woodstock e a geração das flores, da paz e do amor

woodstockTrês dias de música e descontração no auge do movimento hippie. Em 15 de agosto de 1969, começou ao norte de Nova York um festival de rock em que se apresentaram os mais conhecidos músicos do gênero. Quase meio milhão de pessoas, muito mais do que o esperado, festejaram durante três dias. O evento é considerado desde então o auge do movimento hippie. Ninguém tinha mais de 30 anos entre os 400 mil jovens que acamparam, comendo, bebendo, dormindo e fazendo amor ao ar livre. E fumando maconha. Quem esteve em Woodstock afirma que foi a maior manifestação de paz de todos os tempos. O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Para as más línguas, a descontração foi resultado puro do enorme consumo de drogas praticado durante o evento pelos jovens representantes da ‘geração das flores’.

woodstockO que estava planejado era algo totalmente diferente. Woodstock foi um festival de música anunciado como ‘Uma Exposição Aquariana’, organizado na propriedade rural de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, Nova York, de 15 a 18 de agosto de 1969. Woodstock surgiu dos esforços de Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Os quatro reuniram-se inicialmente para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a idéia evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre. Contavam com no máximo uns 80 mil hippies. Mas, ainda antes de a festa começar, não parava de chegar gente para ouvir The Who, Jimmy Hendrix, Joan Baez, Stills & Nash, Jefferson Airplane, no total, trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Logo foi preciso desmontar as cercas da fazenda, o que ocorreu com toda a calma, porque o pessoal não era de arruaça. Max Yasgur não cabia em si de contentamento.


woodstockO festival em Woodstock não foi o primeiro a ser realizado ao ar livre em fins da década de 60. E, para os hippies de verdade, até hoje o festival de Monterey, realizado na Califórnia no verão setentrional de 1967, continua sendo o acontecimento. Mas a ele compareceram apenas 50 mil pessoas. Woodstock reuniu pelo menos oito vezes mais. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como uma dos maiores momentos na história da música popular. Em 1969, na verdade, já tinha quase passado a grande euforia da rebelião. Os estudantes de Paris, Berlim e Berkeley tinham desmontado suas barricadas e retornado às salas de aula. Na Casa Branca, estava instalado Richard Nixon, que incorporava todos os clichês do governante reacionário em velhos moldes. E o que Woodstock representou, no fundo, foi a rejeição aos Estados Unidos que Nixon representava. Nada expressou tão bem essa rejeição quanto a guitarra de Jimmi Hendrix, entoando o hino nacional entrecortado pelos sons de bombas. Um ano antes de sua morte, o astro consagrava-se como o maior guitarrista de rock de todos os tempos.

Hoje Woodstock tem a aura de um mito, provavelmente também por representar o crepúsculo do movimento hippie. Poucos dias antes, o clã de Charles Manson havia cometido assassinatos bárbaros ao som de rock e no embalo das drogas, matando entre outras pessoas a atriz Sharon Tate, esposa do cineasta Roman Polanski. Ainda no mesmo ano, o rock chegou ao fundo do poço, num concerto dos ‘Rolling Stones’ em Altamont, na Califórnia, em que os ‘Hell's Angels’, que compunham a segurança do grupo, apunhalaram um negro diante do palco. O festival do amor e da paz rendeu lucros para seus organizadores, que ganharam com os áudios e vídeos produzidos sobre o evento. Na lembrança, permanece a imagem de um mar de lama preenchido pelo lixo deixado pelos participantes: a chuva que caiu em Woodstock só fez reforçar o mito. (por Jens Thurau)

Curiosidades sobre Woodstock

- A banda ‘Grateful Dead’ tocou durante a chuva. Alguns membros da banda tomaram choques durante a sua apresentação.

- ‘The Doors’ inicialmente concordaram em tocar, pois acharam que o festival fosse ocorrer no Central Park, mas decidiram ir contra a idéia quando souberam que o festival ocorreria em uma fazenda isolada da cidade. Além disso, Morrison tinha a idéia de que alguém atiraria nele e o mataria quando o mesmo pisasse no palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico ‘Let’s Go Get Stoned’.

- O grande Jimi Hendrix estava agendado para tocar no domingo, mas, pelas ocorrências inesperadas, acabaram por tocar na manhã de segunda-feira, quando restavam apenas 35.000 pessoas.

- A banda canadense ‘Lighthouse’ estava certa de que tocaria no festival, mas, no final, acabaram decidindo por não tocar, pois temeram que aquilo fosse uma cena ruim para a banda. Mais tarde, alguns membros do grupo disseram que se arrependeram da decisão.
- Os promotores entraram em contato com John Lennon, pedindo para que os ‘The Beatles’ tocassem no festival. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser se a ‘Plastic Ono Band’, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores o recusaram.

- Para comemorar os 25 anos do superevento, 250 mil pessoas se reuniram no Woodstock ‘94, em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólares para ouvir 40 bandas, entre eles o Nine Inch Nails, Aerosmith, Metallica, Green Day, Red Hot Chili Peppers e músicos como Peter Gabriel, Carlos Santana e Joe Cocker. Outra edição ocorreu em 1999, registrando altos índices de violência. O evento mostrou-se economicamente inviável, e foi a última tentativa, fracassada, de reviver o mito de ‘paz e amor’ do Woodstock original.

woodstock

O festival reuniu cerca de 500 mil pessoas na fazenda de 600 acres de Max Yasgur, em Bethel. Apesar de se chamar Woodstock, o festival aconteceu em Bethel, uma cidadezinha a uma hora e meia de distância. O motivo? A insatisfação dos moradores de Woodstock, receosos com a contracultura que o festival prometia.

woodstock
woodstock
woodstock
woodstock
woodstock

woodstock: the 25th anniversary collection(1969)

Woodstock: The 25th Anniversary Collection (1969)
(Three days of peace and music)
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4

Tracklist CD 1
01. Richie Havens - Handsome Johnny
02. Richie Havens - Freedom
03. Country Joe McDonald - The 'Fish' Cheer/Die Rag
04. John B. Sebastian - Rainbows All Over Your Blues
05. John B. Sebastian - I Had A Dream
06. Tim Hardin - If I Were a Carpenter
07. Melanie - Beautiful People
08. Arlo Guthrie - Coming Into Los Angeles
09. Arlo Guthrie - Walking Down The Line
10. Joan Baez - Joe Hill
11. Joan Baez - Sweet Sir Galahad
12. Joan Baez - Drug Store Truck Drivin' Man
13. Santana - Soul Sacrifice
14. Mountain - Blood Of The Sun
15. Mountain - Theme For An Imaginary Western

Tracklist CD 2
01. Canned Heat - Leaving This Town
02. Canned Heat - Going Up The Country
03. Creedence Clearwater Revival - Commotion
04. Creedence Clearwater Revival - Green River
05. Creedence Clearwater Revival - Ninety-Nine And A Half (Won't Do)
06. Creedence Clearwater Revival - I Put A Spell On You
07. Janis Joplin - Try
08. Janis Joplin - Work Me Lord
09. Janis Joplin - Ball & Chain
10. Sly & The Family Stone - Medley: Dance To The Music/Music Lover/I Want To Take You Higher
11. The Who - We're Not Gonna Take It

Tracklist CD 3
01. Jefferson Airplane - Volunteers
02. Jefferson Airplane - Somebody To Love
03. Jefferson Airplane - Saturday Afternoon/Won't You Try
04. Jefferson Airplane - Uncle Sam Blues
05. Jefferson Airplane - White Rabbit
06. Joe Cocker - Let's Go Get Stoned
07. Joe Cocker - With A Little Help From My Friends
08. Country Joe & The Fish - Rock & Soul Music
09. Ten Years After - I'm Going Home
10. The Band - Long Black Veil
11. The Band - Loving You Is Sweeter Than Ever
12. The Band - The Weight
13. Johnny Winter - Mean Town Blues

Tracklist CD 4
01. Crosby, Stills, & Nash - Suite: Judy Blue Eyes
02. Crosby, Stills, Nash & Young - Guinnevere
03. Crosby, Stills, Nash & Young - Marrakesh Express
04. Crosby, Stills, Nash & Young - 4 + 20
05. Crosby, Stills, Nash & Young - Sea Of Madness
06. Crosby, Stills, & Nash - Find The Cost Of Freedom
07. Paul Butterfeild Blues Band - Love March
08. Sha Na Na - At The Hop
09. Jimi Hendrix - Voodoo Chile (Slight Return)/Stepping Stone
10. Jimi Hendrix - Star Spangled Banner
11. Jimi Hendrix - Purple Haze

joe cocker - let's go get stoned



publicado por mara* às 01:21 | link do post | comentar