jazz ballads: 19-20

Jazz Ballads 19: Louis Armstrong & Jack Teagarden
Jazz Ballads 20: All Stars Jam Sessions

Jack Teagarden & Louis ArmstrongLouis Armstrong ou Satchmo, como ficou conhecido, começou a tocar aos 12 anos, em uma banda amadora na casa de correção juvenil em New Orleans, onde estava por ter disparado uma arma na passagem do ano novo. Com 14 anos e já livre da prisão, trabalhou vendendo papéis velhos, carregou peso nas docas e vendeu carvão. Começou também a tocar em casas noturnas e nas grandes barcas do rio Mississipi. Na zona da prostituição da cidade, a Storyville, conheceu grandes nomes do que viria a ser o jazz, como Sidney Bechet e Joe Lindsay. Quando a zona de má reputação foi fechada pela Marinha americana, todos eles se mudaram para Chicago à procura de emprego. Em 1922, Satchmo entrou para a King Oliver's Creole Jazz Band, onde passou a ser ouvido por públicos maiores. Em 1925, após apresentar-se com a banda de Fletcher Henderson em Nova York, voltou a Chicago e formou seu próprio grupo, o Louis Armstrong Hot Five, com o qual fez gravações consideradas até hoje clássicos, como ‘Chicago Dixieland’. Suas gravações estão entre as primeiras de artistas negros.

Weldon Leo ‘Jack’ Teagarden conhecido como ‘Big T’, foi um influente trombonista de jazz, maestro, compositor e vocalista, considerado o pai do trombone. Um dos gigantes do jazz clássico, Jack Teagarden não foi apenas um trombonista pré-bop, mas um dos melhores cantores de jazz também. Foi um dos pilares do jazz na cena de Nova York na década de 1920. Nascido em Vernon, no Texas, um dos primeiros bluesmen brancos, ele veio de uma família de jazz, o irmão Charlie Cub era trompetista e baterista e a irmã, a pianista Norma. Ele foi essencialmente autodidata e chegou a Nova York em 1927 e trabalhou com duas das bandas mais populares da época, as de Ben Pollack (1928-1933) e Paul Whiteman (1933-1938). Depois de liderar seu próprio grupo (1938-1947), ingressou na Louis Armstrong’s All Stars e gravou e excursionou com ele até 1951. Seu modo de tocar trombone, aparentemente fácil, mas extremamente realizado tecnicamente, foi excepcionalmente suave e lírico. Teagarden foi universalmente aclamado por seus contemporâneos e elogiado por muitos mestres do jazz moderno como Stan Getz, que tocou com a banda de Teagarden quando tinha 16 anos.

jam sessionsJam Sessions: Em música popular, como o jazz, 'jam' significa tocar sem saber o que vem à frente, tocar de improviso. Nos clubes de jazz é comum que após o número principal, os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio. A origem do termo é controversa. Pode vir do inglês ‘jam’ que significa geléia, em alusão à mistura de estilos que esta prática proporciona. Alguns também acreditam que vem das inicias da expressão ‘Jazz After Midnight’, pois essas sessões acontecem bem tarde, depois da meia-noite, quando o público pagante já se retirou. Com a popularização do termo e o aumento da proficiência dos músicos, o termo passou a ser usado também em outros gêneros musicais em que a improvisação é usada, como o rock. ‘Jam Sessions’ podem ser organizadas por clubes como eventos especiais para atrair público, mas geralmente ocorrem sem nenhuma preparação prévia. Também durante o processo de composição, muitas bandas costumam utilizar jam-sessions como forma de estimular a criatividade e criar material novo ou para conseguir gravações com interpretações naturais.


Jazz Ballads 19: Louis Armstrong & Jack Teagarden
CD 1
01. Someday (You’ll Be Sorry)
02. Black And Blue
03. I’m Confessin’
04. Lazy River
05. Pennies Fromheaven
06. Rockin’ Chair
07. Save It Pretty Mama
08. Do You Knew What It Means To Miss New Orleans
09. Before Long
10. Lovely Weather We’re Having
11. On The Sunny Side Of The Street
12. You Can Depend On Me
13. Blueberry Hill
14. Basin Street Blues
15. I Surrender Dear

CD 2
01. Stars Fell On Alabama
02. A Hundred Years Fromtoday
03. Gotta Right To Sing The Blues
04. Stardust
05. Music To Love By
06. Body And Soul
07. Love Me
08. Blue River
09. I Just Couldn’t Take It Baby
10. Keep On Doin Waht You’re Doin
11. Your Guess Is Just As Good As Mine
12. Diane
13. Peg O’ My Heart
14. If I Could Be With You One Hour Tonight
15. Nobody Knows
16. Body And Soul
17. A Hundred Years From Today
18. Stars Fell On Alabama

Jazz Ballads 20: All Stars Jam Sessions
CD 1
01. Cooks, Gillespeie - You Go To My Head
02. Basie, Livingston, David - Blue and Sentimental
03. Gershwin, Duke - I Can’t Get Started
04. Hart, Rodgers - Blue Moon
05. Ballad Medley

CD 2
01. Buck Clayton Jam Session - Sentimental Journey
02. Norman Granz Jam Session - Ballad Medley
03. Eddie Condon and His All Stars - Medley
04. Jazz at the Philharmonic - I Surrender Dear
05. All Star Jam Session - Ballad Medley
06. Jazz at the Philharmonic - Ballad Medley



Jazz Ballads 19:
Louis Armstrong & Jack Teagarden

CD 1    CD 2

Jazz Ballads 19: Louis Armstrong & Jack Teagarden

Jazz Ballads 20:
All Stars Jam Sessions

CD 1    CD 2

Jazz Ballads 20: All Stars Jam Sessions


publicado por mara* às 05:08 | link do post | comentar