uriah heep

uriah heepOs anos 70, tanto consagraram como marginalizaram. ‘Led Zeppelin’, ‘Yes’, ‘Deep Purple’ entre outras bandas, foram enaltecidas pelos críticos e mídia, enquanto outras, como ‘Black Sabbath’, foram marginalizadas. ‘Uriah Heep’, banda britânica caracterizada por canções melódicas e vocais harmoniosos foi outra banda incompreendida na sua genialidade musical. O começo de tudo foi em 1965, com a banda ‘The Stalkers’, tocando covers em shows e clubes. Faziam parte o guitarrista Mick Box e o vocalista David Garrick, que mais tarde mudou seu nome artístico para David Byron. Dois anos depois, por divergências com os outros integrantes a banda foi desfeita, e Mick e David formaram a banda ‘Spice’ com o baterista Nigel Pegram e o baixista Barry Green. A influência do blues do ‘The Stalkers’ foi se acabando e ‘Spice’ começou a fazer hard rock, sempre com influências de jazz.

uriah hheep david byronTocando em pubs e colégios a banda conseguiu assinar com um produtor e decidiu adicionar teclados às gravações de estúdio. Com a entrada do tecladista Ken Hensley, a banda desenvolveu seu som definitivo baseado nas harmonias vocais e combinações guitarra/teclado e a banda mudou seu nome para ‘Uriah Heep’, inspirado no personagem homônimo do livro ‘David Copperfield’, de Charles Dickens. O ‘Uriah Heep’ atingiu o topo da carreira em meados dos anos 70, começando com seu quarto álbum, "Demons and Wizards", que apresentou sua formação mais clássica: Mick Box (guitarra), David Byron (vocal), Ken Hensley (teclado), Gary Thain (baixo) e Lee Kerslake (bateria). Em 75, a banda decidiu tirar Gary Thain que foi eletrocutado quando estava tocando ao vivo em Dallas. Esse incidente culminou com sua morte por uma overdose de drogas. Em 76, o cansaço começou a afetar o ‘Uriah Heep’ e se tornou impossível trabalhar com David Byron, em virtude de seus problemas com o álcool e a banda também optou por sua saída. Em 80, Ken Hensley, responsável por grande parte dos clássicos do grupo, finalmente abandona o barco.

uriah heep bernie shawApós sair do Uriah Heep, Byron gravou quatro discos, mas estava cada vez mais aprofundado na bebida e em 1985, ele é encontrado morto em seu apartamento devido a um ataque cardíaco pelo excesso da bebida. Byron morreu, mas virou uma lenda. O ‘Uriah Heep’ vivenciou o auge nos anos 70, com David Byron e Ken Hensley, e a decadência no início dos anos 80, com várias mudanças na formação e discos irregulares. A volta por cima deu-se no final dos anos 80 com o vocalista canadense Bernie Shaw que teve que suportar a pressão do mercado musical que investia no glam rock e conviver com o fantasma carismático de David Byron. Bernie Shaw e o tecladista Phil Lanzon entraram no grupo em 1986, juntando-se a Mick Box, Lee Kerslake e Trevor Bolder. Esta formação permanece junta até os dias atuais. Em 2001, uma fábrica russa lançou a vodca 'Drinking Eagles Vodka, Extra Strong Russian Uriah Heep', em homenagem à banda, há até uma foto deles no rótulo. O Uriah Heep, sempre odiado pela crítica e amado por seus fãs, segue firme seu caminho fazendo um rock pesado recheado de harmonias vocais e duelos de órgão e guitarra.

uriah heep - If I had the time
(vocal david byron)


Sweet Freedom (1973)

Tracklist
01. Dreamer 02. Stealin’ 03. One Day 04. Sweet Freedom 05. If I Had the Time 06. Seven Stars 07. Circus 08. Pilgrim

Revelations – The Uriah Heep Anthology (2004)

Revelations – The Uriah Heep Anthology (2004)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Gypsy 02. Come Away Melinda 03. Wake Up (Set Your Sights) 04. Here I Am (Alternative Mix) 05. Time To Live 06. Lady In Black 07. July Morning 08. Look At Yourself 09. Paradise / The Spell 10. Rock 'n' Roll Medley (Live)

Tracklist CD 2
01. The Wizard 02. Easy Livin' 03. The Magician's Birthday 04. Stealin' 05. Sweet Freedom 06. Wonderworld 07. Return To Fantasy 08. Weep In Silence 09. The Hanging Tree 10. Free 'n' Easy 11. Think It Over 12. Rockarama

publicado por mara* às 08:00 | link do post | comentar