nirvana

nirvana'Nirvana' popularizou o punk, pós-punk e o indie rock, como nenhuma outra banda. A estética e a ideologia do 'Nirvana' foram estritamente indie rock, enquanto as suas melodias eram pop, criando um som que era ao mesmo tempo ardente e melódico. Após o segundo álbum da banda, ‘Nevermind’ de 1991, nada foi a mesma coisa. O sucesso do ‘Nirvana’ pegou a indústria da música de surpresa. E logo se verificou que a banda não tinha certeza de como lidar com o sucesso também. Com Chris Novoselic jogando seu baixo para o alto, Kurt Cobain cantando ao vivo no estilo de Ian Curtis, o perturbado líder da sorumbática banda inglesa ‘Joy Division’, e a tradicional destruição ao vivo de instrumentos que foi imortalizada na performance de ‘Saturday Night Live’, o surgimento de perguntas sobre a instabilidade da banda foi inevitável. Cobain tornou-se destrutivo e suicida, apesar da sua capacidade de esconder do público até 1994, a extensão de seus problemas, quando o eletricista contratado para instalar um sistema de alarme em sua casa tropeçou no seu corpo. Kurt Cobain pode não ter sido capaz de superar o sucesso do ‘Nirvana’, mas o legado da banda permanece como uma das mais influentes na história do rock. Muitos críticos e historiadores aclamam o ‘Nirvana’ como a banda representativa da ‘Geração X’, um termo usado para descrever a geração de pessoas que nasceram entre 1965 e 1981. É considerada uma ‘geração perdida’, pois muitos entraram em um novo mundo fora das perspectivas utópicas, tendo que se conformar com um padrão de vida mais realista e consumista em pleno período de guerra fria. Após a sua morte, Kurt Cobain foi rapidamente ungido como o porta-voz dessa geração, bem como um símbolo de sua angústia.

Kurt Donald Cobain conheceu Krist Anthony Novoselic em 1985, em Aberdeen, uma pequena cidade madeireira vizinha a Seattle e que fazia parte do circuito underground juntamente com Portland. Enquanto Novoselic veio de uma família estável de imigrantes croatas, a infância de Cobain tinha sido um tumulto a partir do divórcio de seus pais. Cobain começou a tocar em bandas punk e Novoselic também tinha um intenso interesse no punk, o que significava que eles sentiam-se alienados da população caipira de Aberdeen. Em 1986, a dupla resolveu formar uma banda chamada ‘Stiff Woodies’, com Cobain na bateria, Novoselic no baixo, e um elenco rotativo de guitarristas e vocalistas. O grupo passou por mudanças de nome tão rapidamente como os guitarristas. Surgiram várias idéias, tais como ‘Skid Row’, ‘Pen Cap Chew’ e ‘Ted Ed Fred’, antes de Cobain, em 1988, decidir que iria tocar violão e cantar e que o nome da banda seria ‘Nirvana’, que sugeria algo belo ao invés de nomes mais punks. A banda trazia o baterista Chad Channing que substituiu Aaron Burkhart. Sua música foi inspirada no punk rock e no rock alternativo.

nirvana

Chad Channing, Chris Novoselic, Kurt Cobain (1988)

O interesse por um álbum crescia, não só na banda, mas por gravadoras independentes. Com o lançamento de ‘Bleach’, em 1989, foi realizada a primeira turnê pelos Estados Unidos. O álbum vendeu apenas 6 mil cópias, mas após o enorme sucesso do segundo álbum, os fãs começaram a adquirí-lo. Todas as canções foram escritas por Kurt Cobain, exceto ‘Love Buzz’, clássico do ‘Shocking Blue’ composto por Robby Van Leeuwen. O título do álbum seria ‘Too Many Humans’. Foi rebatizado quando Cobain encontrou um cartaz de prevenção à Aids enquanto dirigia para San Francisco. O cartaz aconselhava os viciados em heroína a desinfetarem as agulhas antes de a usarem, com o slogan ‘Bleach Your Works’. Em 1990, os membros originais Kurt Cobain no vocal e guitarra, e Chris Novoselic no baixo, recrutaram David Grohl a tocar bateria e a formação clássica do ‘Nirvana’ foi definida.

nirvana

David Grohl, Kurt Cobain, Chris Novoselic (1990)

O ano de 1991 chegou para entrar na história da música como início de uma nova era do rock. Kurt fez os primeiros esboços de sua canção mais famosa, ‘Smells Like Teen Spirit’, considerada uma das 20 melhores músicas da história, e o ‘Nirvana’ gravou o seu segundo álbum ‘Nevermind’ que conquistou a aclamação da crítica e o sucesso. Famoso pela sua variada sonoridade e principalmente pela sua capa, eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos, ainda continua sendo um dos trabalhos mais influentes do cenário musical. ‘Nevermind’ trouxe com ele um subgênero do rock alternativo, chamado 'grunge' pela imprensa e meios de comunicação da época. O título para a canção ‘Smells Like Teen Spirit’ foi inspirado no desodorante ‘Teen Spirit’. Depois de uma discussão com uma amiga sobre revolução juvenil, ela escreveu na parede 'Kurt smells like teen spirit'. Kurt achou realmente que podia ser capaz de incitar uma rebelião juvenil. Ele escreveu a música sem nunca ter usado o desodorante.

kurt cobain and courtney loveCobain casou-se com Courtney Love, a também desequilibrada líder da banda de rock indie ‘Hole’, anunciando em 1992, que estavam esperando um filho. Logo após o casamento, rumores de que o casal era consumidor de heroína começaram a circular e a força dos rumores só aumentou quando a banda cancelou vários shows. Cobain se queixava que estava sofrendo de problemas estomacais, mas os rumores continuaram sobre o uso da heroína, o que implicava que Courtney Love estava usando a droga durante a gravidez, de acordo com um artigo da ‘Vanity Fair’. Frances Bean Cobain nasceu em 1992, mas o casal lutou com o ‘Los Angeles Children's Services’, que alegou que eles eram pais impróprios, com base no artigo da ‘Vanity Fair’. No mesmo ano, 1992, é lançado o disco ‘Incesticide’ uma compilação da banda para encobrir a ausência de um álbum com músicas inéditas. A capa é uma pintura de Kurt Cobain. O patinho de borracha da contracapa também pertence ao cantor. Algumas cópias estrangeiras do álbum contêm um escrito de Kurt onde entre outras coisas, desabafa sobre sua então situação em relação ao sucesso.

‘In Utero’ é lançado em 1993. Foi o último álbum editado em vida por Kurt Cobain. As letras das músicas retratam o sentimento ao longo da gestação da filha de Kurt e também sobre o momento difícil que atravessava. O título seria uma metáfora para o fato de ele estar ‘nascendo de novo’. ‘In Utero’ é melancólico e pesado. Mas ainda se percebia um tom anárquico de influência punk nas músicas. Segundo alguns fãs e boa parte da crítica, é o melhor disco do ‘Nirvana’. O álbum inicialmente teria como título ‘I Hate Myself and I Want to Die’, favorito de Kurt, mas convenceram-no de que esse humor negro poderia gerar problemas. Outra polêmica girou em torno da música ‘Rape Me’, algumas grandes redes de lojas recusavam-se a vender o disco por causa dela, uma nova versão foi prensada e o nome foi substituído por ‘Waif Me’. A controvérsia começou a cercar novamente a banda. Cobain sofreu uma overdose de heroína, mas foi escondido da imprensa. Tempos depois Courtney Love chamou a polícia após Cobain se trancar no banheiro, ameaçando suicídio. Antes de lançar ‘In Utero’ Cobain ele já tinha sofrido outra overdose.

Em 1994 o 'Nirvana' embarcou em uma turnê européia. Na sequência de um concerto em Munique, Cobain permaneceu em Roma para férias com Courtney Love, ela acordou para descobrir que Cobain tinha tentado o suicídio por overdose de um tranqüilizante misturado com champanhe. Embora tivesse sido relatada como uma overdose acidental, o vocalista havia deixado uma nota de suicídio. Cobain voltou para Seattle, e seu desequilíbrio mental era evidente. A polícia foi chamada mais uma vez. Courtney Love e os integrantes do ‘Nirvana’ internaram Cobain na clínica ‘Exodus Recovery Center’, mas ele fugiu retornando para Seattle. No dia seguinte, Cobain se matou com um tiro de espingarda. Ele estava lutando contra a heroína, e nunca foi capaz de lidar com as pressões da fama. Desde sua morte, muitos fãs especularam se ele estava de fato morto, mas isso nunca foi comprovado. Depois de ‘Nirvana’, Dave Grohl teve sucesso também como o líder do ‘Foo Fighters’, e recentemente fundou com John Paul Jones e Josh Stone a banda ‘Them Crooked Vultures’, uma das bandas mais cultuadas do momento. Enquanto Novoselic se envolveu em vários outros projetos musicais, e também na política local.

nirvana - smells like teen spirit


nirvana - bleach (2009) (deluxe edition)

Bleach (2009)
(20th Anniversary Deluxe Edition)

Tracklist
01. Blew 02. Floyd the Barber 03. About a Girl 04. School 05. Love Buzz 06. Paper Cuts 07. Negative Creep 08. Scoff 09. Swap Meet 10. Mr. Moustache 11. Sifting 12. Big Cheese 13. Downer 14. Intro (Live) 15. School (Live) 16. Floyd the Barber (Live) 17. Dive (Live) 18. Love Buzz (Live) 19. Spank Thru (Live) 20. Molly s Lips (Live) 21. Sappy (Live) 22. Scoff (Live) 23. About a Girl (Live) 24. Been A Son (Live) 25. Blew (Live)

nirvana - nevermind (1991)

Nevermind (1991)

Tracklist
01. Smells Like Teen Spirit 02. In Bloom 03. Come As You Are 04. Breed 05. Lithium 06. Polly 07. Territorial Pissings 08. Drain You 09. Lounge Act 10. Stay Away 11. On A Plain 12. Something In The Way

nirvana - incesticide (1992)

Incesticide (1992)

Tracklist
01. Dive 02. Sliver 03. Stain 04. Been A Son 05. Turnaround 06. Molly’s Lips 07. Son Of A Gun 08. (New Wave) Polly 09. Beeswax 10. Downer 11. Mexican Seafood 12. Hairspray Queen 13. Aero Zeppelin 14. Big Long Now 15. Aneurysm

nirvana - in utero (1993)

In Utero (1993)

Tracklist
01. Serve The Servants 02. Scentless Apprentice 03. Heart-Shaped Box 04. Rape Me 05. Frances Farmer Will Have Her Revenge On Seattle 06. Dumb 07. Very Ape 08. Milk It 09. Pennyroyal Tea 10. Radio Friendly Unit Shifter 11. Tourette’s 12. All Apologies

‘With the Lights Out’ é um box de raridades, contendo 3 CDs e 1 DVD. Foi lançado em 2004 com faixas originais e uma gravação ao vivo de um show de 1990 em Portland, no 'Oregon's Pine Street Theatre'. O título refere-se à frase ‘com as luzes apagadas, é menos perigoso’ do sucesso ‘Smells Like Teen Spirit’.

nirvana - with the lights out (2004)

With the Lights Out (2004)
CD 1    CD 2    CD 3

Tracklist CD 1
01. Heartbreaker (Live, 1987 (First Nirvana Show)) 02. Anorexorcist (Radio Performance, 1987) 03. White Lace and Strange (Radio Performance, 1987) 04. Help Me I’m Hungry (Radio Performance, 1987) 05. Mrs. Butterworth (Rehearsal Recording, 1988) 06. If You Must (Demo, 1988) 07. Pen Cap Chew (Demo, 1988) 08. Downer (Live, 1988) 09. Floyd the Barber (Live, 1988) 10. Raunchola/Moby Dick (Live, 1988) 11. Beans (Solo Acoustic, Undated) 12. Don’t Want It All (Solo Acoustic, Undated) 13. Clean Up Before She Comes (Solo Acoustic, Undated) 14. Polly (Solo Acoustic, 1988) 15. About a Girl (Solo Acoustic, 1988) 16. Blandest (Demo, 1988) 17. Dive (Demo, 1988) 18. They Hung Him on a Cross (Demo, 1989) 19. Grey Goose (Demo, 1989) 20. Ain’t It a Shame (Demo, 1989) 21. Token Eastern Song (Demo, 1989) 22. Even in His Youth (Demo, 1989) 23. Polly (Demo, 1989)

Tracklist CD 2
01. Opinion (Solo Acoustic, 1990) 02. Lithium (Solo Acoustic, 1990) 03. Been A Son (Solo Acoustic, 1990) 04. Sliver (Solo Acoustic, 1989) 05. Where Did You Sleep Last Night (Solo Acoustic, 1989) 06. Pay To Play (Demo, 1990) 07. Here She Comes Now (Demo, 1990) 08. Drain You (Demo, 1989) 09. Aneurysm (Demo, 1990) 10. Smells Like Teen Spirit (Rehearsal Demo, 1991) 11. Breed (Rough Mix, 1991) 12. Verse Chorus Verse (Outtake, 1991) 13. Old Age (Outtake, 1991) 14. Endless, Nameless (Radio Appearance, 1991) 15. Dumb (Radio Appearance, 1991) 16. D-7 (Radio Appearance, 1990) 17. Oh, the Guilt (B-Side, 1992) 18. Curmudgeon (B-Side, 1992) 19. Return of the Rat (Outtake, 1992) 20. Smells Like Teen Spirit (Butch Vig Mix) (Recorded May, 1991)

Tracklist CD 3
01. Rape Me (Solo Acoustic, 1992) 02. Rape Me (Demo, 1992) 03. Scentless Apprentice (Rehearsal Demo, 1992) 04. Heart-Shaped Box (Demo, 1993) 05. I Hate Myself And I Want To Die (B-Side, 1993) 06. Milk It (Demo, 1993) 07. M. V. (Demo, 1993) 08. Gallons Of Rubbing Alcohol Flow Through The Strip (B-Side, 1993) 09. The Other Improv (Demo, 1993) 10. Serve The Servants (Solo Acoustic, 1993) 11. Very Ape (Solo Acoustic, 1993) 12. Pennyroyal Tea (Solo Acoustic, 1993) 13. Marigold (B-Side, 1993) 14. Sappy (Retitled “Verse Chorus Verse” For Release) (B-Side, 1993) 15. Jesus Doesn’t Want Me For A Sunbeam (Rehearsal Demo, 1994) 16. Do Re Mi (Solo Acoustic, 1994) 17. You Know You’re Right (Solo Acoustic, 1994) 18. All Apologies (Solo Acoustic, Undated)

publicado por mara* às 17:04 | link do post | comentar