elton john

elton johnElton John ou Sir Elton Hercules John é um dos mais importantes cantores, compositores e músicos do Reino Unido, e tão extravagante quanto talentoso. Desde que estourou na cena musical na década de 70, Elton John foi alternadamente adorado, abominado, elogiado e criticado. Ao mesmo tempo, sua imagem era a de ícone do glam rock com um inegável dom para a elaboração de memoráveis canções pop. Suas encenações espetaculares lhe renderam uma legião de fãs e uma renda generosa, mas também o empurraram para os holofotes da mídia com repórteres analisando a sua orientação sexual, seu luxuoso estilo de vida, seus vícios em drogas e álcool e o seu transtorno alimentar, a bulimia. Quando se aproximou da meia-idade, no entanto, John começou a fazer um balanço de sua vida e carreira, se desfez do glamour e do brilho excessivo, tanto no palco quanto fora dele, venceu suas dependências químicas e distúrbios e voltou à atenção para outras preocupações. Desde o início da década de 90 doou todos os royalties das vendas de seus singles para caridade, principalmente para a pesquisa da AIDS, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. Seu comovente tributo a sua amiga Diana, Princesa de Gales, que morreu em um acidente de carro durante o verão de 1997, tornou-se a venda número um de todos os tempos, e os lucros foram destinados ao fundo de caridade criado em nome de Diana. John, também ajuda pessoas que se encontram na mesma situação em que ele esteve durante muitos anos como dependente químico. Ajudou o rapper Eminen a enfrentar seus problemas com as drogas. Como conseqüência, John finalmente foi capaz de colocar para descansar a imprensa negativa que o perseguiu no início de sua carreira.

John nasceu Reginald Kenneth Dwight no subúrbio de Pinner, Middlesex. Era uma criança acima do peso, usava óculos e era extremamente sensível. John embarcou em uma carreira musical no início dos anos 60, quando faltavam apenas duas semanas para os exames finais na ‘Royal Academy of Music’, ele abandonou a escola para perseguir seu sonho. Primeiro foi trabalhar para uma editora de música, onde atuou como mensageiro e servia chá. Para complementar sua renda, também tocava piano em bares e clubes e, finalmente, integrou o grupo de blues ‘Bluesology’. Foi durante este período que John montou seu nome artístico, uma combinação do nome do meio do vocalista do ‘Bluesology’, Long John Baldry, e o primeiro nome do saxofonista Elton Dean. Mais tarde acrescentou Hércules. Em 1968, através de um anúncio na revista de música britânica NME conheceu Bernie Taupin, que se tornaria seu colaborador nas composições. Em 1969, John lançou seu álbum de estréia, ‘Empty Sky’, que não trouxe em seu repertório nenhum sucesso imediato.

elton john

Começou então a trabalhar com produtores experientes do 'show business' e o lançamento do álbum ‘Elton John’, em 1970, o projetou como cantor de sucesso nos Estados Unidos e trouxe ao público um de seus maiores sucessos, a canção ‘Your Song’ em parceria com Bernie Taupin. Com Bernie seguiram-se diversos clássicos, ‘Daniel’, ‘Candle in the Wind’ (uma cativante ode à Marilyn Monroe), ‘Don't Let the Sun Go Down on Me’ e ‘Nikita’. O ano decisivo para John foi 1972, ‘Rocket Man’ foi o número um na América. Neste mesmo ano, John lançou a sua própria gravadora. Como as vendas disparadas, John cultivou um colorido, escandaloso e exagerado personagem com óculos bizarros e figurinos elaborados com strass e casacos de penas e foi apelidado de ‘Queen Mum of Pop’. E também viveu uma vida privada de luxo e excessos, que incluía uma frota de caros automóveis, várias casas luxuosas, e relacionamentos com homens e mulheres, todos contados em detalhes pela mídia.

elton john & bernie taupin

Elton John & Bernie Taupin

E John decidiu se aposentar do mundo da música e concentrar suas energias no time de futebol que ele havia comprado, o ‘Watford Football Club’. Na mesma época, ele admitiu publicamente a sua bissexualidade. A controvérsia que se seguiu teve seus efeitos pessoal e profissionalmente. A declaração realmente o machucou. Várias estações de rádio pararam de tocar seus discos e quando participou de uma partida de futebol do seu clube, vinte mil pessoas cantaram: Elton John é homossexual, tra-la-la. Para ajudá-lo a lidar com as pressões da fama e a dor da depressão, ele se voltou para o álcool e a cocaína, que usou e abusou por anos e anos. Em 1978, entediado e inquieto com o seu novo estilo de vida, John tentou voltar para a música pop e encontrar o colaborador certo provou ser uma luta. Mais uma vez, em 1983, juntou-se a Bernie Taupin. Durante as sessões de gravações do seu décimo sétimo álbum, ‘Too Low for Zero’, John conheceu a engenheira de som Renate Blauel com quem se casou. Menos de cinco anos depois, se separaram. Mais tarde John explicou que havia se casado para tentar se ‘curar’.

Os anos 90 viram John submetido a tratamento para o alcoolismo, abuso de drogas e bulimia. Uma vez que ele estava limpo e sóbrio, ele reconheceu publicamente sua homossexualidade e direcionou as suas energias e talento para ajudar os outros. Doou todos os royalties das vendas de seus singles na Inglaterra para a caridade. Dois anos mais tarde, ele fez o mesmo para os royalties de suas vendas individuais nos Estados Unidos. Em 1992, fundou a ‘Elton John AIDS Foundation’ para continuar a sua filantropia. Elton John cada vez mais conquistou o respeito como artista e humanitário. E acumulou vários prêmios. Pouco depois, em 1994, fez estrondoso sucesso com a trilha sonora do desenho animado ‘The Lion King’, produzido pela Disney.

elton john

Em 1997, no entanto, perdeu dois bons amigos em rápida sucessão o estilista Gianni Versace, assassinado em julho, e Diana, Princesa de Gales, que morreu em um acidente de carro no final de agosto. John apresentou uma versão retrabalhada de ‘Candle in the Wind’ no funeral de Diana que jurou nunca mais cantar em público novamente. Lançada como single em pouco tempo se tornou o mais vendido de todos os tempos. Elton John doou todos os proventos da gravação (US$ 47 milhões até o final de 1997) para o fundo de caridade criado em nome de Diana. O sucesso fenomenal de ‘Candle in the Wind’ fez com que John recebesse inúmeros prêmios e elogios. E para completar foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II em 1998 por suas realizações na música e contribuições para a caridade. Em 2001, Elton John voltou a um estilo mais simples de compor, com o piano em primeiro plano. Em 2005, voltou a estampar as páginas dos tablóides depois de anunciar o seu casamento com o canadense David Furnish. O casal trocou alianças em uma cerimônia discreta com a presença apenas de familiares.

elton john - duets

Duets (1993)

Tracklist
01. Teardrops (with K.D. Lang) 02. When I think about love (I Think about You) (with P.M. Dawn) 03. The power (with Little Richard) 04. Shakey ground (with Don Henley) 05. True love (with Kiki Dee) 06. If you were me (with Chris Rea) 07. A woman's needs (with Tammy Wynette) 08. Old friend (with Nik Kershaw) 09. Go on and on (with Gladys Knight) 10. Don't go breaking my heart (with Rupaul) 11. Ain't nothing like the real thing (with Marcella Detroit) 12. I'm your puppet (with Paul Young) 13. Love letters (with Bonnie Raitt) 14. Born to lose (with Leonard Cohen) 15. Don't let the sun go down on me (with George Michael) 16. Duets for one

elton john - the greatest hits 1970-2002

The Greatest Hits 1970-2002
CD 1    CD 2    CD 3

Tracklist CD 1
01. Your song 02. Tiny dancer 03. Honky cat 04. Rocket man (I Think it´s going to be a long) 05. Crocodile rock 06. Daniel 07. Saturday night´s alright for fighting 08. Goodbye yellow brick road 09. Candle in the wind 10. Bennie and the wind 11. Don´t let the sun go down on me 12. The bitch is back 13. Philadelphia freedom 14. Someone saved my life tonight 15. Island girl 16. Don´t go breaking my heart (with Kiki Dee) 17. Sorry seems to be the hardest word

Tracklist CD 2
01. Blue eyes 02. I´m still standing 03. I guess that´s why they call It the blues 04. Sad songs (say so much) 05. Nikita 06. Sacrifice 07. The one 08. Kiss the bride 09. Can you feel the love tonight? 10. Circle of life 11. Believe 12. Made in england 13. Something about the way you look tonight 14. Written in the stars (with Leann Rimes) 15. I want love 16. This train don´t stop there anymore 17. Song for guy

Tracklist CD 3
01. Levon 02. Border song 03. Lucy in the sky with diamonds 04. Pinball wizard 05. True love (with Kiki Dee) 06. Live like horses (with Luciano Pavarotti) 07. I don't wanna go on with you like that 08. Don't let the sun go down on me (with George Michael) 09. Your song (with Alessandro Safina)

elton john - bennie and the jets



tags:
publicado por mara* às 02:43 | link do post | comentar