ozzy osbourne

ozzy osbourneJohn Michael Osbourne nasceu em 1948, na cidade de Birminghan, Inglaterra. Com 20 anos montou sua primeira banda, o ‘Polka Tulk’, que mais tarde ganhou o nome de ‘Earth’. No repertório, blues e rock. Em 1969, após descobrir a existência de uma banda homônima, Anthony 'Tony' Tommi (guitarra), William 'Bill' Ward (bateria), John 'Ozzy' Osbourne (vocais) e Terence 'Geezer' Butler (baixo) decidem adotar outro nome. A idéia surgiu a partir do título de uma história do escritor Dennis Wheatley nascendo então o 'Black Sabbath'. Após nove anos junto ao 'Black Sabbath', 1978 veio para marcar a saída de Ozzy. Decidido a seguir carreira solo, em 1980 ele lança o álbum ‘Blizzard of Ozz’ (um trocadilho com “The Blizzard of Oz” – ou “O Mágico de Oz”), com o jovem guitarrista Randy Rhoads, o baixista Bob Daisley e o baterista Lee Kerslake. O vocal personalíssimo e o carisma de Ozzy mais o talento de Randy levou ao sucesso os hits 'Crazy Train' e 'Mr. Crowley'. Em 1986, Bob Daisley e Lee Kerslake processaram Ozzy por não pagar royalties, vencendo-o e ganhando os créditos na escrita das canções de ‘Blizzard of Ozz’ e ‘Diary of a Madman’. No remaster de 2002, o baixo e a bateria foram regravados por Roberto Trujillo e Mike Bordin, respectivamente. O excelente disco trouxe também a mais polêmica canção da história do Rock: ‘Suicide Solution’, feita a partir de riffs do grande guitarrista Randy Roads, com letra do baixista Bob Daisly.

ozzy osbourne - black sabbath

Black Sabbath, com Ozzy Osbourne e Tony Iommi ao centro

Com o lançamento do segundo além das turnês norte-americanas, deu-se início a turnê pela Europa, só que três apresentações depois, Ozzy teve um colapso nervoso e todos retornaram aos EUA para que ele pudesse descansar. Foi nessa época que aconteceu o fato que mais marcou a carreira do artista, quando um fã, durante o show, atirou um morcego ao palco e Ozzy, acreditando tratar-se de um artefato de plástico, mordeu a cabeça do animal e acabou tendo que tomar várias injeções anti-rábicas. O medicamento causou-lhe choques anafiláticos, entre outros problemas de saúde. Além disso, a grande repercussão por parte da imprensa sensacionalista levou entidades de proteção aos animais a protestarem contra os shows, inclusive, alguns tiveram que ser cancelados. Mais fatos trágicos estavam por vir, como a perda de Randy Rhoads, seu melhor amigo; o suicídio do jovem John McCollum de 19 anos, que de acordo com a polícia, a música ‘Suicide Solution’ ainda tocava em seus fones de ouvido quando o corpo foi encontrado; dois anos depois, três processos de incitação ao suicídio vieram à tona. Curiosamente, a música 'Suicide Solution', escrita após a morte de Bon Scott, vocalista do AC/DC, por hipotermia, após dormir bêbado em seu carro durante uma noite de inverno, adverte sobre os perigos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Apesar do sucesso, era péssimo o comportamento de Ozzy, cada vez mais envolvido com bebidas e drogas. Mesmo assim, a gravação do álbum 'No Rest for the Wicked' obteve críticas excelentes com destaque para a música 'Miracle Man', onde Ozzy critica a hipocrisia de Jimmy Swaggart, pastor evangélico que fazia pregações contra ele em seu programa de TV, e que alguns anos depois foi descoberto freqüentando um motel com prostitutas. A década de 90, foi de grandes mudanças na vida pessoal de Ozzy, que começou uma árdua batalha contra o alcoolismo. Reflexos dessa iniciativa ficaram nítidos no álbum 'No More Tears', repleto de baladas, letras auto-biográficas e discussões sobre assuntos relevantes como, por exemplo, o abuso sexual de crianças (Mr. Tinkertrain). Os frutos dessa iniciativa se confirmaram através do Grammy de melhor música para 'I Don't Want to Change the World'.

ozzy osbourneozzy osbourne

Além de surpreender todos com essa nova postura, Ozzy afirmava que estava cansado das viagens e gostaria de ficar mais com a família, chegou a cancelar shows devido à síndrome de abstinência da bebida. Em 1993, Ozzy estava oficialmente aposentado, mas a aposentadoria não durou muito e, mesmo levando alguns fãs a crer que tudo não havia passado de uma jogada de marketing, Ozzy decidiu reunir novamente sua banda. Em 2002, a MTV Americana começou a apresentar 'The Osbournes', uma espécie de 'reality show' gravado na casa de Ozzy, onde câmeras registraram seis meses de convivência familiar do roqueiro, sua esposa e filhos. Ozzy recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood, além de ser convidado para um jantar na Casa Branca, com o objetivo de promover seu trabalho de proteção aos animais. (por Ana Therezo)

ozzy osbourne - crazy train


The Essential Ozzy Osbourne

The Essential Ozzy Osbourne (2003)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Crazy train 02. Mr. Crowley 03. I don't know (ao vivo com Randy Rhoads) 04. Suicide solution 05. Goodbye to romance 06. Over the mountain 07. Flying high again 08. Diary of a madman 09. Paranoid (ao vivo com Randy Rhoads) 10. Bark at the moon 11. You're no different 12. Rock 'n' roll rebel 13. Crazy babies 14. Miracle man 15. Fire in the sky

Tracklist CD 2
01. Breakin' all the rules 02. Mama, I'm coming home 03. Desire 04. No more tears 05. Time after time 06. Road to nowhere 07. I Don't want to change the world (ao vivo) 08. Perry mason 09. I Just want you 10. Thunder underground 11. See you on the other side 12. Gets me through 13. Dreamer 14. No easy way out

publicado por mara* às 18:55 | link do post | comentar