ABC of the blues 06: champion jack dupree & cousin joe

posts relacionados
ABC of the blues

champion jack dupreeChampion Jack Dupree (1908, 1909 ou 1910 - 1992) foi a personificação do blues e do estilo boogie woogie de New Orleans. Talvez um dos maiores pianistas da cidade. Seu pai era do Congo Belga e sua mãe era descendente de africanos e cherokee. Aos dois anos de idade ficou órfão quando seus pais foram mortos na casa onde moravam por um incêndio provocado pela Ku Klux Klan e foi enviado para o orfanato ‘New Orleans Home for Colored Waifs’, o mesmo orfanato para onde o jovem Louis Armstrong também tinha sido levado. No orfanato conheceu o piano através de um padre italiano. William Thomas Dupree deixou o orfanato aos 14 anos adotado por Olivia Gardnere e ampliou seus conhecimentos com os pianistas Tuts Washington e Willie Hall a quem chamava de pai e com quem aprendeu a canção ‘Junker's Blues’, um clássico que se tornou notório na interpretação de Jack Dupree. Quando ainda jovem as tensões raciais em New Orleans fizeram com que partisse para o norte, em Chicago trabalhou com o pianista Geórgia Tom, conhecido como ‘o pai da black music gospel’, em Indianápolis conheceu o guitarrista Scrapper Blackwell e o pianista Leroy Carr. Enquanto tocava piano nos bares e bordéis ele também trabalhou como cozinheiro, e em Detroit conheceu Joe Louis, que o encorajou a se tornar um boxeador e ficou conhecido como 'Champion Jack', apelido que ele usou para sempre.

Voltou a Chicago aos 30 anos de idade e juntou-se a um círculo de artistas que incluia Big Bill Broonzy e Tampa Red, que o apresentou ao produtor de discos Lester Melrose com quem começou a gravar. Sua carreira foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Seu maior sucesso comercial foi ‘Walkin’ the Blues’, que gravou em dueto com o saxofonista Teddy McRae. O sucesso o levou a várias turnês nacionais e européias. Ainda assim, Dupree não conseguia escapar do preconceito e do racismo em qualquer lugar nos Estados Unidos. Em 1960, Dupree se mudou para a Europa estabelecendo-se primeiro na Suíça e em seguida, na Dinamarca, Inglaterra, Suécia e, finalmente, na Alemanha. Durante os anos 70 e 80 viveu na Inglaterra. Dupree continuou a gravar na Europa e continuou trabalhando como cozinheiro especializado em culinária de New Orleans. Em 1990 ele voltou a New Orleans para o famoso ‘New Orleans Jazz & Heritage Festival’ e ficou nos EUA apenas o tempo suficiente para gravar o aclamado álbum ‘Back Home In New Orleans’. Champion Jack Dupree morreu de complicações do câncer em 1992 na sua casa em Hanover, na Alemanha. Dupree não era um músico ou cantor sofisticado, mas tinha um jeito irônico e inteligente com as palavras. Ele cantou sobre a vida, a prisão, sobre o vício da bebida e das drogas, embora ele próprio fosse um beberrão, mas não usasse outras drogas. leia +...

cousin joeCousin Joe (1907 - 1989) foi pianista e cantor de blues e jazz, mais tarde famoso por suas gravações de 1940 com o clarinetista Sidney Bechet e o saxofonista Mezz Mezzrow. Seu nome de nascimento era Pleasant Joseph e ele nasceu em Wallace, Louisiana. Entre as lendas do blues poucos tiveram a presença de espírito para escrever autobiografias. Felizmente, Pleasant Joseph o fez em ‘Cousin Joe: Blues from New Orleans’. Com contos fascinantes nesta autobiografia Cousin Joe leva-nos em uma viagem através de sua vida e carreira que durou mais de meio século. Uma mistura impressionante de história e ficção onde Joe oferece retratos coloridos da família e companheiros de música, amigos e amantes. Ao longo do caminho com estilo e sagacidade Joe narra mais de meio século da evolução das relações entre negros, brancos e homens e mulheres, músicos e público. Uma história de vida extraordinária. Crescendo em New Orleans, Pleasant começou a cantar na igreja antes de cruzar a fronteira do blues. Guitarra e ukulele foram seus primeiros instrumentos. Tendo priorizado o piano tornou-se um artista profissional durante a década de 20 tocando em clubes da cidade e nos grandes barcos. Ele se mudou para Nova York em 1942, cidade onde o jazz prosperava e tocou com Dizzy Gillespie, Sidney Bechet, Charlie Parker, Billie Holiday, e uma série de outros luminares. Ele gravou para grandes etiquetas ao longo do caminho. Em 1954 a sua carreira e gravações haviam declinado. Em 1964 participou na Inglaterra do ‘Blues and Gospel Train’, dividindo o palco com Muddy Waters e Otis Spann, Brownie McGhee e Sonny Terry e Sister Rosetta Tharpe e aparecendo na BBC. O pianista de Nova Orleans se aventurou no exterior em 1971 e se fortaleceu ao gravar para um selo francês o álbum ‘Bad Luck Blues’ com uma banda poderosa que incluía os guitarristas Gatemouth Brown e Jimmy Dawkins e uma seção rítmica de Chicago com o baixista Mac Thompson e o baterista Ted Harvey. Cousin Joe morreu dormindo, de causas naturais em New Orleans, com 81 anos.




Tracklist
01. Champion Jack Dupree – Strollin’
02. Champion Jack Dupree – T.B. Blues
03. Champion Jack Dupree – Can’t Kick the Habit
04. Champion Jack Dupree – Evil Woman
05. Champion Jack Dupree – Nasty Boogie
06. Champion Jack Dupree – Junker’s Blues
07. Champion Jack Dupree – Bad Blood
08. Champion Jack Dupree – Goin’ Down Slow
09. Champion Jack Dupree – Frankie & Johnny
10. Champion Jack Dupree – Stack-O-Lee
11. Cousin Joe – Fly Hen Blues
12. Cousin Joe – Little Eva
13. Cousin Joe – Lightning Struck the Poorhouse
14. Cousin Joe – Baby You Don’t Know at All
15. Cousin Joe – The Barefoot Baby
16. Cousin Joe – Box Car Shorty and Peter Blue
17. Cousin Joe – Beggin’ Woman
18. Cousin Joe – Sadie Brown
19. Cousin Joe – Evolution Blues
20. Cousin Joe – Box Car Shorty’s Confession



ABC of the blues volume 06
volume 06

publicado por mara* às 15:56 | link do post