jerry lee lewis

Jerry Lee LewisUm dos pioneiros do rock’n’roll nascido do blues e do country no final da década de 50 no sul dos Estados Unidos, Jerry Lee Lewis é um dos sobreviventes da era em que cantar e interpretar era o essencial na música. A história de Lewis se confunde com a do início do rock. Em 1956, aos 21 anos, o Killer - apelido dado por um amigo de escola após uma briga de Lewis com um professor - conseguiu uma audição com Sam Phillips, proprietário da gravadora ‘Sun Records’, que procurava artistas brancos capazes de domesticar e vender a música negra e que tinha a esperança de que Lewis pudesse ser o substituto de Elvis, que acabara de assinar com outra gravadora. No ano seguinte, o cantor estourou nos Estados Unidos e com sua performance ao piano, antecipou o comportamento selvagem que influenciou gerações. Tão meteórica como sua ascensão às paradas foi sua queda. Em 1968, Lewis foi excursionar na Inglaterra e viu sua carreira ser demolida depois da descoberta do seu casamento com sua prima de 13 anos, Myra Brown. Depois do fato consumado, Lewis vagou pela história nos anos seguintes sem guardar grandes recordações.

Na década de 70 voltou à ativa dando mais ênfase ao lado country de seu estilo. Sua imagem nos anos seguintes foi bastante desgastada por frequentes escândalos envolvendo espancamento de suas mulheres, morte de seus dois filhos em um acidente de carro, problemas com alcoolismo e diversas cirurgias no estômago. Em 1985 chegou a ficar em coma e seu estômago teve que ser extirpado em virtude de uma úlcera que nunca se curou. Em 1996 sofreu o seu terceiro ataque cardíaco. Parte de sua ascensão e queda foi levada às telas de cinema, em 1989, com o filme ’Great Balls of Fire’, baseado no livro biográfico de Myra e com Dennis Quaid no papel principal. O primo Jimmy retratado no filme, um evangélico que tentava mudar os rumos da vida de Lewis convertendo-o a Cristo é Jimmy Swagart, primo de Jerry Lee na vida real e que mais tarde viria a se tornar um famoso pregador televisivo. Nos anos 80, o cinema o homenageou em um cult movie, ‘Breathless’. O personagem de Richard Gere, Jesse Lujack, era fanático pela música de Lewis. Em uma cena do filme, ele ouve ‘Great Balls of Fire’ a bordo de um Porsche roubado.

Million Dollar Quartet: Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley e Johnny Cash (1956)

Jerry Lee Lewis nasceu em Lousiana, e desde cedo foi influenciado por música evangélica e country. Teve a sorte de ser apoiado em sua musicalidade pelos pais, que chegaram a hipotecar a casa para comprar-lhe um piano, que ainda criança tocava, com técnica e estilo inéditos. A grande virada musical ocorreu quando conheceu e se apaixonou pelo jazz feito pelos negros americanos. Hoje, aos 74 anos, seus shows são curtos e a conversa com a platéia é escassa. Em 2005, ele ganhou da ‘Record Academy’, um prêmio pelo conjunto de sua obra. Depois de anos sem gravar nada, Lewis lançou em 2006 o álbum ‘Last Man Standing’ com uma formação que inclui Eric Clapton, B. B. King, Bruce Springsteen, Mick Jagger e Keith Richards. O álbum foi sucesso de público e de crítica, sendo considerado por muitos como um dos melhores álbuns da sua carreira.

jerry lee lewis & eric clapton - trouble in mind


Jerry Lee Lewis - The Essential Sun Collection (1999)

The Essential Sun Collection (1999)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Crazy Arms 02. End of the Road 03. Whole Lotta Shakin' Goin' On 04. It'll Be Me 05. Great Balls of Fire 06. You Win Again 07. Mean Woman Blues 08. Breathless 09. Down the Line 10. High School Confidential 11. Fools Like Me 12. Return of Jerry Lee 13. Lewis Boogie 14. Break Up 15. I'll Make It All Up to You 16. I'll Sail My Ship Alone 17. Lovin' Up a Storm 18. Big Blon' Baby

Tracklist CD 2
01. Let's Talk About Us 02. Ballad of Billy Joe 03. Little Queenie 04. I Could Never Be Ashamed of You 05. Baby Baby Bye Bye 06. Old Black Joe 07. Hang up My Rock & Roll Shoes 08. John Henry 09. When I Get Paid 10. What'd I Say 11. Livin' Lovin' Wreck 12. Cold, Cold Heart 13. It Won't Happen With Me 14. Save the Last Dance for Me 15. Bonnie B. 16. Sweet Little Sixteen 17. Good Golly Miss Molly 18. Teenage Letter

Jerry Lee Lewis - Last Man Standing (2006)

Last Man Standing (2006)

Tracklist
01. Rock and Roll - Jimmy Page
02. Before the Night Is Over - B.B. King
03. Pink Cadillac - Bruce Springsteen
04. Evening Gown - Mick Jagger, Ronnie Wood
05. You Don't Have to Go - Neil Young
06. Twilight - Robbie Robertson
07. Travelin' Band - John Fogerty
08. That Kind of Fool - Keith Richards
09. Sweet Little Sixteen - Ringo Starr
10. Just a Bummin' Around - Jerry Lee Lewis
11. Honky Tonk Woman - Kid Rock
12. What's Made Milwaukee Famous - Rod Stewart
13. Don't Be Ashamed of Your Age - George Jones
14. Couple More Years - Willie Nelson
15. Ol' Glory - Toby Keith
16. Trouble in Mind - Eric Clapton
17. I Saw Her Standing There - Little Richard
18. Lost Highway - Delaney Bramlett
19. Hadacol Boogie - Buddy Guy
20. What Makes the Irish Heart Beat - Don Henley
21. Pilgrim - Kris Kristofferson

publicado por mara* às 14:16 | link do post | comentar