sun records: o início do rock'n'roll

gravadora sun records A ‘Sun Records’ mais famosa ficava em Memphis, Tennessee, e foi a quarta. A primeira foi uma gravadora de Kent, Inglaterra, que operou de 1905 a 1910. A mesma empresa posteriormente lançaria discos sob o selo Imperial Records. A terceira ‘Sun Records’ foi de Toronto, Canadá no começo dos anos 20. A que ficava em Memphis começou a operar em 1952. Fundada por Sam Phillips mesmo com um equipamento de gravação precário e um lugar minúsculo, ficou conhecida por lançar astros como Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison e Johnny Cash. Phillips adorava o rhythm and blues e queria que o gênero alcançasse o público branco e passou a trabalhar com músicos negros. De 1950 a 1954, a ‘Sun Records’ gravou com vários músicos de blues que circulavam por Memphis como James Cotton, B.B. King, Howlin'Wolf, Little Milton e Rufus Thomas. O slogan da gravadora era: ‘We Record Anything, Anywhere, Anytime’. E foi o produtor e engenheiro de som, Jack Clement, que descobriu e lançou Jerry Lee Lewis enquanto o dono Sam Phillips viajava para a Flórida. A música de muitos artistas da ‘Sun Records’ foi a base da música popular e deu forma ao rockabilly, um dos primeiros sub-gêneros do rock’n’roll, tendo surgido no começo da década de 50, influenciando várias bandas, particularmente os Beatles.

sam phillipsSam C. Phillips era de Florence, Alabama. A sua ambição era tornar-se um advogado, mas teve que abandonar a escola para ajudar a sua tia e a mãe viúva. Tornou-se um disc jockey em 1942, no Alabama. Após uma série de trabalhos em outras estações de rádio, ele acabou em Memphis, Tennessee, em 1946. E em 1950 tinha dinheiro suficiente para abrir uma empresa para registrar os eventos locais e fazer gravações personalizadas. A empresa formada com um dos pioneiros disc-jockeys de rock Dewey Phillips e foi chamada de ‘Memphis Recording Service’ e ficava no número 706 da Union Avenue. Tendo contatos com Saul e Jules Bihari, donos da ‘Modern Records’, em Los Angeles a sua primeira gravação foi em 1950 com Phineas Newborn, um pianista de jazz. Em 1951, ele também começou uma associação com os irmãos Chess em Chicago com gravações de Howlin 'Wolf e Jackie Brenston, cantor e saxofonista norte-americano que gravou com a banda de Ike Turner a primeira versão da música proto-rock and roll ‘Rocket 88’. Sam Philips passou as gravações para a ‘Chess Records’ em Chicago, que lançou ‘Rocket 88’ como sendo de ‘Jackie Brenston and His Delta Cats’, ao invés de lançar no nome de Ike Turner.

Sam Phillips iniciou sua própria gravadora, a ‘Sun Records’ em 1952. Seu irmão Judd entrou na empresa para promover as músicas nas rádios, mas logo deixou a gravadora e foi, durante muitos anos, empresário de Jerry Lee Lewis. A primeira gravação da ‘Sun Records’ foi com ‘Little Walter’ Horton and Jack Kelly. ‘Drivin' Slow’ com Johnny London foi o primeiro registro para aparecer nas lojas de discos. ‘Cat Bear’ com o dic-jockey Rufus Thomas foi o primeiro hit da gravadora, uma resposta ao grande hit ‘Hound Dog‘ de Big Mama Thorton. Também houve gravações com grupos, e o maior sucesso foi com um grupo de detentos da Penitenciária do Estado de Nashville que se chamou ‘Prisonaires’. A gravação ‘Just Walkin' in the Rain’ escrita pelo vocalista Johnny Bragg foi transformado em um hit pop, quando Johnnie Ray gravou pela ‘Columbia Records’ em 1956.

Sam Phillips, Elvis Presley, Marion KeiskerAlém de fazer gravações de casamentos e transcrições para estações de rádio locais, a gravadora também registrava o que as pessoas queriam. Por quatro dólares um jovem motorista de caminhão de Memphis chamado Elvis Presley parou um dia na hora do almoço para gravar duas músicas para o aniversário de sua mãe. Sam Phillips não estava lá naquele dia, então Marion Keisker, a secretária, gravou Elvis. Ao terminar de cantar a primeira música, Marion decidiu fazer uma cópia da fita para tocar quando Sam voltasse. Ela não só tocou a música, como também aconselhou Sam Phillips a investir no jovem cantor. Oito meses depois, em 1954, quando ele precisava de um vocalista para a música ‘Without You’, chamou Elvis Presley. Elvis foi um desastre e Phillips perguntou-lhe o que mais ele sabia fazer. E Elvis cantou gospel e músicas de Dean Martin e disse que estava procurando uma banda e Sam o colocou em contato com Scotty Moore e Bill Black. Quando voltou aos estúdios, a primeira canção gravada foi ‘I Love You Because’ e algumas outras canções. Durante um intervalo, Elvis estava tocando violão e cantando ‘That's All Right, Mama’ um velho blues de Arthur ‘Big Boy’ Crudup e quando Sam Phillips ouviu pediu a Elvis que começasse de novo, pois, iria gravá-la. Sam Phillips reconheceu em Elvis o que ele vinha procurando, um cantor branco que parecia negro. E sabia que ‘That's All Right, Mama’ seria o primeiro single de Elvis Presley com ‘Blue Moon of Kentucky’ do outro lado do disco.

Sam Phillips e seus artistas misturaram country com blues para criar um som novo. Elvis gravou cinco singles para a ‘Sun Records’, cada uma delas combinando uma canção de blues de um lado com uma canção country do outro. O quinto single, ‘I Forgot to Remember to Forget’ chegou ao primeiro lugar nas paradas e ‘Mystery Train’ em décimo primeiro. E Elvis foi uma sensação em todo o sul e Sam Phillips sabia que não poderia mantê-lo quando seu contrato expirasse, portanto vendeu o seu contrato para a ‘RCA Victor’. Com o sucesso de Elvis, outros cantores jovens de country foram atraídos para a ‘Sun Records’. Entre eles estavam: Carl Perkins, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison e Charlie Rich. Sam Phillips logo abandonou as gravações de blues e concentrou-se nesta música nova, chamada rockabilly, uma combinação de música caipira com rock’n’roll.

gravadora sun records‘Sun Records’ produziu hit após hit. Carl Perkins estava à beira do estrelato com ‘Blue Suede Shoes’ apesar de uma versão cover enormemente popular de Elvis, mas foi envolvido em um sério acidente de automóvel que o deixou incapaz de lucrar com a sua popularidade. Jerry Lee Lewis teve dois grandes sucessos: ‘Whole Lotta Shakin' Goin' On’ e ‘Great Balls of Fire’, mas em uma excursão na Inglaterra, os jornais revelaram que Lewis tinha casado com uma menina de 13 anos de idade, embora não legalmente divorciado de sua esposa anterior o que levou a sua carreira à ruína. Jerry Lee Lewis continuou a gravar para a ‘Sun Records’ por vários anos, mas ele nunca se recuperou do escândalo. Johnny Cash foi provavelmente o artista mais consistente da gravadora, mas a deixou em 1958.

E assim, a ‘Sun Records’ tornou-se uma grande força nacional e internacional. Infelizmente, os grandes talentos deixaram o rótulo e não foram substituídos por artistas de porte semelhante ou talento. Em 1963, voltou para o status de uma marca regional. Em 1968, estava quase moribunda. Em 1969, Sam Phillips vendeu a ‘Sun Records’ para Shelby S. Singleton, Jr., um produtor de discos de muito sucesso pela gravadora ‘Mercury’. Singleton reconheceu o valor do catálogo e relançou nos EUA, uma série de álbuns pela gravadora ‘Sun International’. O material da ‘Sun Records’ é talvez o mais reeditado na história da indústria fonográfica, até aqueles guardados nos cofres já foram liberados. Por causa do interesse na etiqueta, muitos dos álbuns são muito procurados por colecionadores.

Imperfectly Perfect!! - Sam Phillips and Sun Records






Million Dollar QuartetNa noite de 4 de dezembro de 1956, uma sessão de gravação de improviso de rock’n’roll com os lendários Carl Perkins, Johnny Cash, Elvis Presley e Jerry Lee Lewis teve lugar na ‘Sun Records Studios’, em Memphis, Tennessee. Sam Phillips, o ‘pai do rock’n’roll’ e proprietário da gravadora, mais tarde apelidou os quatro como ‘Million Dollar Quartet’. Mais de 50 anos mais tarde, os amantes de música e frequentadores da Broadway puderam voltar no tempo para relembrar a história da indústria da música com ‘Million Dollar Quartet’, escrito por Colin Escott e Floyd Mutrux, e dirigido por Eric Schaeffer. Uma produção composta por seis membros que permaneceu fiel ao grupo original que ocupava o estúdio em 1956. Hunter Foster, como Sam Phillips, narra a produção, orientando os espectadores através da sessão de gravação única em que seus quatro maiores talentos estiveram reunidos. O quarteto é interpretado por Robert Britton Lyons como Perkins, Lance Guest como Cash, Levi Kreis como Lewis e Eddie Clendening como Presley. Elizabeth encarna Stanley Dyanne, uma cantora desconhecida que também era a namorada de Elvis Presley no momento. Grandes hits como: ‘That's All Right’ de Elvis, ‘Matchbox’ de Perkins, ‘Folsom Prison’ de Cash e ‘Great Balls of Fire’ de Lewis, foram todas cantadas pelos próprios atores. A maior parte do show consistiu em pequenos intervalos musicais e diálogos, ao invés do glamour dos shows da Broadway e ‘Million Dollar Quartet’ repetiu a história e permitiu que os que assistiam se sentissem como parte da magia musical daquela noite em Memphis.

 Million Dollar Quartet Broadway

jackie brenston & his delta cats - rocket 88


gravadora sun records - essential (2002)

Essential Sun Records (2002)
CD 1    CD 2

CD 1
01. Carl Perkins - Blue Suede Shoes
02. Jerry Lee Lewis - Whole Lotta Shakin' Goin' On
03. Johnny Cash - I Walk The Line
04. The Miller Sisters - Ten Cats Down
05. Roy Orbison - Ooby Dooby
06. Sonny Burgess - We Wanna Boogie
07. Warren Smith - Red Cadillac And A Black Moustache
08. Jerry Lee Lewis - Great Balls Of Fire
09. Johnny Cash - Mean Eyed Cat
10. Charlie Rich - Lonely Weekends
11. Carl Perkins - Boppin' The Blues
12. Conway Twitty - Crazy Dreams
13. Gene Simmons - Money, Money, Money
14. Jerry Lee Lewis - Break-Up
15. Carl Perkins - Put Your Cat Clothes On
16. Johnny Cash - Luther Played The Boogie
17. Narvel Felts - Kiss Me Baby
18. Ray Smith - Shake Around
19. Rosco Gordon - Shoobie Oobie
20. Roy Orbison - Rockhouse
21. Warren Smith - Rock 'n' Roll Ruby
22. Sonny Burgess - My Bucket's Got A Hole In It
23. Johnny Cash - Guess Things Happen That Way
24. Johnny Cash - Ballad Of A Teenage Queen
25. Carl Perkins - Pink Pedal Pushers
26. Billy Lee Riley - Red Hot
27. Barbara Pitman - I Need A Man
28. Jackie Brenston & His Delta Cats - Rocket 88
29. Little Junior Parker - Mystery Train
30. Billy Justis & His Orchestra - Raunchy

CD 02
01. Billy Lee Riley & His Little Green Men - Flyin' Saucer Rock'n'Roll
02. Bill Justis & His Orchestra - College Man
03. Carl Perkins - Honey Don't
04. Jerry Lee Lewis - Breathless
05. Johnny Cash - Folsom Prison Blues
06. Sonny Burgess - Red Headed Woman
07. Rufus Thomas - Bear Cat
08. Malcom Yelvington - Drinkin' Wine Spo-Dee-O-Dee
09. Little Junior Parker - Feelin' Good
10. The Jones Brothers - Gospel Train
11. Jerry Lee Lewis - Waiting For A Train
12. Carl Perkins - Matchbox
13. Carl Mann - Mona Lisa
14. Billy 'The Kid' Emerson - When It Rain It Pours
15. The Prisonaires - Just Walkin' In The Rain
16. Jerry Lee Lewis - Invitation To Your Party
17. The Rhythm Rockers - Jukebox, Help Me Find My Baby
18. Thomas Wayne - Tragedy
19. Warren Smith - So Long, I'm Gone
20. Doctor Ross - Jukebox Boogie
21. Charlie Rich - Whirlwind
22. Carl Mann - Pretend
23. Jerry Lee Lewis - High Scholl Confidential
24. Jerry Lee Lewis - Milkshake Mademoiselle
25. Joe Hill Louis - Boogie In The Park
26. Ray Harris - Come On, Little Mama
27. Johnny Cash - Rock Island Line
28. Wade & ~censored~ - Be Bop Baby
29. Jerry Lee Lewis - What'd I Say
30. Howlin' Wolf - How Many More Years

gravadora sun records - 50th anniversary (2002)

50th Anniversary Box (2002)
CD 1    CD 2    CD 3

CD 1: 25 All-Time Greatest Hits
01. Bear Cat (The Answer To Hound Dog) - Rufus "Hound Dog" Thomas, Jr.
02. Feelin' Good - Little Junior's Blue Flames
03. Mystery Train - Little Junior's Blue Flames
04. Folsom Prison Blues - Johnny Cash and The Tennessee Two
05. Blue Suede Shoes - Carl Perkins
06. Honey Don't - Carl Perkins
07. I Walk The Line - Johnny Cash and The Tennessee Two
08. Ooby Dooby - Roy Orbison and The Teen Kings
09. Boppin' The Blues - Carl Perkins
10. Dixie Fried - Carl Perkins
11. Matchbox - Carl Perkins
12. Whole Lotta Shakin' Going On - Jerry Lee Lewis
13. Red Hot - Billy Riley & His Little Green Men
14. Raunchy - Bill Justis & His Orchestra
15. Great Balls Of Fire - Jerry Lee Lewis and His Pumping Piano
16. Ballad Of A Teenage Queen - Johnny Cash and The Tennessee Two
17. Breathless - Jerry Lee Lewis and His Pumping Piano
18. Guess Things Happen That Way - Johnny Cash and The Tennessee Two
19. High School Confidential - Jerry Lee Lewis and His Pumping Piano
20. The Ways Of A Woman In Love - Johnny Cash and The Tennessee Two
21. Mona Lisa - Carl Mann
22. Lonely Weekends - Charlie Rich
23. What'd I Say - Jerry Lee Lewis and His Pumping Piano
24. Who Will The Next Fool Be - Charlie Rich
25. Cinnamon Girl - The Gentrys

CD 02: 25 Blues Classics
01. We All Gotta Go Sometime - Joe Hill Louis
02. Baker Shop Boogie - Willie Nix, The Memphis Blues Boy
03. Easy - Jimmy DeBerry & Walter Horton (Instrumental)
04. Bear Cat (The Answer To Hound Dog) - Rufus ?Hound Dog? Thomas
05. Feelin’ Good - Little Junior’s Blue Flames
06. Tiger Man (King Of The Jungle) - Rufus Thomas Jr.
07. Pinetop’s Boogie Woogie - Pinetop Perkins
08. Hydramatic Woman - Joe Hill Louis
09. The Hucklebuck - Earl Hooker
10. Mystery Train - Little Junior?s Blue Flames
11. Love Me Baby - Little Junior?s Blue Flames
12. Come Back Baby - Doctor Ross
13. Somebody Told Me - Little Milton
14. Straighten Up Baby - James Cotton
15. I’m Gonna Murder My Baby - Pat Hare
16. Cotton Crop Blues - James Cotton
17. The Boogie Disease - Doctor Ross
18. When It Rains It Pours - Billy (The Kid) Emerson
19. I Feel So Worried - Sammy Lewis with Willie Johnson
20. Red Hot - Billy ‘The Kid’ Emerson
21. Lookin’ For My Baby - Little Milton
22. Ain’t That Right - Eddie Snow
23. Go Ahead On - Guitar Red
24. The Chicken (Dance With You) - Rosco Gordon
25. Jelly Roll King - Frank Frost

CD 03: 25 Red-Hot Rockabilly Classics
01. We Wanna Boogie - Sonny Burgess
02. Slow Down - Jack Earls
03. Go! Go! Go! - Roy Orbison and the Teen Kings
04. Huh Babe* - Luke McDaniel
05. Rockin’ With My Baby - Malcolm Yelvington
06. Drinkin’ Wine - Gene Simmons
07. Everybody’s Trying To Be My Baby - Carl Perkins
08. Ubangi Stomp - Warren Smith
09. Come On Little - Mama Ray Harris
10. Give Me Some Love* - Harold Jenkins (Conway Twitty)
11. Flying Saucer Rock And Roll - Billy Riley and His Little Green Men
12. Put Your Cat Clothes On* - Carl Perkins
13. Ain’t Got A Thing - Sonny Burgess
14. Miss Froggie - Warren Smith
15. Rock Boppin’ Baby - Edwin Bruce (Ed Bruce)
16. Real Wild Child (Wild One)* - Jerry Lee Lewis
17. Flat Foot Sam - Tommy Blake
18. Fairlane Rock* - Hayden Thompson
19. Rock Baby, Rock It!* - Johnny Carroll
20. Good Lovin’ - Dickey Lee and The Collegiates
21. Judy - Rudy Grayzell
22. Right Behind You Baby - Ray Smith
23. Tootsie - Carl McVoy
24. Shake Around* - Ray Smith
25. Rockin’ Love - Carl Mann

tags:
publicado por mara* às 07:34 | link do post | comentar