ABC of the blues 49: johnny watson & big joe williams

posts relacionados
ABC of the blues

 johnny 'guitar' watsonJohnny ‘Guitar’ Watson (1935 – 1996) com a carreira iniciada no começo de 1950, teve inúmeros sucessos na década de 70 baseados no som único de sua guitarra, um misto de técnica instrumental do blues com o som pesado do funk. Admirado pelos guitarristas especializados em vários estilos de música, foi recrutado como sideman pelo músico Frank Zappa. Também se destacou como vocalista e compositor e quando morreu em 1996 com 61 anos, estava sendo homenageado por rappers e músicos de hip-hop que regravaram suas canções. John Watson, Jr nasceu em Houston, Texas, e era filho de um pianista que o ensinou as noções básicas de música, e aos 11 anos, ganhou uma guitarra do avô, um pregador que não gostava de blues. Na juventude, Watson ouvia a guitarra blues do texano T-Bone Walker e também foi influenciado pelo guitarrista Clarence ‘Gatemouth’ Brown, outro aclamado multi-instrumentista texano, que tocava violão, violino, bandolim, assim como gaita e bateria.

Quando mudou-se com a família para Los Angeles por volta de 1950, ‘Young John Watson’, como ele foi descrito em um único registro de 1953, desenvolveu o seu próprio dom para o exibicionismo, entrando e ganhando uma série de concursos de talentos e shows o que o levou a trabalhar como sideman em várias bandas de blues e jazz da época, incluindo aqueles liderados pelo saxofonista Chuck Higgins, conhecido por misturar elementos do jazz latino com blues, e com o pianista e cantor de blues Amos Milburn. Em 1953, Watson começou a criar seu próprio estilo distintivo e gravou para várias pequenas etiquetas e em 1954 depois de assistir ao filme ‘Johnny Guitar’ adotou o nome como apelido. Em 1957 gravou o seu grande sucesso ‘Gangster of Love’ e excursionou com nomes como Little Richard. O que Jimi Hendrix fazia com a guitarra Johnny ‘Guitar’ Watson fazia bem antes. Na década de 60 ele também se associou ao vocalista Larry Williams, com quem excursionou com sucesso pela Grã-Bretanha, assim como pelos EUA. Com o lançamento do álbum ‘Bow Wow’, em 1994, que foi nomeado para um Grammy em 1995 a sua carreira de músico foi totalmente revigorada. No entanto, ele foi acometido de um ataque cardíaco durante a sua apresentação em um clube de blues, perto de Tóquio. Ele morreu em Yokohama, Japão.

big joe williamsJoseph Lee Williams (1903 - 1982), conhecido ao longo de sua carreira como Big Joe Williams, foi um guitarrista de blues do Delta, cantor e compositor, notável pelo som inconfundível de sua guitarra de nove cordas. Em uma carreira de mais de quatro décadas, gravou vário clássicos para uma variedade de gravadoras. Nascido em Crawford, Mississippi, começou a vaguear pelos Estados Unidos tocando em bares, ruas e nos campos de plantações. No início dos anos 20, fez parte do ‘Rabbit Foot Minstrels’, uma trupe de variedades que excursionava fazendo shows entre 1900 e 1950 e que forneceu a base para as carreiras de muitos músicos afro-americanos, incluindo Ma Rainey que trouxe Bessie Smith. A empresa foi fundada e organizada por Patrick Henry ‘Pat’ Chappelle um afro-americano da Flórida que tinha estabelecido uma pequena cadeia de cinemas em finais de 1890. Em 1930, Big Joe Williams gravou com a ‘Birmingham Jug Band’ e em 1934, ele estava em St. Louis, Missouri, onde conheceu o produtor Lester Melrose, com quem assinou um contrato de gravação gravando sucessos como ‘Baby, Please Don't Go’ regravada por muitos outros artistas. Na década de 50 e 60 com seu estilo de guitarra e vocais tornou-se popular entre os fãs de folk-blues. Uma presença regular nos circuitos de concertos, em turnê pela Europa e no Japão no final dos anos 60 e início de 70, se apresentou em importantes festivais dos EUA. Com fama de ter sido a pessoa mais rabugenta ao mesmo tempo, ele era um músico de blues incrível, um compositor talentoso, um vocalista potente e um guitarrista excepcional. Com merecida reputação de lutador e muito respeitado por outros artistas. Era um músico que ia a pé aos campos de trabalho para tocar, e também nas varandas das lojas, nas ruas e vielas de Nova Orleans a Chicago. E tocou a sua guitarra de nove cordas por 60 anos.


Tracklist
01. Johnny 'Guitar' Watson - Gangster of Love
02. Johnny 'Guitar' Watson - Too Tired
03. Johnny 'Guitar' Watson - Oh Baby
04. Johnny 'Guitar' Watson - Motor Head Baby
05. Johnny 'Guitar' Watson - Telephone Boogie
06. Johnny 'Guitar' Watson - She Moves Me
07. Johnny 'Guitar' Watson - One Room Country Shack
08. Johnny 'Guitar' Watson - Hot Little Mama
09. Johnny 'Guitar' Watson - You've Been Gone Too Long
10. Johnny 'Guitar' Watson - Love Bandit (Gangster of Love)
11. Big Joe Williams - Drop Down Blues
12. Big Joe Williams - Wanita
13. Big Joe Williams - Vitamin A
14. Big Joe Williams - Stack of Dollars
15. Big Joe Williams - Wild Cow Moan
16. Big Joe Williams - King Biscuit Stomp
17. Big Joe Williams - Baby Please Don't Go
18. Big Joe Williams - Houselady Blues
19. Big Joe Williams - His Spirit Lives On
20. Big Joe Williams - She's a Married Woman



johnny 'guitar' watson - oh baby


ABC of the blues volume 49
parte I    parte II



publicado por mara* às 07:15 | link do post | comentar