british rock’n’roll

posts relacionados
british jazz
british blues

British Rock’n’RollConsiderado, por muitos, como inferior ao da versão norte-americana, o rock britânico no entanto, foi um fator chave para o desenvolvimento posterior que em 1964, liderada pelos Beatles, levou à ‘British Invasion’, e que teve um impacto considerável em todo o mundo. As tentativas iniciais de imitar o rock’n’roll norte-americano aconteceram na Grã-Bretanha em meados dos anos 50, mas os termos ‘rock music’ e ‘rock’ geralmente se referiam à música derivada do ‘blues-rock’ e outros gêneros que surgiram durante a década de 60. O termo é frequentemente usado em combinação com outros termos para descrever uma variedade de sub-gêneros. E tendeu a ser mais orientado para o mercado de discos, enfatizando o virtuosismo e o desempenho dos artistas. Embora muito diverso o rock britânico já produziu muitos dos mais importantes grupos e artistas e iniciou ou desenvolveu significativamente muitos dos mais influentes sub-gêneros, incluindo beat music, progressive rock, heavy metal, punk, post punk, new romanticism e indie rock.

wee willie harrisNa década de 50 a Grã-Bretanha tinha sido exposta à cultura norte-americana através das tropas de soldados que ali estavam e embora não desfrutassem da mesma prosperidade econômica, além da língua em comum tinham semelhantes evoluções sociais e os jovens estavam acostumados aos estilos musicais norte-americanos em especial ao jazz tradicional e alguns precursores do rock’n’roll como o boogie-woogie e o blues. A partir daí surgiu em 1955 a mania ‘skiffle’, uma mistura de jazz, blues, folk e country e tocada com instrumentos pouco convencionais, geralmente caseiros ou usando instrumentos improvisados. Originário dos Estados Unidos na primeira metade do século XX tornou-se popular no Reino Unido em 1950, onde foi associada principalmente à Lonnie Donegan cuja versão do blues folk ‘Rock Island Line’ alcançou as paradas mundiais. Ao mesmo tempo, a juventude britânica estava começando a descobrir o rock’n’roll. Para muitos, foi através do filme ‘Blackboard Jungle’ de 1955, o primeiro a usar o rock’n’roll na trilha sonora e que deu o pontapé inicial para as vendas de ‘Rock Around the Clock’ de Bill Haley & His Comets, que ajudou a desencadear o ‘boom’ do rock.

tommy steeleEle também desencadeou o pânico moral quando os jovens freqüentadores de cinema rasgavam as poltronas ao dançar sobre elas o que ajudou a identificar o rock’n’roll como música de delinquentes o que levou a serem proibidas por estações de rádio e TV, tornando-se uma espécie de movimento de subsolo e amplamente adotado. No entanto o rock norte-americano tornou-se uma grande força nas paradas inglesas. Elvis Presley alcançou a segunda posição com ‘Heartbreak Hotel’ em 1956 e teve mais nove singles entre as trinta daquele ano. ‘All Shook Up’ foi primeiro lugar em 1957 e não houve mais concorrentes para ele e também para ‘Buddy Holly and the Crickets’ e Jerry Lee Lewis nos dois anos seguintes. A resposta inicial da indústria da música britânica foi a tentativa de produzir cópias exatas de discos norte-americanos. Foram muitas vezes gravados com músicos contratados, mas faltava a energia e espontaneidade que caracterizavam o rock’n’roll norte-americano. Eram jovens contratados na tentativa de penetrar no mercado emergente já que o estilo 'skiffle' estava em declino.

cliff richardA Wee Willie Harris foi creditado como sendo o primeiro, mas foi Tommy Steele que provou ser o mais bem sucedido a essa vaga, e um dos primeiros a ser rotulado como o ‘Elvis britânico’. Ele chegou ao Top 20 com ‘Rock with the Caveman’ e em primeiro com ‘Singing the Blues’ em 1956. Outra resposta ao rock norte-americano foi com ‘Bloodnok's Rock'n'Roll Call’ gravada por ‘The Goons’ que alcançou o terceiro lugar. Mesmo assim, o produto americano manteve-se dominante. No entanto, este processo foi importante para a orientação da indústria fonográfica britânica investir nas bandas. Mesmo assim, em 1958 a Grã-Bretanha produziu o seu primeiro autêntico rock’n’roll e sua primeira grande estrela, Cliff Richard, a grande resposta para Elvis Presley e um dos mais populares cantores do país até a chegada dos Beatles, e os ‘Drifters’ com a música ‘Move It’ que conseguiu combinar blues com rock’n’roll. Cliff Richard e a banda instrumental de apoio ‘The Shadows’, foram os mais bem sucedidos da época. ‘The Shadows’, e particularmente o guitarrista Hank Marvin, foram muito influentes para a geração seguinte de músicos, ajudando a cimentar o line-up de bateria, baixo, ritmo e guitarras das futuras bandas britânicas. Já, para alguns, o trabalho de Cliff Richard é visto como uma imitação sem graça de Elvis e do rock’n’roll.

British InvasionEm meio a vitalidade limitada dos anos 50 e início dos anos 60 no rock’n’roll britânico havia alguns artistas mais dinâmicos como Billy Fury, cujos trabalhos acompanhados pela guitarra de Joe Brown são considerados os melhores da época. Assim como Tony Sheridan, Vince Taylor e ‘Screaming Lord Sutch and the Savages’. O único que tem sido descrito como o 'pré-Beatle' é ‘Johnny Kidd & The Pirates’, cuja canção ‘Shakin 'All Over’ conseguiu tornar-se um marco do rock’n’roll. O rock’n’roll britânico declinou acentuadamente depois de 1962. Principalmente Cliff Richard que praticamente desapareceu do mapa, quando grupos de R&B começaram a dominar. Muitos continuaram as suas carreiras, mas o sucesso era raro. Artistas britânicos antes de 1963 eram quase desconhecidos. Mesmo na Grã-Bretanha a sua importância era limitada. Com a chegada das ‘british blues bands’ como ‘The Rolling Stones’, ‘The Yardbirds’, Eric Clapton, ‘Fleetwood Mac’ e ‘Led Zeppelin’ derivadas do blues americano atingiram o auge da popularidade na década de 60 quando desenvolveram um estilo distinto e influente dominado pela guitarra elétrica e como resultado o blues britânico ajudou a formar muitos dos sub-gêneros do rock.

johnny kidd & the pirates - shakin all over


‘British Rock’n’Roll Anthology’ oferece esta excelente visão da era pré-Beatles do rock britânico, iluminando esse tempo a partir de meados dos anos 50. Além da homenagem aos precursores Wee Willie Harris e Tommy Steele, existem algumas raridades que não foram hits na época, mas agora são de importância histórica: Tom Jones com ‘Chills and Fever’, o pré-Who ‘The High Numbers’ em ‘I'm The Face’ e a versão de Rod Stewart para ‘Good Morning Little Schoolgirl’, que tem sido regravada inúmeras vezes ao longo das décadas. Assim como os clássicos do autêntico rock britânico ‘Shakin' All Over’ por ‘Johnny Kidd and the Pirates’ e Vince Taylor com ‘Brand New Cadillac’. Além de alguns exemplares inferiores, tem a versão estranha e intrigante de Marion Ryan para ‘Why Do Fools Fall In Love’, um original norte-americano. E ‘Lord Rockingham's XI’, um grupo de jazzistas que se aventurou na nova moda, o rock’n’roll. A grande omissão é em relação a Cliff Richard, mas no geral o álbum é uma introdução muito boa para os não especialistas.

British Rock’n’ Roll Anthology (2009)

British Rock’n’ Roll Anthology (2009)
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4    CD 5

Tracklist CD 1
01. Tommy Steele & The Steelmen - Rock With The Caveman
02. Lonnie Donegan - Cumberland Gap
03. Jim Dale - Be My Girl
04. Lord Rockingham's XI - Hoots Mon!
05. Marty Wilde - A Teenager In Love
06. Johnny Kidd & The Pirates - Shakin' All Over
07. Adam Faith - Poor Me
08. Joe Brown & The Bruvvers - A Picture Of You
09. The Viscounts - Who Put The Bomp (In The Bomp Bomp Bomp)
10. Jet Harris - Man With The Golden Arm
11. Tommy Bruce & The Bruisers - Ain't Misbehavin'
12. Eden Kane - Well I Ask You
13. Billy Fury - Wondrous Place
14. The Tornados - Telstar
15. Chris Farlowe - Air Travel
16. Tom Jones - Chills And Fever
17. The High Numbers - I'm The Face
18. Joe Cocker - I'll Cry Instead
19. The Beatles - Ain't She Sweet

Tracklist CD 2
01. Lonnie Donegan - Rock Island Line
02. Marion Ryan - Why Do Fools Fall In Love
03. Terry Dene - Start Movin' (In My Direction)
04. Colin Hicks - Wild Eyes And Tender Lips
05. Tommy Steele & the Steelmen - Tallahassee Lassie
06. Marty Wilde - Bad Boy
07. Joe Brown & the Bruvvers - Darktown Strutters Ball
08. Jet Harris - Besame Mucho (Kiss Me)
09. The Brook Brothers - Warpaint
10. Cliff Bennett & The Rebel Rousers - You've Got What I Like
11. Davy Jones - Amapola
12. Helen Shapiro - Don't Treat Me Like A Child
13. The Shadows - Wonderful Land
14. Bern Elliot & The Fenmen - Money
15. Dave Berry - My Baby Left Me
16. Wayne Fontana & The Mindbenders - Hello Josephine
17. The Animals - Baby Let Me Take You Home

Tracklist CD 3
01. Frankie Vaughan - Green Door
02. Lonnie Donegan - Don't You Rock Me Daddy-O
03. Anthony Newley - Idle On Parade
04. Terry Dene - Pretty Little Pearly
05. Marty Wilde - Endless Sleep
06. Craig Douglas - Nothin' Shakin'
07. Billy Fury - Maybe Tomorrow
08. Mort Shuman - Turn Me Loose
09. The Jetstreams - Bongo Rock
10. Eden Kane - Get Lost (In My Arms)
11. Lyn Cornell - I Sold My Heart To The Junkman
12. Nero & The Gladiators - Entry Of The Gladiators
13. Jimmy Powell - Sugar Babe [Part 2]
14. Cyril Davies - Country Line Special
15. Georgie Fame - Do The Dog
16. Jimmy Justice - Bloodshot Eyes
17. The Marauders - That's What I Want
18. The Mojos - Everything's Alright
19. The Spencer Davis Group – Dimples

Tracklist CD 4
01. Tony Crombie & The Rockets - Teach You To Rock
02. Four Jones Boys - Tutti Frutti
03. Frankie Vaughan - These Dangerous Years
04. The Southlanders - The Mole In The Hole
05. Joey Castell - I'm Left, You're Right, She's Gone
06. Wee Willie Harris - Love Bug Crawl
07. Ted Heath & His Music - Tequila
08. Vince Eager & The Vagabonds - Yea Yea
09. Tommy Steele & The Steelmen - Come On, Let's Go
10. Sally Kelly - Little Cutie
11. The Viscounts - Shortnin' Bread
12. Rhet Stoller - Chariot
13. Louise Cordet - I'm Just A Baby
14. Lee Diamond & The Cherokees - I'll Step Down
15. Jet Harris & Tony Meehan - Diamonds
16. Steve Marriott - Give Her My Regards
17. The Dennisons - Walking The Dog
18. The Undertakers - Just A Little Bit
19. Rod Stewart - Good Morning Little Schoolgirl

Tracklist CD 5
01. Tommy Steele & The Steelmen - Singing The Blues
02. Frankie Vaughan - Seventeen
03. The Goons - Bloodnok's Rock 'n' Roll Call
04. Petula Clark - Baby Lover
05. Lord Rockingham's XI - Wee Tom
06. Marty Wilde - Honeycomb
07. Most Brothers - Whole Lotta Woman
08. Wee Willie Harris - Rockin' At The Two I's
09. Terry Dene - Baby She's Gone
10. Vince Taylor & The Playboys - Brand New Cadillac
11. The Viscounts - Rockin' Little Angel
12. Lonnie Donegan - Have A Drink On Me
13. Joe Brown & The Bruvvers - I'm Henry The Eighth I Am
14. Billy Fury & The Four Jays - That's Love (Alt. Take)
15. Peter Jay & The Jaywalkers - Can Can 62
16. Casey Howie & The Seniors - True Fine Mama
17. The Big Three - Some Other Guy
18. Lulu & The Luvvers - Shout

2I's Coffee Bar 1959

2I's Coffee Bar (1959)

Muitos dos artistas apresentados em ‘British Rock'n'Roll at Decca’ começaram a carreira no lendário ‘2I’s Coffee Bar’, o berço do rock’n'roll britânico. O ‘2I's Coffee Bar’ em Soho, Londres, entre 1956 e 1967 era propriedade do australiano Paul Lincoln. Diz a lenda que o nome refere-se aos proprietários anteriores, dois irmãos chamados Irani. O bar tinha música ao vivo e várias estrelas foram descobertas tocando aí, assim como: Wee Willie Harris, Rory Blackwell, Tommy Steele, ‘The Vipers Skiffle Group’, Cliff Richard, Hank Marvin, Terry Den, Carlo Little, Joe Brown, Eden Kane, Screaming Lord Sutch, Jay Chance, Tony Sheridan, Johnny Kidd, Jet Harris, Paul Gadd, que mais tarde seria conhecido como Paul Raven e Gary Glitter, Dene Lincoln, Ritchie Blackmore, Alex Wharton, Mickie Most, Bill Kent e Big Jim Sullivan. O ‘skiffle’ era novidade no Reino Unido e, em particular no ‘2I's Café Bar’ e no ‘The Cat's Whisker’, um outro bar, também em Soho, fundado por Peter Evans e que também oferecia rock’n’roll cujos músicos eram pagos com café e Coca-Cola.

Em ‘British Rock'n'Roll at Decca’ estão muitos dos melhores sucessos dessa época de ouro e foram retirados dos arquivos da ‘Decca Records’, uma famosa gravadora que negou aos Beatles uma chance de gravar, do que se arrependeu mais tarde. No Volume 1 que abrange o periodo entre 1957-1961 estão sucessos como ‘Riot in Cell Block No.9’ e ‘Love Bug Crawl’ (Wee Willie Harris), ‘Be My Girl’ (Don Fox), ‘Whole Lotta Woman’ (The Most Brothers), ‘Who Could Be Bluer?’ e Plain Jane (Eddie Hickey).

O Volume 2 mostra que os britânicos assumiram com paixão o rock’n’roll dos norte-americanos. Este segundo volume inclui quatro faixas do famoso cantor e ator Anthony Newley. ‘Idle on Parade' de 1959 é também o nome do filme no qual Anthony desempenhou o papel do cantor Jeep Jackson, uma paródia de Elvis Presley. Muitos outros estão neste volume, assim como algumas surpresas: Chris Barber, mais tarde um famoso trombonista de jazz, ‘The Graham Stewart Seven’ e o falecido George Melly com seu estilo vocal inimitável.

O terceiro volume abrange os anos 1957-1963 e contém raros e cobiçados lançamentos da Decca. Particularmente ‘Screaming Lord Sutch’, assim como o guitarrista e compositor Rhet Stoller.

British Rock 'n' Roll at Decca 1957-1961    British Rock 'n' Roll at Decca 1957-1961    British Rock 'n' Roll at Decca 1957-1961

British Rock'n'Roll at Decca (2008)
volume 1    volume 2    volume 3

Tracklist: Volume 1
01. Wee Wille Harris - Rosie Lee
02. Wee Wille Harris - Love Bug Crawl
03. Wee Wille Harris - No Chemise Please
04. Wee Wille Harris - Got A Match
05. Wee Wille Harris - Wild One
06. Wee Wille Harris - Little Bitty Girl
07. Wee Wille Harris - Riot In Cell Block No.9
08. Wee Wille Harris - Rockin' At The Two I's
09. Wee Wille Harris - Back To School Again
10. Wee Wille Harris - Smack Dab In The Middle
11. Little Tony - Hippy Hippy Shake
12. Little Tony - Hey Little Girl
13. Little Tony - Too Good
14. Eddie Hickey - Plain Jane
15. Eddie Hickey - Who Could Be Bluer
16. Lisa Noble - Maggie! - Yes Ma!
17. Lisa Noble - Who's Sorry Now Lisa Noble
18. The Most Bros - Whistle Bait
19. The Most Bros - Whole Lotta Woman
20. The Most Bros - Teen Angel
21. The Three Barry Sisters - Tall Paul
22. The Jetstreams - Bongo Rock
23. Joey Castell - I'm Left You're Right She's Gone
24. I'm A Man
25. Mort Shuman - Be My Girl Don Fox
26. The Lindys - Train Of Love
27. Nero And The Gladiators - In The Hall Of The Mountain King
28. The Worried Men - Fraulein
29. The Worried Men - This Little Light
30. The Worried Men - Nine Hundred Miles From Home

Tracklist: Volume 2
01. Anthony Newley - Saturday Night Rock-A-Boogie
02. Anthony Newley - I've Waited So Long
03. Anthony Newley - Idle On Parade
04. Anthony Newley - Idle Rock-A-Boogie
05. Dickie Bennett - Dungaree Doll
06. Four Jones Boys - Tutti Frutti
07. Four Jones Boys - Priscilla
08. Five Smith Brothers - A-B-C Boogie
09. Southlanders - Alone
10. Betty Smith Group - Hand Jive
11. Vic Chester - Rock-A-Billy
12. Morris & Mitch - Bird Dog
13. Gerry Dorsey - Crazy Bells
14. Bobby Tempest - Love Or Leave
15. Terry White & The Terriers - Blackout
16. Lyn Cornell - Demon Lover
17. Derry Hart & The Heartbeats - Come On Baby
18. Cutters - I've Had It
19. Cutters - Rockaroo
20. Rhet Stoller - Walk Don't Run
21. Beryl Wayne - Gypsy In My Soul
22. Johnny Grant - All Of Me
23. Blue Jeans - Lonesome Traveller
24. Blue Jeans - When I Get To Glory
25. Graham Stewart Seven - Black Bottom Stomp
26. Graham Stewart Seven - Song Of The Swanee
27. George Melly - This Train
28. Chris Barber - I Never Knew What A Girl Could Do
29. Morris & Mitch - I'm Not A Juvenile Delinquent

Tracklist: Volume 3
01. Annette Klooger - Tra La La
02. The Confrey Phillips Trio - Hokey-Kokey Rock'n'roll
03. The Confrey Phillips Trio - Shotgun Rock'n'roll
04. Dickie Bishop & The Sidekicks - No Other Baby
05. The Stargazers - You Won't Be Around
06. The Most Brothers - I'm Comin' Home
07. The Most Brothers - Dottie
08. The Most Brothers - Don't Go Home
09. Jackie Dennis - Linton Addie
10. Joy & David - Rockin' Away The Blues
11. Terry White & The Terriers - Rock Around The Mailbag
12. Eddie Hickey - Lady May
13. Johnny's Boys - Sleep Walk
14. Little Tony & His Brothers - I Can't Help It
15. Stevie Marsh - If You Were The Only Boy In The World
16. Little Tony & His Brothers - Foxy Little Mama
17. Rhet Stoller - Chariot
18. Mike Berry With The Outlaws - Will You Still Love Me Tomorrow
19. Nero & The Gladiators - Entry Of The Gladiators
20. Nero & The Gladiators - The Trek To Rome
21. Garry Mills - Bless You
22. Robb Storme & The Whispers - Earth Angel
23. Don Lang & His Boulder Rollers - Wicked Women
24. Don Lang & His Boulder Rollers - Play Money
25. Billy Boyle - My Baby's Crazy Bout Elvis
26. The Mudlarks - I've Been Everywhere
27. Screaming Lord Sutch - Jack The Ripper
28. Screaming Lord Sutch - Don't You Just Know It
29. Screaming Lord Sutch - I'm A Hog For You
30. Screaming Lord Sutch - Monster In Black Tights

publicado por mara* às 05:41 | link do post | comentar