the instruments of classical music

Música
É definida, tradicionalmente, como a arte de combinar sons para obter efeitos expressivos. Pode também ser compreendida como a arte de combinar som e silêncio. A partir de experiências revolucionárias da música contemporânea admite-se até a música feita só de ruídos ou silêncio.

Música erudita ocidental
Assim como em outras culturas, no ocidente distingue-se a música popular, de bases coletivas, da música erudita, cujo código nem sempre é acessível a todos. Essas duas vertentes ora se tocam, ora se afastam, a ponto de uma criar transformações na outra. A história da música erudita ocidental está associada à Igreja, às cortes, aos salões da burguesia, às salas de concerto e às universidades.

Orquestra
Uma orquestra é um agrupamento instrumental utilizado, sobretudo, para a execução de música erudita. Pequenas orquestras são denominadas orquestras de câmara. Orquestras completas são chamadas de orquestras sinfônicas ou orquestras filarmônicas. Essas denominações denotam a maneira que é sustentada a orquestra. A orquestra filarmônica é sustentada por uma instituição privada, ficando assim a sinfônica mantida por uma instituição pública. Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em atuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida. Em alguns casos, uma orquestra pode incluir músicos ‘free-lancers’ para tocar instrumentos específicos que não compõem o conjunto oficial: por exemplo, nem todas as orquestras têm um harpista ou um saxofonista.

Uma orquestra sinfônica dispõe cinco classes de instrumentos:
- as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas)
- as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes)
- os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas)
- os instrumentos de percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bumbo, pratos, carrilhão sinfónico, etc.)
- os instrumentos de teclas (piano, cravo, órgão)

Entre estes grupos de instrumentos e em cada um deles existe uma hierarquia. Cada secção (ou grupo de instrumentos) provê um solista (ou principal) que será o protagonista dos solos e da liderança do grupo. Os violinos são divididos em dois grupos: primeiros violinos e segundos violinos, o que pressupõe dois principais. O principal dos primeiros violinos é designado como chefe não só de toda a secção de cordas, mas de toda a orquestra, subordinado unicamente ao maestro, esse violinista é denominado ‘spalla’. Nos metais, o primeiro trombonista é o líder, enquanto que nas madeiras esse papel cabe ao primeiro oboísta.

The Instruments of Classical Music (1990)

clique nas imagens para o download

The Instruments of Classical Music Vol. 1 The Flute (1990)    The Instruments of Classical Music Vol. 2 The Oboe (1990)

The Instruments of Classical Music Vol. 3 The Trumpet (1990)    The Instruments of Classical Music Vol. 4 The Horn - Corno da Caccia (1990)

The Instruments of Classical Music Vol. 5 The Violin    The Instruments of Classical Music Vol. 6 The Cello

The Instruments of Classical Music Vol. 7 The Piano    The Instruments of Classical Music Vol. 8 The Organ

The Instruments Of Classical Music Vol. 9 The Harpsichord    The Instruments of Classical Music Vol. 10 The Guitar and Lute

publicado por mara* às 21:29 | link do post | comentar