ella fitzgerald

ella fitzgeraldDizem que Ella Fitzgerald não tinha a profundidade emocional de Billie Holiday, a imaginação de Sarah Vaughan ou Anita O'Day, e a influência baseada no blues de Dinah Washington. E que ela era muitas vezes, apesar de brilhante, previsível. As críticas surgiram em parte devido a sua popularidade e ignoraram as suas contribuições. Ella Fitzgerald não só foi uma das pioneiras do ‘scat singing’, técnica extremamente inventiva da improvisação do jazz vocal com vocábulos sem palavras, sílabas sem sentido ou sem palavras que dá aos cantores a habilidade da improvisação para criar o equivalente a um solo instrumental usando a voz. Técnica aliás bastante eficaz para Ella Fitzgerald que tinha tendência para esquecer as letras das músicas. Além disso, era uma cantora despretensiosa cujas variações harmônicas nunca foram forçadas. Notavelmente, se destacou por sua interpretação sofisticada das canções de George Gershwin e Cole Porter.

Afinal, Ella Fitzgerald foi essencialmente uma cantora de jazz ou uma cantora pop? Para muitos, foi indiscutivelmente a melhor cantora de jazz de todos os tempos, embora alguns possam votar em Sarah Vaughan ou, como eu, em Billie Holiday. Ella Fitzgerald, cuja voz magnífica, amplo repertório e estilo acessível de cantar apelou para ambas as platéias: do jazz e do pop. Sua abordagem ao repertório vocal é simples: ela mantém clássicos e acrescenta continuamente as melhores músicas do estilo pop. Ela estava entre os primeiros a integrar tanto a Bossa Nova como os Beatles em seu repertório na década de 60. Também gravou músicas mais contemporâneas, como ‘You Are the Sunshine of My Life’ de Stevie Wonder, um componente padrão do seu repertório. Suas gravações são reeditadas constantemente, trazendo sua música a novos públicos e ampliando seu círculo de admiradores. Na verdade, Ella Fitzgerald foi uma das cantoras de jazz mais emocionantes de sua época e, devido à naturalidade de seu estilo, tinha um apelo popular que se estendeu muito além das fronteiras do jazz.

Image Hosted by ImageShack.us

Até o início dos anos 1950 o domínio de Ella Fitzgerald sobre fãs e críticos foi absoluto. Na verdade, entre 1953 e 1970, a cada ano ela era a vencedora da enquete promovida pela ‘Down Beat’ a mais antiga e respeitada revista de jazz do mundo, e assim ficou conhecida como ‘a primeira dama da canção’. Ao contrário de algumas outras cantoras de jazz como Billie Holiday e Anita O'Day, Ella Fitzgerald tinha uma vida privada desprovida de notoriedade relacionadas com drogas. Em contraste com a sua carreira ativa como intérprete, levava uma vida pessoal tranquila. Com uma voz bonita, Ella era uma cantora brilhante, e tinha a dicção quase perfeita, podia se entender as palavras que ela cantava. A falha era que, uma vez que ela sempre parecia feliz por estar cantando, nem sempre a sua interpretação condizia com as canções que ela interpretava. E ninguém poderia adivinhar que seu canto nos primeiros dias foi tão melancólico como o de Billie.

Image Hosted by ImageShack.us

Nascida em 1918, em Newport News, Virgínia. Seus pais, William Fitzgerald e Temperança Williams Fitzgerald, separaram-se depois de um ano do seu nascimento e logo em seguida, ela se mudou para o norte com a mãe, estabelecendo-se em Yonkers, perto de Nova York onde recebeu sua educação musical nas escolas públicas. Ella Fitzgerald também cresceu na pobreza e foi literalmente uma sem-teto. Na adolescência aspirava ser uma dançarina. No entanto, aos 17 anos depois de vencer um concurso de talentos no ‘Teatro Apollo’, no Harlem, ficou claro que cantar seria sua vocação. Ella ganhou a competição com a sua interpretação de ‘The Object of My Affection’ uma melodia que se tornou popular com a cantora Connee Boswell, uma das melhores cantoras de jazz dos anos 30 e sempre citada por Ella como sendo a sua principal influência. O primeiro compromisso profissional veio, logo depois, no Harlem Opera House, onde se apresentou durante uma semana. Foi assistida pelo baterista e líder de uma das bandas mais marcantes do jazz dos anos 30, Chick Webb, por indicação de um dos principais estilistas do saxofone alto, arranjador e maestro, Benny Carter, que estava na platéia do Teatro Apollo. Chick Webb, que não ficou impressionado com a aparência de Ella, relutantemente foi convencido a deixá-la cantar com sua orquestra em uma noite. Logo o baterista reconheceu o seu potencial comercial.

Image Hosted by ImageShack.us

Em 1935, Ella Fitzgerald já estava gravando com a orquestra de Webb, e em 1937 mais da metade das seleções musicais da orquestra eram acompanhadas por sua voz. ‘A-Tisket, A-Tasket’ se tornou um enorme sucesso em 1938, e ‘Undecided’ logo em seguida. Durante esta época, Fitzgerald era essencialmente uma cantora pop de baladas, já tinha uma bela voz, mas as improvisações iriam se desenvolver mais tarde. Em 1939, Chick Webb morreu e foi decidido que Ella Fitzgerald ficaria à frente da orquestra, para contratar ou demitir os músicos. Quando se separou da banda em 1941 e decidiu seguir carreira solo, não demorou muito para assinar contrato com a gravadora ‘Decca’. A sua reputação de grande cantora e, acima de tudo, um talento para a improvisação era maior entre os músicos do que entre o público em geral, e ela corrigiu esse desequilíbrio. E assim, sua carreira decolou somente após a Segunda Guerra Mundial, quando Norman Granz se tornou o seu empresário. Ela excursionou com a big band de Dizzy Gillespie e suas gravações tornaram-se populares e o resultado foi o seu sucesso como cantora de jazz.

Ella FitzgeraldEm 1955 assinou contrato com a ‘Verve’. Seus álbuns mais famosos para a gravadora tem sido a série de ‘songbooks’ dedicada a obras de grandes compositores e letristas norte-americanos. Cada um contém uma mistura de canções conhecidas e obscuras acompanhadas por orquestrações luxuosas que induziram Ella Fitzgerald a mostrar uma elegante cantora pop, mesmo nos dois volumes do jazzista DuKe Ellington. Essas gravações para muitos entusiastas são a última palavra da canção popular americana. Ao mesmo tempo Ella apareceu na televisão e no cinema, em um memorável destaque no filme Pete Kelly's Blues de 1955.

No início de 1960 ela continuou a trabalhar no circuito de grandes hotéis e se apresentar em turnê pela Europa, América Latina e no Japão. Em 1965 ela se reuniu novamente com Duke Ellington para outra turnê. Em 1968 ela se juntou com o magnífico pianista Tommy Flanagan. Na década de 70, Ella Fitzgerald foi apresentada para os figurões do jazz Count Basie, Oscar Peterson e Joe Pass, entre outros. Ella Fitzgerald sempre foi agraciada com excelentes acompanhantes. Em 1971, fez uma cirurgia ocular. Seu canto, e sua voz que uma vez foi um instrumento de singular brilho e graça começou a mostrar sinais de declínio. Em 1986 fez uma cirurgia do coração. Em 1993, teve as duas pernas amputadas abaixo do joelho devido a complicações da diabetes. Tanto profissional quanto pessoalmente, Ella era uma sobrevivente. Em 1996, Ella Fitzgerald morreu tranquilamente. Tímida e sempre muito calada ela sempre parecia um pouco surpresa e sempre feliz ao saber que as pessoas gostavam tanto de sua música. Gravou quase 150 discos, no total e em quase sessenta anos de gravação foi destinatária de quase todos os prêmios importantes. Ella Fitzgerald será eternamente lembrada com carinho como uma das melhores vocalistas de jazz.

ella fitzgerald - I let a song go out of my heart
(duke ellington song book)


ella fitzgerald - the complete song books (1993)Vencedor do Grammy de melhor gravação histórica em 1994, o box set ‘The Complete Ella Fitzgerald Song Books’ de 1993 é a palavra final sobre todos os songbooks gravados por Ella Fitzgerald, entre 1956 e 1964. Canções de Cole Porter (1956), de Rodgers & Hart (1956), de Duke Ellington (1957), de Irving Berlin (1958), de George e Ira Gershwin (1959), de Harold Arlen (1961), de Jerome Kern (1963), e finalmente, canções de Mercer (1964). O conteúdo foi totalmente remasterizado e cada título tem sido expandido, quando possível, para incluir material anteriormente não emitidos. Os oito songbooks e suas mais de 240 seleções musicais são colocados no contexto correto da carreira luminosa de Ella Fitzgerald e para a compreensão sobre a interação nos bastidores com o verdadeiro quem é quem dos arranjadores. Entre eles estão Buddy Bregman, que trabalhou no Cole Porter, bem como Rodgers & Hart; o duo dinâmico Duke Ellington e Billy Strayhorn no set de Ellington; Paul Weston dirigiu a entrada de Irving Berlin; Nelson Riddle esteve a cargo do George e Ira Gershwin, Johnny Mercer e Jerome Kern; e Billy May segurou o bastão durante as sessões de Harold Arlen. Há algumas sessões que não devem ser negligenciadas, especialmente porque elas não estavam anteriormente disponíveis. Particularmente dignas de menção são: ‘You're the Top’, ‘I Concentrate on You’ e ‘Let's Do It (Let's Fall in Love)’ de Cole Porter; ‘Chelsea Bridge’ com Duke Ellington; e com Gershwin rendeu uma versão extra de ‘Oh, Lady Be Good’.

ella fitzgerald - the complete song books cole porter    ella fitzgerald - the complete song books rodgers & hart

The Cole Porter Song Book
CD 1    CD 2

The Rodgers & Hart Song Book
CD 1    CD 2

The Cole Porter Song Book
CD 1: 01. All Through The Night 02. Anything Goes 03. Miss Otis Regrets (She's Unable To Have Lunch Today) 04. Too Darn Hot 05. In The Still Of The Night 06. I Get A Kick Out Of You 07. Do I Love You? 08. Always True To You In My Fashion, (I'm) 09. Let's Do It (Let's Fall In Love) 10. Just One Of Those Things 11. Ev'ry Time We Say Goodbye 12. All Of You 13. Begin The Beguine 14. Get Out Of Town 15. I Am In Love 16. From This Moment On
CD 2: 01. I Love Paris 02. You Do Something To Me 03. Ridin' High 04. Easy To Love 05. It's All Right With Me 06. Why Can't You Behave? 07. What Is This Thing Called Love 08. You're The Top 09. Love For Sale 10. It's De-Lovely 11. Night And Day 12. Ace In The Hole 13. So In Love 14. I've Got You Under My Skin 15. I Concentrate On You 16. Don't Fence Me In 17. You're The Top 18. I Concentrate On You 19. Let's Do It (Let's Fall In Love)

The Rodgers & Hart Song Book
CD 1: 01. Have You Met Miss Jones 02. You Took Advantage Of Me 03. A Ship Without A Sail 04. To Keep My Love Alive 05. Dancing On The Ceiling (He Dances On My Ceiling) 06. Lady Is A Tramp, The 07. With A Song In My Heart 08. Manhattan 09. Johnny One Note 10. I Wish I Were In Love Again 11. Spring Is Here 12. It Never Entered My Mind 13. This Can't Be Love 14. Thou Swell 15. My Romance 16. Where Or When 17. Little Girl Blue
CD 2: 01. Give It Back To The Indians 02. Ten Cents A Dance 03. There's A Small Hotel 04. I Didn't Know What Time It Was 05. Ev'rything I've Got 06. I Could Write A Book 07. Blue Room 08. My Funny Valentine 09. Bewitched 10. Mountain Greenery 11. Wait 'Till You See Her 12. Lover 13. Isn't It Romantic 14. Here In My Arms 15. Blue Moon 16. My Heart Stood Still 17. I've Got Five Dollars 18. Lover (mono)

ella fitzgerald - the complete song books duke ellington    ella fitzgerald - the complete song books irving berlin

The Duke Ellington Song Book
CD 1    CD 2    CD 3

The Irving Berlin Song Book
CD 1    CD 2

The Duke Ellington Song Book
CD 1: 01. Rockin' In Rhythm 02. Drop Me Off In Harlem 03. Day Dream 04. Caravan 05. Take The "A" Train 06. I Ain't Got Nothing But The Blues 07. Clementine 08. I Didn't Know About You 09. I'm Beginning To See The Light 10. Lost In Meditation 11. Perdido 12. Cotton Tail 13. Do Nothin' Till You Hear From Me
CD 2: 01. Just A Sittin' And A Rockin' 02. Solitude 03. Rocks In My Bed 04. Satin Doll 05. Sophisticated Lady 06. Just Squeeze Me 07. It Don't Mean A Thing (If It Ain't Got That Swing) 08. Azure 09. I Let A Song Go Out Of My Heart 10. In A Sentimental Mood 11. Don't Get Around Much Any More 12. Prelude To A Kiss 13. Mood Indigo 14. In A Mellow Tone 15. Love You Madly 16. Lush Life 17. Squatty Roo
CD 3: 01. I'm Just A Lucky So And So 02. All Too Soon 03. Everything But You 04. I Got It Bad (And That Ain't Good) 05. Bli-Blip 06. Chelsea Bridge 07. Portrait Of Ella Fitzgerald: Royal Ancestry (First movement) / All Heart (Second movement) / Beyo... 08. E And D Blues, The (E For Ella, D For Duke) 09. Rehearsal 10. Chelsea Bridge (alternate take)

The Irving Berlin Song Book
CD 1: 01. Let's Face The Music And Dance 02. You're Laughing At Me 03. Let Yourself Go 04. You Can Have Him 05. Russian Lullaby 06. Puttin' On The Ritz 07. Get Thee Behind Me Satan 08. Alexander's Ragtime Band 09. Top Hat, White Tie And Tails 10. How About Me? 11. Cheek To Cheek 12. I Used To Be Color Blind 13. Lazy 14. How Deep Is The Ocean 15. All By Myself 16. Remember
CD 2: 01. Supper Time 02. How's Chances? 03. Heat Wave 04. Isn't This a Lovely Day? 05. You Keep Coming Back Like a Song 06. Reaching for the Moon 07. Slumming on Park Avenue 08. The Song Is Ended 09. I'm Putting All My Eggs in One Basket 10. Now It Can Be Told 11. Always 12. It's a Lovely Day Today 13. Change Partners 14. No Strings (I'm Fancy Free) 15. I've Got My Love to Keep Me Warm 16. Blue Skies

    ella fitzgerald - the complete song books harold arlen

The George & Ira Gershwin Song Book
CD 1    CD 2    CD 3

The Harold Arlen Song Book
CD 1    CD 2

The George & Ira Gershwin Song Book
CD 1: 01. Ambulatory Suite: Promenade (Walking the Dog)/March of the Swiss Soldiers 02. The Preludes: Prelude 1/Prelude 2/Prelude 3 [instrumental] 03. Sam and Delilah 04. But Not for Me 05. My One and Only 06. Let's Call the Whole Thing Off 07. (I've Got) Beginner's Luck 08. Oh, Lady Be Good 09. Nice Work If You Can Get It 10. Things Are Looking Up 11. Just Another Rhumba 12. How Long Has This Been Going On? 13. 'S Wonderful 14. The Man I Love 15. That Certain Feeling 16. By Strauss 17. Someone to Watch over Me 18. The Real American Folk Song (Is a Rag) 19. Who Cares?
CD 2: 01. Looking for a Boy 02. They All Laughed 03. My Cousin in Milwaukee 04. Somebody from Somewhere 05. A Foggy Day 06. Clap Yo' Hands 07. For You, For Me, For Evermore 08. Stiff Upper Lip 09. Boy Wanted 10. Strike up the Band 11. Soon 12. I've Got a Crush on You 13. Bidin' My Time 14. Aren't You Kind of Glad We Did? 15. Of Thee I Sing (Baby) 16. The Half of It, Dearie, Blues 17. I Was Doing All Right 18. He Loves and She Loves
CD 3: 01. Love Is Sweeping the Country 02. Treat Me Rough 03. Our Love Is Here to Stay 04. Slap That Bass 05. Isn't It a Pity? 06. Shall We Dance? 07. Love Walked In 08. You've Got What Gets Me 09. They Can't Take That Away from Me 10. Embraceable You 11. I Can't Be Bothered Now 12. Boy! What Love Has Done to Me! 13. Fascinating Rhythm 14. Funny Face 15. Lorelei 16. Oh, So Nice 17. Let's Kiss and Make Up 18. I Got Rhythm 19. Somebody Loves Me 20. Cheerful Little Earful 21. Oh, Lady Be Good [alternate take/#] 22. But Not for Me [alternate take/#]

The Harold Arlen Song Book
CD 1: 01. Blues in the Night 02. Let's Fall in Love 03. Stormy Weather 04. Between the Devil and the Deep Blue Sea 05. My Shining Hour 06. Hooray for Love 07. This Time the Dream's on Me 08. That Old Black Magic 09. I've Got the World on a String 10. Let's Take a Walk Around the Block 11. Ill Wind (You're Blowin' Me No Good) 12. Ac-Cent-Tchu-Ate the Positive
CD 2: 01. When the Sun Comes Out 02. Come Rain or Come Shine 03. As Long as I Live 04. Happiness Is a Thing Called Joe 05. It's Only a Paper Moon 06. The Man That Got Away 07. One for My Baby (And One More for the Road) 08. It Was Written in the Stars 09. Get Happy 10. I Gotta Right to Sing the Blues 11. Out of This World 12. Over the Rainbow 13. Ding-Dong! The Witch Is Dead 14. Sing My Heart 15. Let's Take a Walk Around the Block [alternate take/#] 16. Sing My Heart [alternate take/#]

ella fitzgerald - the complete song books jerome kern    ella fitzgerald - the complete song books johnny mercer

The Jerome Kern Song Book    |      The Johnny Mercer Song Book

Tracklist: The Jerome Kern Song Book
01. Let's Begin 02. A Fine Romance 03. All the Things You Are 04. I'll Be Hard to Handle 05. You Couldn't Be Cuter 06. She Didn't Say Yes 07. I'm Old Fashioned 08. Remind Me 09. The Way You Look Tonight 10. Yesterdays 11. Can't Help Lovin' Dat Man 12. Why Was I Born? 13. Pick Yourself Up (Extra)

Tracklist: The Johnny Mercer Song Book
01. Too Marvelous for Words 02. Early Autumn 03. Day In - Day Out 04. Laura 05. This Time the Dream's on Me 06. Skylark 07. Single-O 08. Something's Gotta Give 09. Trav'lin' Light 10. Midnight Sun 11. Dream 12. I Remember You 13. When a Woman Loves a Man

ella fitzgerald - ella and louis (1956)    ella fitzgerald - ella and louis again (1957)    ella fitzgerald - ella abraça jobim (1995)

Ella and Louis (1956)    |     Ella and Louis Again (1957)    |     Ella abraça Jobim (1995)

Ella and Louis
Personnel: Ella Fitzgerald (vocals); Louis Armstrong (vocals, trumpet); Ray Brown (bass); Herb Ellis (guitar); Oscar Peterson (piano); Buddy Rich (drums)
Tracklist: 01. Can't We Be Friends? 02. Isn't This A Lovely Day? 03. Moonlight In Vermont 04. They Can't Take That Away From Me 05. Under A Blanket Of Blue 06. Tenderly 07. A Foggy Day 08. Stars Fell On Alabama 09. Cheek To Cheek 10. The Nearness Of You 11. April In Paris

Ella and Louis Again
Personnel: Ella Fitzgerald (vocals); Louis Armstrong (vocals, trumpet); Ray Brown (double bass); Herb Ellis (guitar); Oscar Peterson (piano); Louie Bellson (drums)
Tracklist: 01. Don't Be That Way 02. They All Laughed 03. Autumn In New York 04. Stompin' At The Savoy 05. I Won't Dance 06. Gee, Baby, Ain't I Good To You? 07. Let's Call The Whole Thing Off 08. I've Got My Love To Keep Me Warm 09. I'm Puttin' All My Eggs In One Basket 10. A Fine Romance 11. Love Is Here To Stay 12. Learnin' The Blues

Ella abraça Jobim
01. Dreamer (Vivo Sonhando) 02. This Love That I've Found (Só Tinha de Ser Com Você) 03. The Girl From Ipanema (Garota De Ipanema) 04. Somewhere In The Hills (Favela) 05. Photograph (Fotografia) 06. Wave 07. Triste 08. Quiet Nights Of Quiet Stars (Corcovado) 09. Water To Drink (Água De Beber) 10. Bonita 11. Off Key (Desafinado) 12. He's A Carioca (Ele é Carioca) 13. Dindi 14. How Insensitive (Insensatez) 15. One Note Samba (Samba de uma Nota Só) 16. A Felicidade 17. Useless Landscape (Inútil Paisagem)

ella fitzgerald - gold (2007)

Gold (2007) (Remastered)

Tracklist CD 1
01. A-Tisket, A-Tasket 02. Undecided 03. Stairway To The Stars 04. Betcha Nickel 05. Cow Cow Boogie 06. Into Each Life Some Rain Must Fall 07. It's Only A Paper Moon 08. Flying Home 09. Stone Cold Dead In The Market 10. I'm Just A Lucky So And So 11. My Happiness 12. Black Coffee 13. In The Evening (When The Sun Goes Down) 14. Dream A Little Dream Of Me 15. Someone To Watch Over Me 16. Smooth Sailing 17. Airmail Special 18. Goody Goody 19. Angel Eyes 20. You'll Have To Swing It (Mr. Paganini) (Parts 1 & 2) 21. Lullaby Of Birdland 22. Hard Hearted Hannah

Tracklist CD 2
01. Just One Of Those Things 02. In The Still Of The Night 03. The Lady Is A Tramp 04. Just A-Sittin' And A-Rockin' 05. Take The 'A' Train 06. They All Laughed 07. Summertime 08. Oh, Lady Be Good (Live) 09. Blue Skies 10. Swingin' Shepherd Blues 11. Love Is Here To Stay 12. Mack The Knife (Live) 13. How High The Moon (Live) 14. Misty 15. Blues In The Night 16. A Fine Romance 17. All The Things You Are 18. Too Marvelous For Words

tags:
publicado por mara* às 21:39 | link do post