the hot spot

the hot spot‘The Hot Spot’ é um filme ‘noir ‘ de 1990 dirigido por Dennis Hopper e tem como protagonista, Don Johnson, conhecido por seu papel na série de TV ‘Miami Vice’, sucesso mundial nos anos 80. Baseado no romance ‘Hell Hath No Fury’ de Charles Williams o filme é uma mistura de sexo e criminalidade. É a história do oportunista Harry Madox (Don Johnson) preso entre duas mulheres, Gloria Harper (Jennifer Connelly) e Dolly Harshaw (Virginia Madsen) em uma teia de adultério, chantagem, traição e assassinato. Don Johnson é surpreendentemente eficaz. Madox e Don Johnson se encaixam perfeitamente. De certa forma, a fórmula de ‘Hot Spot’ é algo que já vimos antes e que pode ser facilmente esquecido. Em um dia quente, Harry Madox chega numa pequena cidade do Texas, um tipo de cidade onde o xerife local pacientemente examina o recém-chegado com olhar de predador e os vizinhos espionam uns aos outros com binóculos.

Madox está só de passagem. Ele entra no bar para tomar uma cerveja. Enquanto os outros clientes assistem as exóticas dançarinas de topless se contorcendo em postes, a única emoção que demonstra é o tédio. Mas, Madox não é impermeável ao charme feminino. Saindo do bar, ele avista uma bela mulher passeando com seu cachorro e a segue instintivamente até a ‘Harshaw Motors’, uma concessionária de carros usados onde consegue um emprego como vendedor. George Harshaw (Jerry Hardin) é o dono da loja e a bela morena é a sua tímida e doce secretária de 19 anos chamada Gloria Harper (Jennifer Connelly). Instalado em um quarto do motel da cidade, onde nada se move no calor escaldante apenas os ânimos e as paixões chiam sob os raios do sol implacável, Madox ao mesmo tempo em que tem uma série de castos encontros amorosos com Glória ele também mergulha em uma relação sexual insaciável com a exuberante Dolly (Virginia Madsen), esposa de seu patrão.

jack nitzsche‘The Hot Spot’ é cheio de clichês. Destaca as diferenças físicas entre as duas personagens femininas, e há uma abundância de contrastes entre a beleza efêmera de Glória e a explosiva Dolly. Glória se veste com tons claros e tecidos delicados, e suas cenas são cheias de luz. Dolly, por outro lado, veste-se com cores fortes e se contorce em lençóis de cetim ou no banco traseiro de um carro. Madox idolatra Gloria e vislumbra com ela um futuro que ele anseia, construído sobre o velho clichê de que o homem pode ser redimido pelo amor de uma ‘boa mulher’. Dolly é a sua fantasia, e da maioria dos homens, a mulher sedutora que promete e oferece um passeio de montanha-russa numa variação sexual selvagem. Tema freqüente em filme ‘noir’, a idéia do homem corrompido por uma ‘femme fatale’. Mas, a mulher ideal é a virginal e serena Glória. Ironicamente, é a ‘boa mulher’ que induz Madox ao assassinato, e não a fêmea de sangue quente e que usa todos os truques para manipular.

O filme não tem nada de especial. A trilha sonora, composta por Jack Nitzsche, é que é um excelente trabalho. E ‘The Hot Spot’ é insignificante para merecer a música deste calibre. Jack Nitzsche com ambições de se tornar um saxofonista de jazz, foi um arranjador, produtor, compositor de trilha sonora. Chegando a ganhar um Oscar pela música ‘Up Where We Belong’, do filme ‘An Officer and a Gentleman’, em ‘The Hot Spot’ uniu o maior músico de jazz do século 20 com um dos maiores músicos de blues do mundo. ‘The Hot Spot’ mistura o trompete solitário de Miles Davis com o blues na voz sussurrada de John Lee Hooker, na guitarra de Taj Mahal e na inigualável guitarra slide de Ry Cooder. Há momentos de rara beleza. A trilha musical de ‘The Hot Spot’ é o casamento perfeito do blues com o jazz. Esqueça o filme. Concentre-se em sua música que é de valor absoluto.

miles davis & john lee hooker - coming to town


the hot spot (1990) soundtrack

The Hot Spot: Original Motion Picture Soundtrack (1990)

Personnel: Miles Davis (trumpet); John Lee Hooker (guitar, vocals); Taj Mahal (guitar, vocals); Tim Drummond (bass); Bradford Ellis (keyboards); Earl Palmer (drums); Roy Rodgers (slide guitar)
Tracklist: 01. Coming to Town 02. Empty Bank 03. Harry's Philosophy04. Dolly's Arrival 05. Harry and Dolly 06. Sawmill 07. Bank Robbery 08. Moanin' 09. Gloria's Story 10. Harry Sets up Sutton 11. Murder 12. Blackmail 13. End Credits

publicado por mara* às 05:40 | link do post | comentar