. If The Stars Were Mine (Orchestral Version)

tags:
publicado por mara* às 14:16 | link do post | comentar