jazz ballads: 13-14

Jazz Ballads 13: Roy Eldridge & Dizzy Gillespie
Jazz Ballads 14: Benny Carter

Roy EldridgeRoy Eldridge foi um trompetista de jazz, um dos músicos mais importantes e criativos da época. Influenciado por saxofonistas, como Coleman Hawkins desenvolveu uma técnica rápida e ágil, combinados com a sofisticação harmônica. O som dominante do seu instrumento no estilo swing exerceu uma forte influência sobre músicos do bebop. Durante sua carreira ativa como músico de jazz, Roy Eldridge foi muitas vezes ignorado em favor de seus contemporâneos Dizzy Gillespie e Louis Armstrong, que cultivavam uma personalidade mais extrovertida. No entanto, a própria extensão e versatilidade de sua carreira demonstraram talento nos anos de 1920 e início dos anos 1930 como líder de sua própria banda. Tocou também com Fletcher Henderson (1935-1936) e com as grandes bandas de Gene Krupa e Artie Shaw em 1940, líderes de bandas compostas somente de brancos. A integração de músicos brancos e negros no palco ainda era um assunto de grande controvérsia, e a presença de Eldridge na seção de metais dos grupos representou um importante passo. No entanto, ele mesmo teve que enfrentar a humilhação freqüente dos proprietários dos clubes e os gerentes de restaurantes e hotéis. Um homem sensível e orgulhoso, Eldridge foi ferido profundamente, e as feridas nunca foram completamente cicatrizadas. Depois de um exílio auto-imposto na Europa no início dos anos 1950, Eldridge retornou aos Estados Unidos e trabalhou com alguns dos maiores nomes do jazz, incluindo Ella Fitzgerald, Coleman Hawkins, e a Count Basie Orchestra.

Dizzy GillespieDizzy Gillespie é facilmente reconhecido por suas bochechas inchadas e trompete angular incomum. Ele também foi compositor, arranjador e maestro, e uma das figuras chaves no nascimento e um dos principais inovadores do bebop. Apelidado de ‘Dizzy’ por suas travessuras cômicas e influenciado por Roy Eldridge tocou na década de 30 em grandes bandas lideradas por Cab Calloway, Earl Hines, Billy Eckstine, Teddy Hill e Lionel Hampton. Ao longo dos anos 40 e 50 conduziu as suas próprias bandas e excursionou pelo mundo tocando sua música complexa. Com Charlie Parker, Thelonious Monk e Miles Davis, inaugurou a era do bebop e popularizou o uso de ritmos afro-cubanos no jazz. Na década de 1950 ele começou a usar o trompete com o sino dobrado para cima em 45 graus, uma peculiaridade que se tornou sua assinatura. Seu virtuosismo e humor fizeram dele um dos músicos mais carismáticos e influentes do jazz. Técnica e versatilidade fazem dele o trompetista de jazz líder após Armstrong.

Benny CarterBenny Carter é conhecido como um dos principais estilistas do saxofone alto, ele foi também um arranjador experiente, compositor, clarinetista, trompetista e maestro. Ele tocou em grandes bandas como a de Chick Webb e Fletcher Henderson antes de assumir a liderança da 'McKinney's Cotton Pickers' na década de 30. Carter trabalhou na Europa e voltou para escrever música para cinema e televisão. Sua mãe lhe ensinou piano e, através de seu primo, Theodore Bennett, que nunca gravou, mas que influenciou muitos músicos com suas altamente desenvolvidas idéias musicais, e de Bubber Miley, um vizinho que tocou com Duke Ellington, Carter desenvolveu interesse pelo trompete quando ele tinha 13 anos. Auto-didata e tendo Frankie Trumbauer como inspiração inicial, com 15 anos ele já tocava em casas noturnas ao redor do Harlem. Tinha um som distinto e seu álbum ‘Further Definitions’ de 1961, que os críticos consideram uma obra-prima, continua sendo uma das mais influentes gravações de jazz.


Jazz Ballads 13: Roy Eldridge & Dizzy Gillespie
CD 1
01. Body And Soul
02. Stardust
03. I Can’t Get Started
04. Twilight Time
05. Embracable You
06. Rockin’ Chair
07. It’s The Talk Of The Town
08. Wrap Your Troubles In Dreams
09. Easter Parade
10. If I Had You
11. Someone To Watch Over Me
12. Black And Blue
13. Ballad Medley

CD 2
01. Dii Cover The Waterfront
02. Hurry Home
03. She’s Funny That Way
04. Sweet Lorraine
05. Everything Happens To Me
06. I Don’t Know Why
07. Ballad Medley
08. They Can’t Take That Away From Me
09. I Can’t Get Started
10. My Man (Mon Home)
11. Moon Nocturne
12. This Is The Way
13. Ballad Medley

Jazz Ballads 14: Benny Carter
CD 1
01. Isn’t It Romantic
02. Moonglow
03. Under A Blanket Of Blue
04. Cocktails For Two
05. Starway To The Stars
06. I Can’t Get Started
07. Laura
08. Can’t We Be Friends
09. I Got It Bad
10. Imagination
11. Prisioner Of Love
12. Makin’ Whoopee
13. Some Other Spring
14. I’m Sorry
15. These Things You Left Me
16. Hands Across The Table

CD 2
01. Deep Purple
02. I Don’t Know Why I Love You Like I Do
03. Give Me Something To Remember You By
04. (I’m Left With The) Blues In My Heart
05. Prelude To A Kiss
06. Angel Eyes
07. I’ve Got The Wold On A String
08. I Get A Kick Out Of You
09. ’Round Midnight
10. Laura
11. I’ll Be Arround
12. I’ll Wind
13. Bewitched
14. Street Of Dreams
15. Cocktails For Two
16. Blue Star
17. Flamingo
18. You’re Mine, You



Jazz Ballads 13:
Roy Eldridge & Dizzy Gillespie

CD 1    CD 2

Jazz Ballads 13: Roy Eldridge & Dizzy Gillespie

Jazz Ballads 14:
Benny Carter

CD 1    CD 2

Jazz Ballads 14: Benny Carter


publicado por mara* às 18:00 | link do post | comentar