pure jazz

O jazz é, sem dúvida, a música mais livre do planeta. Nela é permitido ao músico esquecer as regras e os dogmas criados pelo mundo e ao ouvinte entregar-se ao feitiço e pureza do seu ritmo. Quando surgiu, no final do século XIX e início do século XX, no sul dos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova Orleans, o jazz foi considerado profano. No início do ano de 1800, os escravos se reuniam na Praça do Congo para tocar suas músicas e mostrar suas danças tradicionais. Os negros norte-americanos foram os porta-vozes do jazz. Cantado ou tocado eles fizeram do jazz a sua identidade, que é respeitada e admirada até hoje em todo o mundo.

buddy bolden band (1905)

Buddy Bolden Band (1905)

scott joplinBuddy Bolden, considerado o primeiro músico de jazz, nasceu em 1877 e as primeiras bandas de jazz surgiram por volta de 1885. De acordo com o ‘All Music Guide’, Bolden formou sua primeira banda em 1895. E infelizmente, as músicas dessa época inicial nunca foram gravadas. A fusão entre a música vinda da África, por meio dos escravos que trabalhavam nas plantações de fumo e algodão, e os ritmos europeus como polca, música erudita e a marcha deu origem ao ragtime que teve como principais expoentes os pianistas Tom Turpin, James Scott e, principalmente, Scott Joplin, autor do clássico ‘The Entertainer’. Mas o ragtime, diferente do jazz, não era uma forma improvisada de música. Um novo estilo de tocar piano, desenvolvido perto do fim do século 19, começou a deixar seu marco no jazz também. Um tocador de piano mantinha a batida com sua mão esquerda enquanto tocava uma melodia com a direita. No alto da sua popularidade no início do século XX, o ragtime realizou incursões com os músicos de jazz que começaram a incorporar e enfeitar a técnica com seu próprio estilo. Pode-se dizer que o ragtime foi o embrião do jazz.

Original Dixie Jazz Band (1917)

Original Dixie Jazz Band (1917)

louis armstrongMuitos viam o jazz como promíscuo e relacionado à classe baixa, devido às ligações raciais, mas nem todos se opunham a ele e músicos brancos começaram a procurar músicos negros. Oficialmente, a primeira gravação de jazz aconteceu em 1917, com a original ‘Dixieland Jazz Band’, um conjunto formado por músicos brancos de Chicago. Mas foi a partir do pianista Jelly Roll Morton e da cantora Bessie Smith que o jazz começou sua verdadeira viagem. O primeiro grande expoente do jazz foi Louis Armstrong, que era trompetista da banda ‘Creole Jazz Band’, liderada por Joe King Oliver. Entre 1925 e 1928, após deixar Oliver, Armstrong entrou definitivamente para a história e é considerado o primeiro grande solista do jazz. Duke Ellington é considerado o Mozart do jazz. Seus arranjos sofisticados e sua orquestra de virtuosos foram as novidades, no meio dos anos 30, que regeram a era do swing. No meio dos anos 40, uma revolução acontece no jazz, nasce o bebop, estilo que tem como característica principal a vocalização do instrumento. Seus precursores foram o saxofonista Charlie ‘Bird’ Parker , o trompetista Dizzy Gillespie e o pianista Thelonius Monk. Nessa época, as cantoras ajudaram a reerguer as big-bands, que estavam em franco declínio. Quanto tudo parecia calmo, um trompetista discreto apareceu, era Miles Davis. Junto a outro gênio, o saxofonista John Coltrane, Davis cria o que ficou rotulado de cool jazz, algo mais tranqüilo e requintado que o bebop.

duke ellingtonNo início do anos 60 o free jazz aparece liderado por Ornette Coleman. O estilo gera amor e ódio. As músicas tinham arranjos e escalas completamente insanos. No início dos anos 70, Miles Davis volta à cena e começa um casamento com o rock, criando o jazz fusion. No início dos anos 80, um movimento denominado ‘young lions’ liderado pelo trompetista Wynton Marsalis trouxe uma nova vida ao jazz. No fim dos anos 80 uma nova influência é somada ao jazz. Mais uma vez cabe a Miles Davis ser o precursor. Com o lançamento do disco póstumo ‘Doo-bop’, o trompetista criou o que mais tarde foi chamado de acid jazz. Assim como aconteceu ao logo do século XX, o jazz continuou sua mutação no início deste século. Uma nova geração tem adicionado elementos do rap, rock, erudito e música eletrônica ao jazz. Correndo por fora de todo esse movimento está o smooth jazz, que é um fusion mais acessível. Para os puristas, esse tipo de jazz é um desrespeito à música secular. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, o jazz está presente no velho continente. Não apenas por causa dos grandes festivais que acontecem anualmente por lá, como o Montreux (Suíça), o North Sea (Holanda) e o Umbria (Itália), mas também por músicos formidáveis que escreveram ou escrevem seus nomes na história do jazz. (por emerson lopes)

coleman hawkins - someone to watch over me


Pure Jazz - 48 Original Hits by the Original Artists (2007)
CD 1    CD 2    CD 3

Tracklist CD 1
01. Miles Davis - It Never Entered My Mind
02. Dexter Gordon - Dam That Dream
03. Donald Byrd - I Got It Bad & That Ain't Good
04. Nat King Cole & George Shearing - Fly Me to the Moon
05. Art Blakey & The Jazz Messengers - Along Came Betty
06. Cannonball Adderley Quintet - Dancing in the Dark
07. The Duke Ellington Trio - In a Sentimental Mood
08. Count Basie & His Orchestra - After Supper
09. Nina Simone - (I Loves You) Porgy
10. Sonny Rollins - Reflections
11. Stanley Turrentine with the 3 Sounds - Willow Weep for Me
12. Dinah Washington - Lover Man (Oh Where Can You Be)
13. Pete La Roca - Lazy Afternoon
14. Thelonious Monk - Round Midnight
15. Ike Quebec - Blue & Sentiment
16. Bud Powell - You'd be so nice to come home to

Tracklist CD 2
17. John Coltrane - I'm Old Fashioned
18. Herbie Hancock - Driftin'
19. Peggy Lee - Basin St Blues
20. Wayne Shorter - Footprints
21. Grant Green - God Bless Child
22. Herbie Nichols - Lady Sings The Blues
23. Chet Baker - I Can't Get Started
24. Sarah Vaughan - All I Do Is Dream Of You
25. George Shearing - Midnight In The Air
26. Chico Hamilton with Eric Dolphy - In A Mellotone
27. Lee Morgan - Rainy Night
28. Art Pepper - You Go To My Head
29. Mel Torm - You're Getting To Be A Habit With Me
30. Chick Corea - My One & Only Love
31. Jimmy Smith - On The Sunny Side Of The Street
32. Bobby Hutcherson - Maiden Voyage

Tracklist CD 3
33. Louis Armstrong - We Have All The Time In The World
34. Coleman Hawkins - Someone To Watch Over Me
35. Art Tatum - Sweet Lorraine
36. Nancy Wilson - Call It Stormy Monday
37. Kenny Dorham - Una Mas (One More Time)
38. Hank Mobley - Falling In Love With Love
39. The Lou Donaldson Quartet - The Things We Did Last Summer
40. Sonny Clark - Cool Struttin'
41. Dinah Shore with Andre Previn - My Funny Valentine
42. Wes Montgomery - Baubles, Bangles & Beads
43. Milt Jackson - Thinking Of You
44. Freddie Hubbard - You're My Everything
45. Lou Rawls - Summertime
46. Kenny Burrell, Grover Washington Jr - Day Dream
47. The Horace Silver Quintet - You Happened My Way
48. Duke Pearson - After The Rain

publicado por mara* às 06:50 | link do post | comentar