neil young

posts relacionados
Buffalo Springfield

neil youngNeil Percival Kenneth Robert Ragland Young é cantor e compositor canadense com voz anasalada e canções melancólicas, um músico extremamente influente, um dos nomes mais importantes desde a década de 70, com suas baladas acústicas e rock country. Ainda jovem começou em bandas colegiais e já era famoso quando resolveu tentar a carreira-solo como ex-membro do ‘Buffalo Springfield’ nome de um veículo agrícola, que logo se tornou conhecida na cena local pelo seu folk-rock psicodélico. De carreira instantânea a banda gravou apenas três álbuns nos quais Young compôs algumas de suas canções mais marcantes. Apesar do sucesso a banda se separou devido a vários atritos e Young seguiu carreira solo e lançou seu primeiro LP em janeiro de 1969. Um álbum decepcionante.

Quase na mesma época começou a tocar com uma banda chamada ‘The Rockets’ que mais tarde, passou a chamar ‘Crazy Horse’. Meses depois lançou o seu segundo álbum solo que apesar do sucesso de crítica e a boa aceitação popular, Young resolve desistir da sua carreira solo e participar do grupo formado pelos seus amigos Crosby, Stills e Nash, que ficou conhecido como CSN&Y que fez sua estréia em Woodstock. No ano seguinte lançaramm o disco ‘Deja Vu’, grande sucesso de público e crítica, mas a banda resolveu se dissolver. Em 1972 o guitarrista do ‘Crazy Horse’ Danny Whitten, morreu de overdose de heroína, seguido logo depois pelo grande amigo Bruce Berry. Essas duas mortes abalaram bastante Neil Young que inicia um dos períodos mais obscuros de sua carreira, muitas de suas letras a partir daí são relacionadas a temas como perda, morte, vício e loucura; marca também a entrada de Young no álcool e nas drogas. No ano seguinte gravou um álbum em homenagem aos dois amigos e saiu numa desastrosa turnê marcada por bebedeiras, apresentações caóticas, críticas negativas e platéias hostis.

buffalo springfield

Buffalo Springfield

Em 1975 Young já estava sóbrio o bastante, e começou a colocar sua carreira de volta nos trilhos, fazendo as pazes com público e crítica. Na década de 90 é aclamado por uma nova geração de músicos pós-punks como o ‘vovô do grunge’ e entra na onda da nova geração de bandas de roqueiros barulhentos e também começou a curtir rap. O álbum ‘Harvest Moon’ de 1992 traz Young fazendo seus sons acústicos sentimentais. Em 1994, colaborou na trilha sonora do filme ‘Philadelphia’ estrelado por Tom Hanks. No inicio de 2000 o caipira grunge ao lado de sua inseparável banda ‘Crazy Horse’, que o acompanha há mais de 30 anos, seguiu mostrando que mesmo aos 54 anos, ainda sabia como agradar a sua platéia. Famoso pela perfeição nas letras e nos acordes, adepto da simplicidade no vestir e no comportamento, Neil Young já fez de tudo: jazz, música eletrônica, bossa nova, fusion e experimental. Atualmente vive recluso e junto com a sua mulher dirige uma associação de ajuda a crianças deficientes, seu filho, com problemas mentais, é tratado aí.

neil young - rockin' in the free world


neil young - greatest hits (2004)

Greatest Hits (2004)

Tracklist
01. Down By The River 02. Cowgirl in the Sand 03. Cinnamon Girl 04. Helpless 05. After the Gold Rush 06. Only Love Can Break Your Heart 07. Southern Man 08. Ohio 09. The Needle And The Damage Done 10. Old Man 11. Heart of Gold 12. Like A Hurricane 13. Comes A Time 14. Hey Hey My My 15. Rockin’ in The Free World 16. Harvest Moon

publicado por mara* às 13:02 | link do post | comentar