rodrigo leão

rodrigo leão

Rodrigo Leão é um músico do cenário português que nasceu em Lisboa e foi um dos fundadores de duas bandas: ‘Sétima Legião’ e ‘Madredeus’. A primeira teve um papel importante no panorama musical da década de 80 e a segunda é reconhecida também em nivel internacional. Ao lançar-se numa carreira solo e devido ao sucesso, e por consequência a falta de tempo, suspendeu a primeira banda e abandonou a segunda. Em 1993 lançou o primeiro álbum ‘Ave Mundi Luminare’ e dois anos depois o ‘Mysterium’, e foi aqui que Rodrigo Leão deixou os ‘Madredeus’. Em 1996 compôs ‘Theatrum’ e em 2000 ‘Alma Mater’, um dos mais marcantes álbuns de sua carreira. No ano seguinte lançou ‘Pasión’ e em 2004 ‘Cinema’ que lhe valeu um disco de ouro. Mais de dez anos depois de ‘Ave Mundi Luminar’ e dois anos após o sucesso de ‘Cinema’, Rodrigo Leão editou a primeira compilação: ‘O Mundo’, um álbum duplo com temas originais regravados e músicas inéditas, lançando um olhar sobre a sua carreira de 13 anos, com nome próprio e em seu trabalho nos ‘Sétima Legião’ e nos ‘Madredeus’.

ana vieira‘O Mundo’ resultou de uma escolha pessoal, com músicas que mais tocaram Rodrigo Leão, que por um lado explora um caminho inspirado pela música erudita e pela minimalista contemporânea e por outro há as canções mais pop. O hit do disco é ‘Voltar’, que num perfeito compasso colorido de acordeão e cordas que mais parece um carrossel vagaroso, e que tem a voz elegante e quase sem sotaque de Ana Vieira, que me encanta, e tem a capacidade de espantar pela beleza, conta a história de um amor perdido. No álbum, além de Ana Vieira, constante presença nas apresentações de Rodrigo Leão, tem-se as vozes de Beth Gibbons vocalista da banda britânica ‘Portishead’ em 'Lonely Carousel' da mesma forma como já havia surgido em ‘Cinema’; Ângela Silva, Adriana Calcanhotto, Lula Pena, Rosa Passos e Verónica Silva e dois coros.

Conheci Rodrigo Leão em uma madrugada chuvosa e fria, e insone. E na beleza das canções, na suavidade das vozes, na entrega da alma e no compasso ritmado entreguei vontades e abracei saudades. Rodrigo Leão é assim, ouve-se e sente-se.

beth gibbons - lonely carousel


O Mundo - The Best of Rodrigo Leão

O Mundo (1993-2006)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Rua da Atalaia 02. Voltar 03. À Espera de Sofia 04. La Solitude 05. Noche06. Tardes de Bolonha 07. Pasión 08. A Cidade Queimada 09. Rosa 10. A Janela 11. A Casa 12. Memórias 13. La Fête 14. Lonely Carousel

Tracklist CD 2
01. Carpe Diem 02. Amatorius 03. Alma Mater 04. Ave Mundi Luminar 05. A Espera 06. Final 07. Imortal 08. O Exercício 09. Ruínas 10. Ascensão 11. A Tragédia 12. Vita Brevis 13. O Novo Mundo

publicado por mara* às 19:10 | link do post | comentar