round midnight

‘Round Midnight’ é um filme de amor ao jazz, uma carinhosa homenagem que o francês Bertrand Tavernier fez, em 1986, aos grandes instrumentistas que, nos anos 40 e 60 se auto-exilaram na França. Todos aqueles que mudaram a cara da música no século passado, aqueles que eram muito mais respeitados na Europa do que na terra natal, lá eram considerados divindades, na América, apenas negros talentosos, que tocavam música estranha e se entupiam de drogas. ‘Round Midnight’ é, com toda razão, considerado o mais belo filme já feito sobre jazz. O filme foi dedicado e inspirado em duas grandes lendas do jazz: o pianista Bud Powell e o saxofonista Lester Young. Para construir o enredo, Tavernier convidou músicos de fato para desempenharem os papéis.

round midnight - dexter gordonO filme fala de uma salvação, ou uma tentativa. Um francês de nome François Cluzet tenta salvar seu herói, o saxofonista Dale Turner, da vida ordinária que leva durante uma temporada do músico em Paris, no ano de 1959. Dale Turner é vivido pelo extraordinário músico Dexter Gordon. Gordon impressionou já que nunca tinha trabalhado como ator profissionalmente e se saiu tão bem que foi indicado para o Oscar de melhor ator. Contou, também, com o surpreendente desempenho artístico do famoso pianista Herbie Hancock, além da grande surpresa do filme: revelar o talento de François Cluzet no papel coadjuvante, que em muitos momentos, rouba as cenas do filme, pois consegue brilhantemente encarnar o papel do ardoroso fã.

Herbie HancockA música levou, com toda justiça, o Oscar de melhor trilha-sonora. E toda essa beleza, que focaliza o jazz daquela época, ficou nas mãos de um verdadeiro conhecedor do jazz e um de seus melhores músicos: o pianista Herbie Hancock que chamou o creme do jazz, uma seleção de tirar o fôlego. Herbie Hancock fez mais do que apenas organizar a gravação, selecionar os músicos, as canções e ensaiar todos. O resultado é uma música hipnótica, fluida, lenta e perfeita. O disco abre com uma versão de 'Round Midnight', em que o trio Herbie Hancock, Tony Williams e Ron Carter é coadjuvante de um solo de trumpete feito por Bobby McFerrin com as cordas vocais. O disco ainda contém momentos preciosos como Chet Baker cantando com sua voz combalida pela vida e pelas drogas. Mais do que uma excelente trilha sonora, ‘Round Midnight’ traz músicas que deveriam ser ensinadas às pessoas e ouvidas mais vezes.

dexter gordon - body and soul


Round Midnight

Round Midnight (1986)

Tracklist
01. Round Midnight 02. Body And Soul 03. Bérangère's Nightmare 04. Fair Weather 05. Una Noche Con Francis 06. The Peacocks 07. How Long Has This Been Going On? 08. Rhythm-A-Ning 09. Still Time 10. Minuit Aux Champs-Elysées 11. Chan's Song (Never Said)

publicado por mara* às 14:03 | link do post | comentar