les uns et les autres

Les uns et les autres‘Les uns et les autres’ é dirigido por Claude Lelouch, com roteiro de Claude Lelouch e produzido por Claude Lelouch. O elenco é extraordinário, interpretando mais de um papel: pai e filho, mãe e filha, avó e neta. As músicas são fascinantes, não só as dos grandes mestres como Ravel, Beethoven, Brahms, Chopin, Liszt, como as de Michel Légrand compositor, arranjador, maestro e pianista francês descendente de armênios que compôs mais de 200 trilhas sonoras para filmes e televisão e gravou mais de uma centena de discos; e Francis Lai compositor e pianista francês que em 1970 ganhou o Oscar pela trilha de 'Love Story'. O filme se passa em quatro países, Rússia, França, Alemanha e Estados Unidos, e mostra o drama de quatro famílias que se cruzam e se unem através da dança e da música. Separados por motivos políticos e pela guerra, são unidos pelo amor às artes. ‘Les uns et les autres’ mostra o período americano das 'big bands', a ascensão de Hitler na Alemanha, a perseguição dos judeus na França e sua deportação para os campos de concentração de Treblinka, Auschwitz, entre outros, a batalha de Stalingrado, o desembarque na Normandia, a libertação de Paris, e o impacto desses acontecimentos nas gerações futuras.

Em Moscou, no ano de 1936, a dançarina Tatiana apresenta-se diante de um comitê que vai escolher aquela que dançará o ‘Boléro’, de Ravel, e se tornará a 1ª bailarina do Bolshoi. Ela não é a escolhida, mas casa-se com o músico e um dos examinadores, Boris Itovitch. Depois que o casal tem um filho, Sergei, a Rússia é invadida pelas tropas nazistas, e Boris é convocado pelo exército, morrendo no campo de batalha. Em Paris, 1937, a violinista, Anne, apaixona-se e se casa com o colega e pianista judeu, Simon Meyer. Em 1942, durante a ocupação da cidade pelas forças nazistas, o casal é deportado para um campo de concentração, levando consigo o filho Robert, com apenas alguns meses de idade. Quando o trem, que os leva, pára na pequena cidade de Igney-Avricourt, eles abandonam o bebê entre os trilhos da ferrovia, na esperança de que alguém o encontre. Um adolescente, ao passar de bicicleta, o apanha e o deixa à porta de uma pequena igreja a 50 km do local. Robert é, então, criado pelo padre Antoine, com o nome de Robert Prat. Seu pai, Simon, é morto numa câmara de gás do campo de concentração.

Em Berlim, 1938, o jovem pianista Karl Kremer recebe os cumprimentos pessoais de Hitler. A eclosão da guerra, em 1939, o leva a deixar sua mulher, Magda, a fim de lutar por seu país. Quando as tropas alemãs ocupam Paris, em 1940, Kremer desfila com seu batalhão, permanecendo na capital francesa, durante todo o período da ocupação. Em Nova York, 1939, durante uma apresentação de Jack Glenn e sua orquestra, após ele dedicar sua última composição à sua jovem mulher, a cantora francesa Susanne, o show é interrompido para ser anunciado que, face à invasão da Polônia pelas tropas nazistas, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha. Em 1942, Jack deixa a mulher e seus dois filhos pequenos, Jason e Sarah e viaja para Londres onde proporciona shows para os soldados. E em 1944, Jack anima a festa popular da vitória dos aliados. Na multidão encontra-se o padre Antoine, com o pequeno Robert em seus braços, assim como, Evelyne, uma jovem cantora francesa que, durante o período da ocupação, teve vários amantes entre os oficiais nazistas. Rejeitada pelos parisienses, que a vêem como uma prostituta, Evelyne tem a cabeça raspada e viaja com sua filha, Edith, fruto de seus relacionamentos com os oficiais alemães, para a casa de seus pais. Cercada de incompreensão, ela se suicida. Edith é criada pelos avós e aos 20 anos, muda-se para Paris.

Com o fim da guerra, Anne Meyer, sobrevivente do campo de concentração, dedica sua vida à procura do filho que, um dia, fora obrigada a abandonar. Vinte anos depois, este é um conceituado advogado, casado e com um filho, Patrick, que vem a se tornar um importante cantor. Na Rússia, Tatiana torna-se encarregada da escola para principiantes do Bolshoi. Em 1964, seu filho, Sergei, agora um bailarino de sucesso, aproveita uma turnê no exterior para pedir asilo político. Em seguida, casa-se e tem uma filha, Tania, que também segue a mesma carreira da avó. Em Nova York, a exemplo de seus pais, Jason e Sarah Glenn tornam-se importantes figuras do show business, ele como diretor de cinema e ela como uma brilhante cantora. Na França, por sua incrível semelhança com o pai, ao lançar um livro com sua foto na capa, Robert Prat é reconhecido e procurado pelos padrinhos de casamento de seus pais. No encontro, toma conhecimento de sua história, bem como, que sua mãe foi vista pela última vez há dois anos, quando começou a perder a memória. Ele passa a procurá-la. Em 1980, o Sr. Stéphane, representando a Cruz Vermelha e a UNICEF, convida Sarah para participar de uma grande festa de solidariedade, a ser transmitida por todas as TVs do mundo. O mesmo convite é feito por ele ao agora mundialmente famoso, maestro Karl Kremer, ao fabuloso bailarino, Sergei, e ao jovem e talentoso cantor, Patrick. Assim, em Paris, em benefício da UNICEF, tem lugar a apresentação de gala do balé ‘Boléro’, de Maurice Ravel, tendo o russo Sergei Itovitch, como primeiro-bailarino, o alemão Karl Kremer, como o maestro-regente, o cantor francês, Patrick Prat, e a cantora americana, Sarah Glenn.

un parfum de fin du monde (instrumental)


Soundtrak - Les Uns Et Les Autres

Les Uns Et Les Autres (1981)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Folies Bergère 02. Serenade For Sarah (Instrumental) 03. Les Violons De La Mort 04. Les Allemands A Paris 05. Les Uns Et Les Autres 06. Un Parfum De Fin Du Monde 07. Boris et Tatiana 08. Paris Des Autres 09. Dad And Co. 10. Ballet Apocalypse 11. Un Parfum De Fin Du Monde (Instrumental) 12. Les Uns Et Les Autres (Instrumental) 13. Paris T'Es Degueulasse 14. Serenade For Sarah (Instrumental)

Tracklist CD 2
01. Les Uns et Les Autres 02. Body and Soul Incorporated 03. Ballade Pour Ma Mémoire 04. Serenade For Sarah (Chant) 05. Paris Des Autres (Instrumental) 06. Paris Des Autres 07. Les Violons De La Mort (Instrumental) 08. Dad And Co. (Instrumental) 09. Les Uns Et Les Autres 10. Un Parfum De Fin Du Monde 11. Bolero de Ravel 12. Pot Pourri

publicado por mara* às 02:15 | link do post | comentar