the red hot chili peppers

red hot chili peppers‘The Red Hot Chili Peppers’ por aproximadamente 27 anos conseguiu manter o status de lenda do rock. Com uma mistura de funk, hard rock, rock psicodélico e punk, a banda conquistou grandes batalhas para chegar ao ponto em que ela esta hoje. E os integrantes com altos e baixos, e a luta contra o vício, serem respeitados como estrelas do rock icônico. Poucos grupos de rock dos anos 80 quebraram tantas barreiras musicais e foram tão originais quanto ‘Red Hot Chili Peppers’ e geraram uma série de imitadores em seu rastro. As raízes da banda estão na Califórnia em uma amizade forjada por três companheiros de escola, Anthony Kiedis, Michael Balzary e Hillel Slovak, no final dos anos 70. Enquanto Michael Balzary e Hillel Slovak eram grandes promessas musicais, no trompete e na guitarra, respectivamente, Anthony Kiedis era focado em poesia. Durante este tempo, Slovak ensinou Balzary a tocar baixo, enquanto a dupla encorajou Kiedis a colocar a sua poesia na música. Fortemente influenciados pela crescente cena punk de Los Angeles, bem como o funk, o trio começou a ensaiar com outro amigo, o baterista Jack Irons, levando à formação de ‘Tony Flow & the Miraculously Majestic Masters of Mayhem’, um quarteto que tocava nos bares ao longo da Sunset Strip, durante os anos 80.

Em 1983, Michael Balzary adotou o nome artístico ‘Flea’ e o grupo mudou seu nome para ‘The Red Hot Chili Peppers’. Foi durante este tempo que nas apresentações ao vivo resolveram ficar completamente nus, apenas com uma meia cobrindo os genitais, o que se tornaria a marca registrada da banda. A notícia se espalhou rapidamente resultando em um contrato de gravação com a EMI. Mas antes que a banda pudesse gravar Flea e Kiedis tiveram um golpe decepcionante quando Hillel Slovak e Jack Irons anunciaram que estavam deixando a banda para se concentrar em outra que estavam formando, a ‘What Is This’. Com Jack Sherman na guitarra e Cliff Martinez na bateria ‘The Red Hot Chili Peppers’ lançou o álbum auto-intitulado em 1984. Mas a ausência dos dois membros originais o álbum não conseguiu captar a emoção dos shows ao vivo.

hillel slovak, flea, anthony kiedis e jack irons

hillel slovak, flea, anthony kiedis e jack irons

Em 1985, a banda ‘What Is This’ foi desarticulada após a emissão de um único álbum auto-intitulado e Slovak e Irons voltaram ao Peppers, resultando na gravação do álbum ‘Freaky Styley’. A aceitação do álbum foi melhor em relação ao anterior, mas ainda faltava o ardor das apresentações ao vivo, um problema que iria finalmente ser resolvido com o próximo álbum de 1987, ‘The Uplift Mofo Party Plan’, o primeiro do grupo a entrar para as paradas de sucesso. Um ano depois foi lançado ‘The Abbey Road E.P’, um EP (gravação que é longa demais para ser considerada um single, e muito curta para ser classificada como álbum). ‘The Abbey Road E.P’ foi o último álbum de Hillel Slovak, que morreu nesse mesmo ano por causa de uma overdose de heroína.

Na esteira da morte de Slovak, Irons deixou o grupo pela segunda e última vez, enquanto Kiedis também lutava contra vício das drogas. Depois de uma nova formação, que não deu certo, com o guitarrista DeWayne ‘Blackbyrd’ McKnight e com o baterista Darren Henley Peligro, mais conhecido como D. H. Peligro, a dupla encontrou substitutos dignos para a banda, John Frusciante e Chad Smith. E ‘The Red Hot Chili Peppers’ teve sucesso imediato com o álbum ‘Mother's Milk’ devido aos vídeos da MTV para o cover ‘Higher Ground’ de Stevie Wonder e ‘Knock Me Down’ uma homenagem ao amigo Hillel Slovak. Os membros da banda sabiam que o próximo lançamento teria que ser o mais importante da carreira, para isso se mudaram para uma mansão que transformaram em estúdio de gravação com o renomado produtor Rick Rubin para trabalhar no que viria a ser o álbum mais bem sucedido, o ‘Blood Sugar Sex Magik’ que gerou o hit ‘Give It Away’.

flea, john frusciante, anthony kiedis e chad smith

flea, john frusciante, anthony kiedis e chad smith

red hot chili peppers

Durante a turnê do álbum ‘Freaky Styley’, em 1986, Kiedis toca em sua cidade natal pela primeira vez, e tem a ‘brilhante idéia’ de usar as famosas meias nos genitais (sock on cocks), o que acaba sendo um escândalo na sua cidade e se tornaria a marca registrada da banda.

Mas nem tudo estava bem. Como seu predecessor, John Frusciante, durante a turnê desse álbum, por ter lidado mal com o sucesso se tornou viciado em drogas pesadas, e de repente deixou a banda no início de 1992. Implacável, a banda recrutou o guitarrista Arik Marshall. Quando a banda voltou ao estúdio para trabalhar em seu próximo lançamento, logo se tornou evidente que Marshall não se encaixava, e ele foi substituído por Jesse Tobias. Mas antes que Tobias pudesse gravar uma nota com o grupo, ele foi substituído por Dave Navarro, ex-guitarrista do ‘Jane's Addiction’, e foi lançado ‘One Hot Minute’, em 1995. Apesar do sucesso considerável, o álbum não conseguiu igualar o sucesso de seu antecessor, e Navarro deixou a banda no início de 1998. John Frusciante que deixou o grupo, lançou um par de álbuns individuais obscuros e circularam rumores de que estava sem teto, sem dinheiro e doente devido às drogas. Depois de uma reabilitação e de colocar os seus demônios para fora, aceitou prontamente o convite para se juntar ao ‘Red Hot Chili Peppers’ mais uma vez. O álbum de reencontro, ‘Californication’, lançado em 1999, foi um sucesso monstro, reafirmando o ‘Red Hot Chili Peppers’ como uma das bandas top do rock alternativo.

flea, chad smith, dave navarro e anthony kiedis

flea, chad smith, dave navarro e anthony kiedis

Nos meses seguintes a banda se envolveu em situações bizarras e controversas. Em primeiro lugar, a sua recusa em tocar músicas do álbum ‘One Hot Minute’ durante uma turnê foi uma decisão impopular com alguns fãs e feriu Dave Navarro. Em seguida, foi reacesa uma rixa pessoal entre Kiedis e Mike Patton, famoso vocalista da banda ‘Faith No More’, por se recusar a se apresentar em uma série de concertos na Europa com ‘Mr. Bungle’, banda de música experimental criada em 1985 por Mike Patton. Patton respondeu à desfeita com um ‘tributo’ a ‘Red Hot Chili Peppers’, onde ridicularizava seus movimentos de palco, fingiu injetar heroína e imitou comentários de Kiedis. ‘Red Hot Chili Peppers’ também se apresentou no malfadado festival ‘Woodstock '99’, onde o desempenho como atração principal foi recebido com uma revolta em grande escala.

As turnês com o ‘Foo Fighters’ e ‘Pearl Jam’ em 2000 foram sem problemas, mas a parada planejada em Israel foi interrompida devido a preocupações de segurança. Eles voltaram para o estúdio em 2001 e lançaram um novo álbum, ‘By the Way’. A compilação ‘Greatest Hits’ em 2003, seguido por ‘Stadium Arcadium’, em 2006. Após uma extensa turnê de apoio, a banda fez uma pausa e os membros perseguiram interesses individuais. Flea começou a estudar teoria musical e tocou em uma variedade de projetos paralelos. Kiedis tentou transformar sua autobiografia, ‘Scar Tissue’, em um programa de televisão. Smith juntou-se a Sammy Hagar, Michael Anthony e Joe Satriani no supergrupo ‘Chickenfoot’. Frusciante lançou ‘The Empyrean’, o seu décimo álbum solo, em 2009, época em que ele deixou a banda. Seu substituto foi Josh Klinghoffer, que já tocava guitarra como músico de apoio na turnê de divulgação do álbum ‘Stadium Arcadium’. O primeiro álbum com Klinghoffer, ‘I'm with You’ lançado no final de 2011, foi nomeado para o Grammy Award na categoria de melhor álbum de rock.

chad smith, flea, anthony kiedis e josh klinghoffer

chad smith, flea, anthony kiedis e o estreante josh klinghoffer

Eles eram garotos de Hollywood que descobriram um som diferente. Eles estavam fora do contexto, fora do que havia na época. Eram diferentes. E causaram polêmica desde o início, com suas famosas ‘Socks on Cocks’, mas, por trás da fachada extravagante havia uma amizade inabalável. O grupo passou por diversos problemas, que incluíram a morte do guitarrista fundador Hillel Slovak e testemunhou o quase declínio total de outro guitarrista, John Frusciante. Após a recuperação, ‘Red Hot Chili Peppers’ abriu novas trilhas e atingiu seu maior sucesso, se tornando um dos maiores grupos de rock no mundo.

Anthony Kiedis teve vários estilos vocais. No começo de carreira até o álbum ‘Blood Sugar Sex Magik’ ele cantava no estilo ‘rap’. Com o amadurecimento do grupo, a partir de ‘Californication’ ele reduziu a frequência de rap nas músicas. O estilo mais recente foi desenvolvido através de treinamento contínuo. O estilo de Flea no baixo é uma fusão de funk, rock psicodélico, punk e hard rock. O modo de Flea tocar mudou ao passar dos anos. Sua técnica principal eram as tradicionais linhas de baixo do punk rock, no entanto, ele mudou esse estilo quando o ‘Red Hot Chili Peppers’ foi formado. Hillel Slovak tinha o estilo fortemente baseado em blues e funk. Suas principais influências foram Kiss, Jimi Hendrix e Led Zeppelin. Seu método de tocar foi muito baseado na improvisação, um estilo comumente usado no funk. Ele também era conhecido por seu estilo agressivo. Em John Frusciante, o estilo musical evoluiu ao longo de sua carreira. Seu modo de tocar guitarra emprega melodia e emoção, em vez de virtuosismo. Frusciante trouxe um som mais melódico em ‘By the Way’, ‘Californication’ e ‘Stadium Arcadium’. Isso contrasta com seu estilo no álbum ‘Mother's Milk’ e no ‘Blood Sugar Sex Magik’. Dave Navarro trouxe um som totalmente diferente para a banda durante o seu tempo no grupo, com o seu estilo baseado em heavy metal, rock progressivo e psicodélico. Chad Smith mistura funk, rock metal, e jazz. Suas influências incluem o baterista de jazz Buddy Rich e o baterista do ‘Led Zeppelin’, John Bonham.



red hot chili peppers - freaky styley (1985)    red hot chili peppers - the uplift mofo party plan (1987)    red hot chili peppers - mother's milk (1989)

Freakey Styley (1985)    |    The Uplift Mofo Party Plan (1987)    |    Mother's Milk (1989)

Tracklist: Freakey Styley
01. Jungle Man 02. Hollywood 03. American Ghost Dance 04. If You Want Me To Stay 05. Nevermind 06. Freaky Styley 07. Blackeyed Blond 08. The Brother's Cup 09. Battle Ship 10. Lovin' and Touchin' 11. Catholic School Girls Rule 12. Sex Rap 13. Thirty Dirty Birds 14. Yertle The Turtle

Tracklist: The Uplift Mofo Party Plan
01. Fight Like A Brave 02. Funky Crime 03. Me and My Friends 04. Backwoods 05. Skinny Sweaty Man 06. Behind The Sun 07. Subterranean Homesick Blues 08. Special Secret Song Inside 09. No Chump Love Sucker 10. Walkin' On Down The Road 11. Love Trilogy 12. Organic Anti-Beat Box Band

Tracklist: Mother's Milk
01. Good Time Boys 02. Higher Ground 03. Subway To Venus 04. Magic Johnson 05. Nobody Weird Like Me 06. Knock Me Down 07. Taste The Pain 08. Stone Cold Bush 09. Fire 10. Pretty Little Ditty 11. Punk Rock Classic 12. Sexy Mexican Maid 13. Johnny, Kick A Hole In The Sky

red hot chili peppers - blood sugar sex magik (1991)    red hot chili peppers - one hot minute (1995)    red hot chili peppers - californication (1999)
Blood Sugar Sex Magik (1991)    |    One Hot Minute (1995)    |    Californication (1999)

Tracklist: Blood Sugar Sex Magik
01. The Power of Equality 02. If You Have To Ask 03. Breaking The Girl 04. Funky Monks 05. Suck My Kiss 06. I Could Have Lied 07. Mellowship Slinky In B Major 08. The Righteous & The Wicked 09. Give It Away 10. Blood Sugar Sex Magik 11. Under The Bridge 12. Naked In The Rain 13. Apache Rose Peacock 14. The Greeting Song 15. My Lovely Man 16. Sir Psycho Sexy 17. They're Red Hot (Robert Johson Cover)

Tracklist: One Hot Minute
01. Warped 02. Aeroplane 03. Deep Kick 04. My Friends 05. Coffee Shop 06. Pea 07. One Big Mob 08. Walkabout 09. Tearjerker 10. One Hot Minute 11. Falling Into Grace 12. Shallow Be Thy Game 13. Transcending

Tracklist: Californication
01. Around The World 02. Parallel Universe 03. Scar Tissue 04. Otherside 05. Get On Top 06. Californication 07. Easily 08. Porcelain 09. Emit Remmus 10. I Like Dirt 11. This Velvet Glove 12. Savior 13. Purple Stain 14. Right On Time 15. Road Trippin'

red hot chili peppers - by the way (2002)    red hot chili peppers - I'm with you (2011)    red hot chili peppers - stadium arcadium (2006)

By The Way (2002)    |    I'm With You (2011)

Stadium Arcadium (2006)
CD 1    CD 2

Tracklist: By The Way
01. By The Way 02. Universally Speaking 03. This Is The Place 04. Dosed 05. Don't Forget Me 06. The Zephyr Song 07. Can't Stop 08. I Could Die For You 09. Midnight 10. Throw Away Your Television 11. Cabron 12. Tear 13. On Mercury 14. Minor Thing 15. Warm Tape 16. Venice Queen

Tracklist: I'm With You
01. Monarchy of Roses 02. Factory of Faith 03. Brendan's Death Song 04. Ethiopia 05. Annie Wants a Baby 06. Look Around 07. The Adventures of Rain Dance Maggie 08. Did I Let You Know 09. Goodbye Hooray 10. Happiness Loves Company 11. Police Station 12. Even You Brutus 13. Meet Me at the Corner 14. Dance, Dance, Dance

Tracklist: Stadium Arcadium
CD 1 - Jupiter: 01. Dani California 02. Snow ((Hey Oh)) 03. Charlie 04. Stadium Arcadium 05. Hump de Bump 06. She's Only 18 07. Slow Cheetah 08. Torture Me 09. Strip My Mind 10. Especially In Michigan 11. Warlocks 12. C'mon Girl 13. Wet Sand 14. Hey
CD 2 - Mars: 01. Desecration Smile 02. Tell Me Baby 03. Hard To Concentrate 04. 21st Century 05. She Looks To Me 06. Readymade 07. If 08. Make You Feel Better 09. Animal Bar 10. So Much I 11. Storm In A Teacup 12. We Believe 13. Turn It Again14. Death of A Martian

red hot chili peppers - what hits! (1992)    red hot chili peppers - under the covers (1998)    red hot chili peppers - greatest hits (2003)

What Hits!? (1992)    |    Under The Covers (1998)    |    Greatest Hits (2003)

Tracklist: What Hits!?
01. Higher Ground (Stevie Wonder Cover) 02. Fight Like A Brave 03. Behind The Sun 04. Me & My Friends 05. Backwoods 06. True Men Don't Kill Coyotes 07. Fire (The Jimi Hendrix Experience Cover) 08. Get Up and Jump 09. Knock Me Down 10. Under The Bridge 11. Show Me Your Soul 12. If You Want Me To Stay (Sly and The Family Stone Cover) 13. Hollywood (Africa) (The Meters Cover) 14. Jungle Man 15. The Brother's Cup 16. Taste The Pain 17. Catholic School Girls Rule 18. Johnny, Kick A Hole In The Sky

Tracklist: Under The Covers: Essential Red Hot Chili Peppers
01. They're Red Hot (Robert Johson Cover) 02. Fire (The Jimi Hendrix Experience Cover) 03. Subterranean Homesick Blues (Bob Dylan Cover) 04. Higher Ground (Stevie Wonder Cover) 05. If You Wan Me To Stay (Sly and The Family Stone Cover) 06. Why Don't You Love Me? (Hank Williams Cover) 07. Tiny Dancer (Live) (Elton John Cover) 08. Castles Made of Sand (Live) (The Jimi Hendrix Experience Cover) 09. Dr. Funkestein (Live) (Parliament Cover) 10. Hollywood (Africa) (The Meters Cover) 11. Search and Destroy (The Stooges Cover) 12. Higher Ground (Daddy-O Mix) 13. Hollywood (Africa) (Extended Dance Mix)

Tracklist: Greatest Hits
01. Under The Bridge 02. Give It Away 03. Californication 04. Scar Tissue 05. Soul To Squeeze 06. Otherside 07. Suck My Kiss 08. By The Way 09. Parallel Universe 10. Breaking The Girl 11. My Friends 12. Higher Ground 13. Universally Speaking 14. Road Trippin 15. Fortune Faded 16. Save The Population

publicado por mara* às 19:01 | link do post | comentar