supertramp

supertramp

'Supertramp' é uma banda britânica de rock dos anos 70 que consegue dividir opiniões. Alguns tentam encaixá-la no gênero progressivo por causa de 'Fool’s Overture', uma de suas melhores músicas e que tem mais de 10 minutos de duração. Já outros a vêem como pop graças a hits simples como 'Dreamer', 'Give a Little Bit' e 'The Logical Song'. Talvez por isso o grupo nunca chegou ao verdadeiro estrelato, a despeito dos 70 milhões de discos que vendeu até hoje. No auge de sua popularidade, os membros do Supertramp podiam andar na rua sem serem reconhecidos, de tão low-profile que eram. Tudo começou no ano de 1969 quando um tecladista e vocalista cheio de talento e totalmente sem grana, Rick Davies, foi encontrado por um milionário suíço decidido a bancar o projeto de formar uma banda de rock. Após uma incansável procura por outros músicos, surgiram Roger Hodgson (guitarrista, baixista e vocalista), Richard Palmer (guitarrista) e Robert Millar (baterista) que criaram a primeira formação de 'Supertramp' que recebeu o nome de 'Daddy'.

Rick era um instrumentista extremamente influenciado pelo blues, jazz e rock'n'roll americano do final dos anos 50. Já Roger tinha sua base musical formada no ambiente do rock inglês dos anos 60, bebendo na mesma fonte dos Beatles, Genesis, Traffic e outros. Somente em 1973, 'Supertramp' começaria a caminhada para se tornar um dos maiores marcos na história da música internacional, e três nomes se mostraram fundamentais para isso: o baixista escocês Dougie Thomson, que já havia passado por algumas bandas britânicas, o californiano Bob Siebenberg que assumiu a bateria e o saxofonista John Helliwell, um dos membros mais marcantes da história do grupo, não apenas pelo seu tremendo talento, mas também pela sua simpatia e eterno senso de humor. O 'Supertramp' emplacou grandes hits nesses 33 anos de existência. Produziram músicas de todos os estilos. Desde o mais refinado rock progressivo do início da carreira, passando pelo pop e por baladas dos anos 80, chegando até o blues e o jazz de seus trabalhos mais recentes, o 'Supertramp' continua encantando pela sua versatilidade e ecletismo.

supertramp - the logical song


supertramp - the very best of (1992)

The Very Best of (1992)

Tracklist
01. School 02. Goodbye Stranger 03. The Logical Song 04. Bloody Well Right 05. Breakfast In America 06. Rudy 07. Take The Long Way Home 08. Crime Of The Century 09. Dreamer 10. Ain't Nobody But Me 11. Hide In Your Shell 12. From Now On 13. Give A Little Bit 14. It's Raining Again 15. Cannonball

publicado por mara* às 07:19 | link do post