climax blues band

climax blues bandConduzida por Colin Cooper, o ex-líder do ‘Hipster Image’, a originalmente conhecida como ‘Climax Chicago Blues Band’ foi formada em Stafford, Inglaterra em 1968. Um sexteto purista do blues que seguiu os passos de Alexis Korner e John Mayall, influenciado pelo blues de Chicago. Composto pelos guitarristas Derek Holt e Peter Haycock, o tecladista Arthur Wood, o baixista Richard Jones, o baterista George Newsome e o vocalista e gaitista Colin Cooper, o grupo surgiu no boom do blues britânico no fim dos anos sessenta que celebrava a origem americana do blues de Chicago e Lousiana, enquanto nos EUA surgiam as bandas psicodélicas da geração flower power. Eric Clapton com as bandas 'Yardbyrds', 'Cream', 'Blind Faith' e depois como artista solo era o maior expoente desta época. Assim como as bandas ‘Savoy Brown’, ‘Chicken Shack’, ‘Fleetwood Mac’, ‘Ten Years After’, a excepcional ‘Climax Chicago Blues Band’ buscava referências em artistas como Muddy Waters, Sonny Boy Williamson, B.B King entre outros. Estreando em 1969 com o álbum auto-intitulado, o grupo recorda o trabalho de John Mayal, trazendo temas próprios e covers dos mestres do blues.

O álbum seguinte ‘Plays On’ gravado também em 1969, com Derek Holt no baixo já que Richard Jones saiu do grupo, tem um estilo diferente, mais jazzístico, sofisticado, com temas e arranjos mais elaborados, destacando-se o baixo e também para o saxofone. Em 1970, o grupo encurtou o nome para ‘Climax Blues Band’, devido à pressão da famosa banda de pop rock de Peter Cetera e lançam o terceiro álbum ‘A Lot of Bottle’ com canções próprias excetuando-se duas dos mestres Willie Dixon e Muddy Waters. A ‘Climax Blues Band’ se tornou um dos primeiros exemplos do que é hoje conhecido como o gênero jam-band, muitas vezes com o saxofone ou a gaita de Cooper em uníssono com a guitarra de Peter Haycock que em 1985 deixou a banda para seguir carreira solo, sendo mais tarde recrutado como membro do ‘Electric Light Orchestra’ antes de começar a sua carreira nas trilhas sonoras de filmes sob a liderança do compositor e produtor musical alemão Hans Zimmer.

climax blues band

Colin Cooper, Richard Jone, Derek Holt, John Cuffley e Peter Haycock (sentado)

A 'Climax Blues Band' lançou pelo menos dezessete álbuns e permanece como uma das mais interessantes bandas que surgiram na efervescente cena musical do jovem blues branco inglês. Com o hit 'Couldn´t Get it Right' que desfrutou de um sucesso estrondoso numa incursão pelas paradas mundiais, a banda destacando a pureza de seu estilo e mantendo firmemente suas raízes no blues e no jazz, se tornou uma força duradoura na música britânica e americana. Nas três décadas que se seguiram, para os fãs do blues, a ‘Climax Blues Band’ tem sido associada à produção de música de alta qualidade. Colin Cooper, vocalista, saxofonista e membro fundador da banda, em uma carreira que durou quase cinco décadas, morreu aos 68 anos, em sua casa em Stafford, após ter lutado contra o câncer de próstata. O último álbum da banda gravado com Colin Cooper, antes de sua trágica morte em 2008, foi uma celebração da música de Willie Dixon, um retorno maravilhoso ao blues que iluminou o álbum de estréia da banda em 1969. O choque com a morte de Colin, naturalmente, deixou os restantes membros da banda numa situação difícil para chegar a um acordo de como substituí-lo. Johnny Pugh trouxe suas próprias qualidades como músico ao ‘Climax Blues Band’ que voltou à estrada e ao estúdio de gravação.

climax blues band - spoonful
(Hamburg - 2004)



climax blues band - 25 Years 1968-1993

25 Years: 1968-1993 (1994)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Don't Start Me Talking 02. Wee Baby Blues 03. Flight 04. Hey Baby Everything's Gonna Be Alright 05. Louisiana Blues 06. Briefcase 07. That's All 08. Shoot Her If She Runs 09. Rich Man 10. Mole On The Dole 11. Standing By A River 12. Let's Work Together 13. Losing The Humbles 14. Shopping Bag People 15. Running Out Of Time 16. Mighty Fire

Tracklist CD 2
01. Together And Free 02. Couldn't Get It Right 03. Watcha Feel 04. Like A Movie 05. Children Of The Nighttime 06. Gotta Have More Love 07. I Love You 08. Cutting Up Rough 09. The Last Chance Saloon 10. Friends In High Places 11. Listen To The Night 12. The Movie Queen 13. California Sunshine 14. Ordinary People 15. Fool For The Bright Lights 16. Don't Start Me Talking (Live)

Climax Blues Band - Big Blues (The Songs of Willie Dixon) (2003)

Big Blues: The Songs of Willie Dixon (2003)

Tracklist
01. Little Red Rooster 02. Spoonful 03. The Seventh Son 04. Third Degree 05. I'm Ready 06. Wang Dang Doodle 07. My Babe 08. I'm Your Hoochie Coochie Man 09. You Can't Judge a Book By Looking At the Cover 10. Big Boss Man 11. I Love the Life I Live 12. That's My Baby



tags:
publicado por mara* às 06:55 | link do post | comentar