public enemies

Public Enemies - Johnny DeppA trilha sonora que embala o flme é de Elliot Goldenthal, um compositor americano de música clássica contemporânea, que já compôs trilhas para filmes famosos tais como: ‘A Time to Kill’, ‘Frida’, ‘Interview with the Vampire’, ‘Batman & Robin’ e outros. É um compositor original e de qualidade e em ‘Public Enemies’ não é diferente, com a trilha feita de faixas instrumentais e da compilação de standarts do jazz, como ‘Love me or leave me’, ‘The man I love’ e “Am I blue?’ na voz de Billie Holiday, além de Diana Krall cantando a famosa ‘Bye bye blackbird’.

O filme, que sem efeitos especiais mirabolantes, narra a vida do carismático e elegante criminoso John Dillinger, o maior adversário da polícia e figura admirada pelo povo. Famoso por seus crimes e fugas, Dillinger não era um ladrão comum, era inteligente e ousado. Ele sabia que dependia da fidelidade não apenas de seus amigos e comparsas, mas também do povo e ao invadir os bancos fazia questão de mostrar que não queria o dinheiro do trabalhador, apenas do banqueiro. Época em que as instituições financeiras também foram responsabilizadas pela crise econômica que assolava o país, Dillinger se transformou em celebridade. E não havia melhor escolha para viver o papel deste famoso ladrão de bancos do que Johnny Depp com o cinismo que lhe é peculiar. Tratado por todos como o Clark Gable da agência, Christian Bale também está perfeito como o agente Melvin Purvis, posto no encalço do idolatrado bandido pelo número um do FBI, J. Edgar Hoover.

Baseado no livro de Bryan Burrough, o filme se concentra mais na figura de Dillinger, abrindo pouco espaço para os seus companheiros de quadrilha, como Walter Dietrich, John 'Red' Hamilton e Baby Face Nelson, também venerados pelo povo norte-americano nos anos 30. E mostra ainda o relacionamento de Dillinger com a bela e simples Billie Frechette por quem se apaixonou e que lhe foi fiel. A triste ‘Bye Bye Blackbird’ os acompanha até o fim. ‘Public Enemies’ é mais um refinado e excitante trabalho de Michael Mann, também diretor, entre outros, dos excelentes ‘The Last of the Mohicans’ e ‘The Insider'.

diana krall - bye bye blackbird


soundtrack - Public Enemies

Public Enemies (2009)

Tracklist
01. Ten Million Slaves (Otis Taylor)
02. Chicago Shake (The Bruce Fowler Big Band)
03. Drive to Bohemia (Elliot Goldenthal)
04. Love Me or Leave Me (Billie Holiday)
05. Billie's Arrest (Elliot Goldenthal)
06. Am I Blue? (Billie Holiday & Her Orchestra)
07. Love in The Dunes (Elliot Goldenthal)
08. Bye Bye Blackbird (Diana Krall)
09. Phone Call to Billie (Elliot Goldenthal)
10. Nasty Letter (Otis Taylor)
11. Plane to Chicago (Elliot Goldenthal)
12. Guide Me O Thou Great Jehovah (Indian Bottom Association Old Regular Baptists)
13. Gold Coast Restaurant (Elliot Goldenthal)
14. The Man I Love (Billie Holiday)
15. JD Dies (Elliot Goldenthal)
16. Dark Was the Night, Cold Was the Ground (Blind Willie Johnson)

publicado por mara* às 09:42 | link do post | comentar