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Art Pepper (1925 - 1982) foi clarinetista e saxofonista de cool jazz, estilo surgido no final da década de 40 em New York. O estilo caracteriza-se por ser, na maioria das vezes, uma música mais lenta e mais melancólica e um de seus maiores representantes foi Miles Davis. Arthur Edward Pepper Jr. nasceu na Califórnia, mas viveu vários anos em Los Angeles. Iniciou a sua carreira musical nos anos 40, tocando nas orquestras de Benny Carter e de Stan Kenton. Entre 1944 e 1946, cumpriu o serviço militar e na década seguinte, tornou-se um dos principais músicos do jazz da costa oeste dos EUA, juntamente com Chet Baker e Gerry Mulligan, entre outros. Ao mesmo tempo que cumpria o serviço militar, Pepper consumia heroína, o que levou a várias interrupções na carreira, e alguns períodos na prisão, nos anos 50 e 60. Estes períodos influenciaram o seu trabalho, levando-o a adotar um som mais pesado, característico de John Coltrane. Na década de 50, Art Pepper foi um dos poucos, juntamente com os também saxofonista Lee Konitz e Paul Desmond, capaz de desenvolver seu próprio som, apesar da influência dominante de Charlie Parker. Entre 1969 e 1971, passou algum tempo em uma clínica de reabilitação para dependentes. Voltou às gravações, editando diversos álbuns, após iniciar tratamento com metadona, narcótico idêntico nas suas propriedades à morfina, utilizado principalmente no tratamento dos dependentes de heroína, agindo nos mesmos receptores e com os mesmos efeitos. Em 1980, Art Peeper escreve a sua autobiografia, ‘Straight Life’, que descreve o mundo do jazz, das drogas e o sub-mundo do crime, na Califórnia. Quando Art Pepper morreu aos 56 anos de idade, de um derrame, ele tinha alcançado a sua meta de se tornar um dos grandes do jazz.
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Shorty Rogers (1924 - 1994), nascido em Massachusetts como Milton Rajonsky foi um dos principais criadores do west coast jazz, estilo que se desenvolveu em torno de Los Angeles e San Francisco na década de 50 e é muitas vezes visto como um sub-gênero do cool jazz. Shorty Rogers tocou tanto o trompete quanto o flugelhorn. Trabalhou primeiro como músico profissional, com o trombonista e bandleader Will Bradley e o vibrafonista Red Norvo. De 1947 a 1949, com Woody Herman e em 1950 e 1951 com Stan Kenton. De 1953 até 1962 Rogers gravou uma série de álbuns com seu próprio grupo, ‘Shorty Rogers and His Giants’. Em 1954 gravou o álbum ‘The Three and the Two’ com o baterista Shelly Manne e o clarinetista e saxofonista Jimmy Giuffre. Grande parte da música que ele gravou com Giuffre mostrou o seu lado experimental, resultando em uma forma primitiva de avant-garde jazz, também conhecido como avant-jazz, estilo que muitas vezes soa muito semelhante ao free jazz. Shorty Rogers também fez gravações notáveis com Art Pepper e Andre Previn, entre outros, e incorporou também o estilo de Count Basie, sua grande inspiração. Rogers se tornou mais conhecido por suas habilidades como compositor e arranjador do que como trompetista. No início dos anos 60, deixou de tocar o trompete e abandonou a cena do jazz durante muitos anos. Entre as atividades de compor e arranjar, ele organizou uma série de registros para ‘The Monkees’, grupo de pop rock dos anos 60, e na década de 70 escreveu a trilha para as séries de TV ‘The Partridge Family’ e ‘Starsky & Hutch’. Finalmente, em 1982, foi convencido a voltar para o jazz, pela primeira vez com uma orquestra na Inglaterra e depois com o flautista e saxofonista Bud Shank. Na década 90 formou o ‘Lighthouse All Stars’, um grupo com Shank, e os saxofonistas Bill Perkins e Bob Cooper.
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Horace Silver (1928), um dos mentores do hard bop tocou com Stan Getz, Coleman Hawkins, Lester Young e Miles Davis, e teve uma associação marcante com Art Blakey e o seu grupo ‘Jazz Messengers’. Horace Ward Martin Tavares Silva foi influenciado por vários estilos musicais, o gospel, a música africana, e a latino-americana e se aventurou no gênero soul jazz. Compositor de vários temas que ficaram bastante conhecidos, Horace Silver ficou associado ao estilo de piano conhecido como ‘funky’, inspirado no soul e no gospel e que se caracteriza por uma repetição obstinada de figuras rítmicas sincopadas e com improvisos mais longos do que no bebop. Silver é um pianista de toque duro, entrecortado e percussivo. Sua música é vigorosa e fortemente rítmica. É um excelente intérprete de blues. As suas primeiras influências foram os estilos de boogie-woogie e o blues. Em 1956 formou seu próprio quinteto e desde então trabalha bastante com esse tipo de formação, sendo um dos principais líderes de pequenos conjuntos. Com as convulsões sociais e culturais que sacudiram os EUA durante o final dos anos 60 e início de 70, Horace Silver respondeu a essas mudanças através da música. Passou quase trinta anos associado ao selo Blue Note e os seus descendentes musicais e de seu jazz funky são Herbie Hancock e Wayne Shorter. A música de Silver tem sido uma força importante no jazz moderno e o seu talento não passou despercebido entre os músicos de rock com influências do jazz.
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Chet Baker (1929 - 1988), é figura mitológica do jazz, em grande parte por fatores extramusicais, o que não significa que sua música não seja extraordinária. Chesney Henry Baker Jr. nasceu em Oklahoma e foi criado em Los Angeles. De seu pai, guitarrista amador de bandas de country, além de herdar o nome herdou também o amor pela música; foi ele quem lhe deu um trompete quando fez treze anos, para que pudesse entrar para a banda do colégio. No entanto, Chet não gostava de estudar música. Aos dezessete anos saiu da escola e entrou para o exército. Transferido para Berlim tocou na banda militar e nesse período, na Europa, ouviu jazz pela primeira vez transmitido pela rádio do exército. Ao sair do exército vagou por Los Angeles ouvindo Miles Davis, Fats Navarro e participando de 'jam sessions' durante a noite. Estava se apresentando em Los Angeles quando ficou sabendo que Charlie Parker estava à procura de um trompetista para acompanhá-lo em sua turnê. A sessão de audição de Charlie Parker para a escolha de um candidato terminou quando ele ouviu o trompete de Chet Baker, então com 22 anos. Baker tinha grande afeição por Charlie Parker, por sua gentileza, honestidade e pela maneira como protegia os músicos da banda, tentando mantê-los longe da heroína que tanto lhe corroia. Em 1952, quando Gerry Mulligan começou a formar seu famoso quarteto sem piano, escolheu Baker, com quem já havia tocado em 'jam sessions'. A formação foi um sucesso incrível e durou cerca de um ano, até Mulligan ser preso por posse de heroína. Com a saída de Mulligan, Baker convidou o pianista Russ Freeman para substituí-lo. Após discussões envolvendo dinheiro o quarteto se desfez e Baker seguiu para a Europa. A turnê ia bem até a morte por overdose do pianista de 24 anos, Dick Twardzik. Sozinho, Baker permaneceu na Europa tocando com vários músicos. De volta aos EUA, começou a consumir heroína e foi preso. Resolveu voltar para a Europa onde viveu por quatro anos na Itália, foi preso, casou e teve um filho. Em 1964 voltou novamente aos EUA, agora dominados pelo rock dos Beatles. Restando pouco espaço para o jazz gravou discos comerciais de baixíssimo valor artístico. Época em que perdeu vários dentes em uma briga por heroína o que o levou a abandonar o instrumento de 1970 a 1973. Em viagem pelo Colorado ouviu Dizzy Gillespie tocar em um clube. Foi o início do seu retorno quando Gillespie ficou sabendo do seu esforço para voltar à cena musical e lhe arrumou uma temporada em New York. Chet Baker foi o músico cool por excelência, sendo um dos pais deste estilo, não apenas musicalmente, mas também na atitude de calculada indolência, que se tornou famosa. Um jeito que escondia a dura realidade: a devastadora dependência de drogas que fez com que durante décadas Chet Baker se visse em um labirinto infernal de crises pessoais, contratos interrompidos, brigas, internações e prisões. Sua aparência sofreu ao longo da vida uma transformação impressionante, devido ao uso de heroína e suas conseqüências. O outrora belo e jovem trompetista aos quarenta anos parecia estar com sessenta. Mas mesmo com tudo isso, milagrosamente, o gênio musical de Chet mantinha-se intacto como atesta a sua vasta discografia. Baker morreu em Amsterdã, de forma trágica e misteriosa, quando despencou da janela do hotel. Até hoje resistem muitas controvérsias sobre a causa de sua partida: suicídio ou acidente? Leia +...
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