lightnin' hopkins

lightnin' hopkinsO ‘blues country’, que também é conhecido como ‘folk blues’, é principalmente orientado para um tipo de blues a partir do qual muitos outros estilos são derivados. Muitas vezes incorpora elementos do gospel, do ragtime, da música caipira e do jazz Dixieland. Cada derivação regional do ‘blues country’ tem colocado a sua própria marca distinta sobre o exclusivo blues acústico. Na Carolina e na Geórgia, artistas como Blind Boy Fuller e Brownie McGhee adicionaram uma técnica de guitarra dedilhada para criar o estilo de blues de Piedmont. A acústica do blues de Memphis foi definida por artistas como Furry Lewis e Will Shade. Chicago era originalmente um viveiro deste estilo, com artistas como Tampa Red, Big Bill Broonzy e Memphis Minnie. No Texas durante os anos 20 e 30, o blues acústico estava desenvolvendo um estilo de guitarra mais complexa com o uso de slides, e artistas como Lightnin’ Hopkins e Blind Willie Johnson são considerados mestres da guitarra slide. Lightnin' Hopkins viu sua popularidade ir e vir, e durante cinco décadas foi uma influência essencial para muitos músicos e inspiração para os seus fãs sempre leais. Uma audiência de Lightnin 'Hopkins na rádio de Los Angeles mudou a vida de Chris Strachwitz, um imigrante alemão inicialmente interessado em jazz após ver o filme New Orleans, estrelado por Billie Holiday e Louis Armstrong e que inspirado pela música de Hopkins fundou a ‘Arhoolie Records’ para documentar a sua espetacular música que ele nunca tinha ouvido falar. Hopkins transitava pelas ruas de Houston, Texas, e duas foram as mais importantes: Dowling Street, onde viveu e Dallas West Street, onde ele ganhou dinheiro tocando a sua guitarra e narrando a vida tumultuada do Sul, seus romances e temas sexuais obscenos com voz cheia de sentimento e um estilo narrativo que influenciaria uma geração de guitarristas como Buddy Guy e Albert Collins, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Jimmie Vaughan e ‘Fabulous Thunderbirds’.

Luke ‘Long Gone’ Miles, Lightnin’ Hopkins e Chris Strachwitz    álbum da Arhoolie Records de Chris Strachwitz

Luke ‘Long Gone’ Miles, cantor de blues e aluno de Hopkins, Lightnin’ Hopkins e Chris Strachwitz.
E o álbum lançado por Chris pela sua gravadora 'Arhoolie Records’.

Lightnin' nasceu Sam Hopkins em Centerville, em 1912. Ele tinha dois irmãos mais velhos, John Henry e Joel que também foram talentosos bluesmen, mas foi Sam que se tornou uma estrela. Com Joel, aprendeu a tocar a guitarra e o interesse pelo blues começou em tenra idade após o encontro com a lenda do blues do Texas, Blind Lemon Jefferson, em 1920. Poucos anos depois, Hopkins seria seu aprendiz e serviu como guia de Jefferson que era cego e circulava com ele tanto pelas igrejas quanto pelos bares. Na adolescência, começou a trabalhar com outro grande do pré-guerra, o cantor Alger ‘Texas’ Alexander, que era seu primo, e viajou por todo o Texas tocando e cantando em festas e piqueniques. Tanto Jefferson, quanto Alger, heróis regionais, tiveram um impacto duradouro sobre o jovem Sam e sua música.

Apesar da pouca educação formal, para Sam Hopkins a música era de longe preferível à colheita de algodão, o que ele não sabia era como ficar fora de problemas. Em algum momento durante a década de 30, Hopkins foi preso por uma ofensa feita a um desconhecido e foi enviado para a prisão por um tempo. Embora os detalhes sejam escassos, as evidências sugerem que Hopkins passou a década de 30 dentro e fora de prisões. E sempre que saía das prisões agrícolas, se apresentava com Alexander nas esquinas e casas noturnas em Houston, por vezes, em Mississippi e outros Estados do Sul.

lightnin' hopkinsEm 1946, Sam Hopkins foi descoberto em Houston por Lola Anne Cullum, uma caçadora de talentos para a ‘Aladdin Records’. Lola Anne Cullum era uma apaixonada e ávida defensora da cena musical de Houston. Ela e Lela Macy foram duas mulheres praticamente desconhecidas em Houston, que ajudaram a moldar a face emergente do rock’n’roll e do rhythm and blues. Lola Anne Cullum descobriu não só o piano boogie-woogie de Amos Milburn, um dos pais do rock’n’roll, mas depois teve também Lightnin' Hopkins sob suas asas. Ambas, Cullum (??? - 1970) e Lela Macy Henry (1912-1991) são tão obscuras que, apesar de suas importantes realizações e contribuições culturais, não encontramos fotos na internet de qualquer uma das duas. O fato triste é que, com exceção de poucas menções em várias histórias do blues, essas mulheres desapareceram, exceto na memória de alguns veteranos do blues que ainda vivem. Uma pena.

Lola Anne Cullum ofereceu ao veterano bluesman a oportunidade de viajar para Los Angeles para gravar para a etiqueta que representava, a ‘Aladdin Records’. Em Los Angeles, Hopkins fez uma série de gravações com o pianista Wilson ‘Thunder’ Smith, a dupla foi posteriormente apelidada de ‘Lightnin’ e ‘Thunder’ por um executivo da Aladdin. Com Smith, Hopkins gravou ‘Katie May’, seu primeiro hit de sucesso. Durante seu curto contrato com a gravadora, gravou um total de 43 músicas, antes de voltar para a sua querida Houston. Durante sua longa carreira, Hopkins registrou cerca de 1.000 músicas para cerca de 20 rótulos diferentes, uma discografia profunda e complicada na história do blues.

Lightnin’ Hopkins não ensaiava suas canções, ele as vivia de suas experiências de vida e gravava o que viesse em sua mente. E não havia ninguém como Lightnin’ Hopkins. John Lee Hooker pode ter gravado mais discos, mas nem mesmo ele pode competir com o alto nível de criatividade de Hopkins. Ele e seu vasto repertório representam a história do blues country do Texas. Ele veio de uma família musical e seu estilo único de guitarra foi confeccionado a partir do que aprendeu na presença de Blind Lemon Jefferson e Alger ‘Texas’ Alexander, o seu primo distante. Sua guitarra se destacou nas canções que ele tirou da sua própria vida e da vida daqueles ao seu redor.

lightnin' hopkins - New Orleans Jazz & Heritage Festival (1974)
New Orleans Jazz & Heritage Festival (1974)

Sua carreira musical começou em 1946 e nas três décadas seguintes criou uma miscelânea surpreendente de blues em diversos álbuns e vários clássicos. Até o final da década de 1950 era grande o interesse popular no ‘country blues’, uma marca de Hopkins que foi determinante para abrir o caminho para o blues elétrico de Chicago de artistas como Muddy Waters e Howlin 'Wolf. Após o sucesso de sua canção de 1960, ‘Mojo Hand’, a popularidade de Hopkins com platéias brancas cresceu, e no final da década, ele estava tocando em festivais de rock com bandas como os ‘Grateful Dead’ e ‘Jefferson Airplane’. E Hopkins passou dos becos de Houston, para tocar no palco do ‘Carnegie Hall’, ao lado de artistas como Joan Baez e Pete Seeger. Ao longo da década de 60 e em boa parte dos anos 70, Hopkins se apresentou - geralmente sozinho - em universidades, clubes populares, e casas de café. Hopkins excursionou pela Europa como parte do ‘American Folk Blues Festival’ em 1964 com 'Wolf Howlin, e mais tarde turnê pelo Japão durante a década de 70.

E Lightnin' Hopkins se tornou uma estrela do blues internacional até a sua morte de câncer em 1982. Ele viajou por terras estrangeiras, mas seu coração sempre esteve em Dowling Street onde viveu entre amigos e vizinhos cujas vidas ele homenageou em suas canções. Sua fascinante propensão para improvisar letras para caber em qualquer situação fez dele um trovador do blues. Seu estilo instrumental único confunde até mesmo o músico mais experiente.

Lightnin' Hopkins - The Complete Aladdin Recordings (1991)

The Complete Aladdin Recordings (1991)
CD 1    CD 2


Personnel:
Lightnin' Hopkins (guitar, vocal); Wilson 'Thunder' Smith (piano, vocal); unknown drums
Tracklist CD 1:
01. Down Baby 02. L.A. Blues 03. Short Haired Woman 04. Can't Do Like You Used To 05. Katie Mae 06. I Can't Stay Here In Your Town 07. Feel So Bad Hopkins 08. West Coast Blues 09. Backwater Blues (That Mean Old Twister) 10. Big Mama Jump 11. Let Me Play With Your Poodle 12. Fast Mail Rambler 13. Woman, Woman 14. Thinkin' And Worryin' 15. Can't Get That Woman Off My Mind 16. You're Not Goin' To Worry My Life Anymore 17. Picture On The Wall 18. Someday Baby 19. Nightmare Blues 20. You're Gonna Miss Me 21. Sugar On My Mind 22. Come Back Baby
Tracklist CD 2:
01. Lightnin's Boogie 02. Baby You're not Going to Make a Fool Out of Me 03. Daddy Will Be Home One Day 04. Moon Rise Blues 05. Howling Wolf 06. Morning Blues 07. Have to Let You Go 08. Mama's Baby Child 09. Mistreated Blues 10. My California 11. Honey Babe 12. So Long 13. See See Rider 14. Unpredictable Woman 15. I Just Don't Care 16. Drinkin' Woman 17. Abilene 18. Shotgun 19. Rollin' and Rollin' 20. Tell it Like it Is 21. Miss Loretta

Lightnin' Hopkins - Complete Prestige Bluesville (1991)

Complete Prestige Bluesville (1991)
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4    CD 5    CD 6    CD 7: interview & cover


Personnel:
Lightnin' Hopkins (guitar, vocals); Billy Bizor (harmonica); Sonny Terry & Brownie McGhee (harmonica); Leonard Gaskin (bass); Samuel Charters (track performer); Donald Cooks (bass); Belton Evans (drums); Herb Lovelle (drums); Buster Pickens (piano); Spider Kilpatrick (drums)
Tracklist CD 1:
01. Rocky Mountain 02. Got To Move Your Baby 03. So Sorry To Leave You 04. Take A Trip With Me 05. Last Night Blues 06. Lightnin’s Stroke 07. Hard To Love A Woman 08. Conversation Blues 09. Automobile Blues 10. You Better Watch Yourself 11. Mean Old Frisco 12. Shinin’ Moon 13. Come Back Baby 14. Thinkin’ ‘Bout An Old Friend 15. The Walkin’ Blues 16. Back To New Orleans 17. Katie Mae 18. Down There Baby
Tracklist CD 2:
01. Black Gal 02. Baby Don’t You Tear My Clothes 03. Good Morning Little School Girl 04. Coffee Blues 05. Buddy Brown’s Blues (98 Degree Blues) 06. Wine Spodee-O-Dee 07. Sail on, Little Girl, Sail on 08. DC-7 09. Death Bells 10. Goin’ To Dallas To See My Pony Run 11. Jailhouse Blues 12. Blues In The Bottle 13. Beans, Beans, Beans 14. Catfish Blues 15. My Grandpa Is Old Too! 16. T Model Blues 17. Jackstropper Blues 18. You Cook All Right 19. You Never Miss Your Water 20. Let’s Do The Suzie Q 21. Smokes Like Lightning
Tracklist CD 3:
01. How Many More Years I Got To Let You Dog Me Around 02. Black Cadillac 03. Walkin’ This Road By Myself 04. The Devil Jumped The Black Man 05. My Baby Don’t Stand No Cheating 06. You Is One Black Rat 07. The Fox Chase 08. Mojo Hand 09. Mama Blues 10. My Black Name 11. Ida Mae 12. Prison Farm Blues 13. Worried Life Blues 14. Happy Blues For John Glenn 15. Sinner’s Prayer 16. Angel Child 17. I Got A Leak In This Old Building 18. Pneumonia Blues 19. Have You Ever Been Mistreated
Tracklist CD 4:
01. Blues Is A Feeling 02. Me And Ray Charles 03. In The Evening 04. Ain’t It Crazy 05. Last Night I Lost The Best Friend I Ever Had 06. Everything 07. I Work Down On The Chain Gang 08. Meet Me In The Bottom 09. Business You’re Doin’ 10. Wake Up Old Lady 11. Stranger Here 12. Don’t Embarrass Me, Baby 13. Little Sister’s Boogie 14. Goin’ Away 15. You Better Stop Her 16. I’m Wit’ It 17. Let’s Go Sit On The Lawn 18. I Woke Up This Morning
Tracklist CD 5:
01. Baby, Please Don’t Go 02. My Black Cadillac 03. It’s Crazy 04. Mojo Hand 05. My Babe 06. Short Haired Woman 07. Mean Old Frisco 08. Trouble In Mind 09. The Twister 10. Green Onion 11. Sun Goin’ Down 12. Come Go Home With Me 13. I’m A Stranger 14. I Got Tired 15. I Like To Boogie 16. I Asked The Bossman 17. I’m Taking A Devil Of A Chance 18. Just A Wristwatch On My Arm
Tracklist CD 6:
01. I Was Standing On 75 Highway 02. Get It Straight 03. I’m Going To Build Me A Heaven Of My Own 04. My Babe 05. Too Many Drivers 06. I’m A Crawling Black Snake 07. Rocky Mountain Blues 08. I Mean Goodbye 09. The Howling Wolf 10. Black Ghost Blues 11. Darling, Do You Remember Me? 12. Lonesome Graveyard 13. I Don’t Want To Do Nothing To You 14. You Is One Black Rat 15. Got Nowhere To Lay My Head 16. Just Boogyin’ 17. Take Me Back 18. I Was Down On Dowling Street
Tracklist CD 7: Lightnin' Hopkins as interviewed by Samuel Charters
01. I Growed Up With The Blues 02. My Family 03. I Learn About The Blues 04. I First Come Into Houston 05. I Meet Texas Alexander 06. They Was Hard Times 07. I Do My First Record And Get My Name 08. My Thoughts On The Blues

Lightnin' Hopkins & Sonny Terry - Last Night Blues (1961)

Lightnin' Hopkins & Sonny Terry - Last Night Blues (1961)

Tracklist:
01. Rocky Mountain 02. Got To Move Your Baby 03. So Sorry To Leave You 04. Take A Trip With Me 05. Last Night Blues 06. Lightnin's Stroke 07. Hard To Love A Woman 08. Conversation Blues

Lightnin' Hopkins - Rare Performances 1960-1979 (part 1)



Lightnin' Hopkins - Rare Performances 1960-1979 (part 2)


tags:
publicado por mara* às 12:46 | link do post | comentar