ronnie james dio

post relacionado
black sabbath
elf
rainbow

ronnie james dioRonnie James Dio foi um poderoso e um dos melhores vocalistas do mundo e uma das figuras mais importantes da história do heavy metal. Era norte-americano e seu verdadeiro nome era Ronald Padavona, Dio é uma homenagem a seus familiares italianos. Dio percorreu os caminhos do rock desde 1957, quando com colegas de escola formou o ‘Vegas Kings’. O nome da banda foi mudado várias vezes até o definitivo ‘ELF’. Em 1976, Dio foi chamado para cantar no ‘Rainbow’ de Ritchie Blackmore e em 1980 foi convidado pelo guitarrista Tony Iommy para integrar o posto de vocalista no ‘Black Sabbath’. Em 1983, deixou o ‘Black Sabbath’ e gravou o solo ‘Holy Diver’, considerado um clássico pela crítica, para muitos é um dos melhores discos de heavy metal de todos os tempos.

Fanático por duendes, dragões, magos, reis, rainhas e arco-íris, lançou ‘Secread Heart’ em 1985. Depois de um sucesso contínuo e de vários problemas, Dio sumiu e retornou em 1990. Em 1992 voltou ao ‘Black Sabbath’. Em 2000 lançou ‘Magica’, que reuniu o melhor de sua carreira, um álbum conceitual com letras sobre magia, dragões e bruxas. Em 2002, ‘Killing the Dragon’ traz um Dio no mesmo estilo de ‘Magica’, um heavy metal clássico e melodias marcantes. ‘Dio Anthology: Stand Up & Shout’ do ano seguinte é um álbum duplo que repassa toda a sua carreira desde o ‘ELF’ até seus trabalhos solo. De lá pra cá, Dio colecionou sucesso de vendas e crítica. O seu último trabalho, ‘Holy Diver Live’, de 2006, conquistou o disco de platina nos Estados Unidos. O melhor vocalista de todos os tempos, morreu na manhã de um domingo, dia 16 de maio de 2010, aos 67 anos, segundo informou um comunicado assinado por sua mulher, Wendy Dio, no site oficial do cantor. Dio lutava contra um câncer no estômago.

Dio também ajudou a criar uma das maiores tradições do heavy metal. No documentário 'Metal - A Headbangers Journey' ele é citado como o criador do Maloik, o 'chifrinho' feito com as mãos, imitado por fãs do gênero no mundo inteiro. Segundo ele, o símbolo era usado por sua avó italiana, e servia para afastar o 'mau olhado'.

ronnie james dio

dio - heaven and hell


 Stand Up and Shout The Dio Anthology (2003)

Stand Up and Shout: The Anthology (2003)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Hoochie Koochie Lady - Elf
02. I'm Coming Back to You - Elf
03. Carolina County Ball - Elf
04. Man on the the Silver Mountain - Rainbow
05. Starstruck - Rainbow
06. Long Live Rock 'N' Roll - Rainbow
07. Neon Knights - Black Sabbath
08. Children of the Sea - Black Sabbath
09. Heaven and Hell - Black Sabbath
10. Turn Up the Light - Black Sabbath
11. Sign of the Southern Cross - Black Sabbath
12. Mob Rules - Black Sabbath
13. Computer God - Black Sabbath
14. Voodoo [Live] - Black Sabbath
15. Sacred Heart [Live] - Dio

Tracklist CD 2
01. Stand Up and Shout - Dio
02. Holy Diver - Dio
03. Don't Talk to Strangers - Dio
04. Straight Through the Heart - Dio
05. Rainbow in the Dark - Dio
06. We Rock - Dio
07. Last in Line - Dio
08. Egypt (The Chains Are On) - Dio
09. King of Rock and Roll - Dio
10. Hungry for Heaven - Dio
11. Dream Evil - Dio
12. All the Fools Sailed Away - Dio, Mitchell Singing Boys
13. Lock up the Wolves - Dio
14. Strange Highways - Dio

publicado por mara* às 15:12 | link do post | comentar