ABC of the blues 07: leroy carr, scrapper blackwell & pee wee crayton

posts relacionados
ABC of the blues

leroy carr & scrapper blackwellLeroy Carr & Scrapper Blackwell formaram um duo no final de 1920 e 1930. Leroy Carr (1905 - 1935) foi cantor, compositor e pianista que desenvolveu a técnica descontraída do crooning e cujo estilo e popularidade influenciou artistas como Nat King Cole e Ray Charles. Crooner é um adjetivo dado a um cantor masculino de canções populares, apelidado de pop tradicional. Um crooner é um cantor de baladas populares, normalmente acompanhado por uma orquestra completa ou uma big band. Crooner foi originalmente tido como um termo negativo, e muitos que detinham o título não se consideravam crooners. Frank Sinatra dizia que não considerava a si mesmo ou Bing Crosby como sendo crooners. Leroy Carr inicialmente ficou famoso em 1928 com a canção ‘How Long, How Long Blues’ que gravou com mais duzentas músicas ao lado do guitarrista Scrapper Blackwel, incluindo clássicos como ‘Prison Bound Blues’, ‘When the Sun Goes Down’ e ‘Blues Before Sunrise’. Quando criança Leroy mudou-se para Indianápolis, na adolescência aprendeu a tocar piano sozinho e aos 15 abandonou a escola e passou a viver pelas ruas. Foi em 1928 que conheceu o guitarrista Scrapper Blackwell e começaram a se apresentar juntos até que gravaram ‘How Long How Long Blues’ que se tornou um sucesso. Carr e Blackwell gravaram varias canções clássicas nos sete anos seguintes. Leroy Carr se tornou um dos mais populares cantores de blues da década de 30, mas acabou sucumbindo ao alcoolismo e morrendo aos 30 anos de idade.

Scrapper Blackwell (1903 - 1962) nascido Francis Hillman ‘Scrapper’ Blackwell em Siracusa, na Carolina do Norte, entre dezesseis filhos, passou a maior parte de sua vida em Indianapolis, Indiana. A Blackwell foi dado o apelido ‘Scrapper’, por sua avó, devido à sua natureza ardente. Seu pai tocava violino, mas Blackwell foi um guitarrista autodidata, e sua primeira guitarra foi feita de caixas de charutos, madeira e arame. Ele também aprendeu piano, que ocasionalmente tocava profissionalmente. Na adolescência, Blackwell já era um músico viajando tão longe quanto Chicago. Conhecido por seu temperamento difícil, Blackwell estabeleceu um relacionamento com o pianista Leroy Carr, que ele conheceu em Indianápolis, em 1920, criando uma relação de trabalho produtiva. Blackwell e Carr excursionaram por todos os EUA entre 1928 e 1935 como estrelas da cena do blues. A dupla se mudou para St. Louis, Missouri, em 1930, mas logo voltaram para Indianopolis. A última sessão da dupla foi em fevereiro de 1935 e terminou amargamente, devido a disputas de pagamento. Dois meses depois, Blackwell recebeu um telefonema informando-o da morte de Carr devido ao consumo de bebidas e nefrite. Blackwell gravou um tributo ao seu parceiro musical de sete anos antes de se aposentar voltando à música somente em 1950. Ele estava pronto para retomar a sua carreira quando foi baleado e morto durante um assalto em um beco de Indianapolis. Ele tinha 59 anos e o crime permaneceu sem solução.

pee wee craytonPee Wee Crayton (1914 - 1985) nascido como Connie Curtis Crayton em Rockdale, no Texas, foi guitarrista e cantor de rhythm and blues. Começou a tocar guitarra em meados dos anos 30, quando foi viver em São Francisco. Aí, foi influenciado pela música de T-Bone Walker, mas desenvolveu o seu próprio estilo. A sua forma agressiva de tocar contrastava com a suavidade da sua maneira de cantar, no que foi copiado posteriormente por muitos guitarristas de blues. Em 1948 assinou contrato com uma gravadora. Uma de suas primeiras gravações foi o instrumental ‘Blues After Hours’ que chegou ao primeiro lugar nas paradas de R&B, sendo seguida por gravações igualmente de sucesso como ‘Texas Hop’ e ‘Poppa Stoppa’. Pee Wee Crayton foi o primeiro guitarrista de blues a usar uma 'Fender Stratocaster' que lhe foi dada pelo próprio Leo Fender. Apesar de um regresso modesto nos anos 70, Pee Wee Crayton não conseguiu obter mais sucessos comerciais.


Tracklist
01. Leroy & Blackwell - Wrong Man Blues
02. Leroy & Blackwell - Gettin' All Wet
03. Leroy & Blackwell - Blue with the Bluespee wee crayton
04. Leroy & Blackwell - Christmas in Jail, Ain't That a Pain
05. Leroy & Blackwell - That's Tellin'em
06. Leroy & Blackwell - Papa Wants a Cookie
07. Leroy & Blackwell - The Dirty Dozen
08. Leroy & Blackwell - Carried Water for the Elephant
09. Leroy & Blackwell - Let's Disagree
10. Leroy & Blackwell - Papa's Got Your Water On
11. Pee Wee Crayton - Win-O
12. Pee Wee Crayton - I Got News for You
13. Pee Wee Crayton - Blues Before Dawn
14. Pee Wee Crayton - Don't Break My Heart
15. Pee Wee Crayton - The Telephone Is Ringing
16. Pee Wee Crayton - California Women
17. Pee Wee Crayton - Blues for My Baby
18. Pee Wee Crayton - Dedicated to the Blues
19. Pee Wee Crayton - Phone Call from My Baby
20. Pee Wee Crayton - Blues After Hours



blues before dawn
(pee wee crayton)


ABC of the blues volume 07
volume 07



publicado por mara* às 02:48 | link do post | comentar