blowing the blues

posts relacionados
harmonica blues: blowing from memphis to chicago
chicago blues harmonica
blues harp meltdown
superharps
chicago blues harmonica project

DeFord BaileyAs primeiras gravações de harmônicas foram feitas nos EUA na década de 20. Estas gravações eram destinadas ao mercado negro dos Estados do Sul, com gravações solo de DeFord Bailey, gravações em dueto com o guitarrista Hammie Nixon, Walter Horton e Sonny Terry, bem como gravações no estilo caipira para platéias brancas, feitas por Frank Hutchison, Gwen Foster e vários outros músicos. Há também gravações com a gaita com bandas, das quais a ‘Memphis Jug Band’ é a mais famosa. A gaita nesses anos foi associada aos pobres. É também durante esses anos que os músicos começaram a experimentar novas técnicas, como língua de bloqueio, os efeitos da mão e a inovação mais importante de todas, a posição 2 ou cross-harp.

Sonny Boy Williamson IILittle WalterNa década de 50 a gaita fez com os imigrantes negros fossem principalmente para Chicago, mas também para Detroit, St. Louis e Nova York. Música tocada por afro-americanos com o uso de guitarras, blues harp, contrabaixo e vocais começaram a aparecer. Rice Miller, mais conhecido como Sonny Boy Williamson II, é um dos harmonicistas mais importantes desta época. Usando uma banda de blues, ele se tornou um dos mais populares no sul do país. Ele também ajudou a tornar popular a técnica cross-harp, uma das mais importantes técnicas da gaita blues. Mas Williamson não foi a única inovação do seu tempo. Marion ‘Little Walter’ Jacobs revolucionou completamente o instrumento. Ele teve a idéia de tocar a gaita perto de um microfone dando-lhe um som forte que podia ser ouvida acima de uma guitarra elétrica. Ele também usou as mãos em concha em torno do instrumento, apertando o ar em torno da harpa, dando-lhe um potente som distorcido, algo que lembra um saxofone. Esta técnica, combinada com seu virtuosismo sobre o instrumento fez do harmonicista indiscutivelmente o mais influente na história.

Big Walter HortonO único que fez frente a Little Walter foi Big Walter Horton também conhecido como Walter ‘Shakey’ Horton. Usando menos as possibilidades de ampliação, embora ele tenha feito grande uso dela, e mais a sua habilidade. Um dos principais motivos que ele é menos conhecido do que Little Walter é por causa de sua personalidade taciturna, sua incoerência, e sua incapacidade para a realização de uma banda como um líder. Outros grandes harmonicistas do blues de Chicago foram Howlin’ Wolf muitas vezes ignorado como um gaitista, mas suas primeiras gravações demonstram grande habilidade e Sonny Boy Williamson II cujas composições se tornaram padrões no mundo blues. Williamson tinha um som poderoso e estendeu sua influência sobre os jovens roqueiros britânicos de blues na década de 1960, gravou com Eric Clapton e ‘The Yardbirds’ aparecendo na televisão britânica ao vivo.

carey bellCarey Bell foi outro importante músico norte-americano no estilo musical do blues de Chicago. Bell tocou gaita, durante décadas, para outros ícones do blues como Earl Hooker, Robert Nighthawk, Fulson Lowell, Eddie Taylor, Louisiana Red e Jimmy Dawkins. Assim que Bell chegou em Chicago, conheceu Little Walter e logo se tornou seu aluno, aprendendo com o mestre os seus truques do Blues Harp e depois com Sonny Boy Williamson II e Big Walter Horton. Mas, ele chegou em Chicago em um momento infeliz, a procura por harpistas foi diminuindo, a procura era mais por guitarristas. Para ajudar ainda mais as suas possibilidades de emprego como músico, Bell aprendeu a tocar o baixo elétrico e juntou-se a várias bandas como baixista, como a banda de Big Walter. Logo depois, Bell aposentou o seu baixo e retornou à cena com a sua gaita, o seu amado instrumento. Em 1969 Carey Bell tocou em Londres.

Paul ButterfieldNa década de 1960 e 1970, a gaita tornou-se menos proeminente, a guitarra elétrica tornou-se o instrumento dominante para solos. Paul Butterfield, fortemente influenciado por Little Walter, é o mais conhecido gaitista da época na cena do blues. No entanto, com o uso de drogas e álcool, depois de suas primeiras gravações, sua carreira estagnou. Dois eram talvez os mais considerados da presente época: James Cotton e Junior Wells. Cotton foi o mais enérgico gaitista do seu tempo e ainda tocou até 2006, com vocal fortemente influenciado por Bobby ‘Blue’ Bland. Wells, um cantor de blues respeitado, e o seu parceiro, o guitarrista de blues Buddy Guy definiram os anos sessenta e setenta.

John MayallJohn Mayall é um multi-instrumentista vocalista e líder de banda, considerado como o ‘pai do blues britânico’, tocou gaita como artista solo e com sua banda ‘John Mayall and the Bluesbreakers’ desde 1963. Ao longo dos anos, os Bluesbreakers incluíram talentos como Eric Clapton, Peter Green, Mick Taylor, John McVie, Mick Fleetwood e Jack Bruce. O estilo de Mayall é influenciado por Sonny Boy Williamson II, que ele conheceu e com quem tocou no início dos anos 60. Bob Dylan também fez sua famosa gaita para adicionar um toque de blues ao seu som folk e rock durante esta época. Van Morrison, um gaitista de longa data, pela primeira vez tocou o instrumento no palco em 1963 durante uma performance de Sonny Boy Williamson II. Em muitas bandas de blues rock dos anos 1960 e 1970, em algumas músicas, o instrumento era mais proeminente do que em outras. Robert Plant (Led Zeppelin), Roger Daltrey (The Who), Jack Bruce (Cream), Mick Jagger e Brian Jones (The Rolling Stones), Billy F. Gibbons (ZZ Top) e outros, todos contribuíram com originalidade e criatividade para o registro na história da gaita blues. Na década de 1990 houve o surgimento de mestres modernos como Howard Levy, Chris Michalek, Carlos del Junco, Jason Ricci e Adam Gussow.

sonny boy williamson II - mighty long time


Blowing the Blues - A History of Blues Harmonica (1926-2002)

Blowing the Blues (2003)
A History of Blues Harmonica (1926-2002)

CD 1    CD 2    CD 3

Tracklist CD 1
01. Memphis Jug Band - Sun Brimmer's Blues
02. Robert Cooksey - Need More Blues
03. DeFord Bailey - Up Country Blues
04. Jaybird Coleman - Man Trouble Blues
05. Mississippi Sarah & Daddy Stovepipe - Greenville Strut
06. Noah Lewis - Chickasaw Special
07. Minnie Wallace - Old Folks Started It
08. George "Bullet" Williams - Touch Me Light Mama
09. Eddie Mapp - Fourth Avenue Blues
10. El Watson - Watson's Fox Chase
11. Medley of Blues - Freeman Stowers
12. Jed Davenport - Beale Street Breakdown
13. Ollis Martin - Police and High Sheriff Come Ridin' Down
14. Memphis Minnie - Bumble Bee Blues
15. Blues Birdhead - Mean Low Blues
16. Alfred Lewis - Mississippi Swamp Moan
17. The Georgia Browns - Tampa Strut
18. Jazz Gillum - Harmonica Stomp
19. Blind Boy Fuller - I'm a Stranger Here
20. Eddie Kelly's Washboard Band - Blues in the Rain
21. Sonny Boy Williamson - You Can Lead Me
22. Little Buddy Doyle - Slick Caper Blues
23. Sonny Terry - Blowing the Blues
24. Frank Edwards - We Got to Get Together
25. Skoodle Dum Doo & Sheffield - Tampa Blues

Tracklist CD 2
01. Big Joe Williams - King Biscuit Stomp
02. Walter Mitchel - Pet Milk Blues
03. Elder Roma Wilson - Better Get Ready
04. Sonny Boy Williamson [I] - Bring Another Half a Pint
05. Forest City Joe - Memory of Sonny Boy
06. Pee Wee Hughes - I'm a Country Boy
07. Robert Richard - Wig Wearing Woman
08. Snooky Pryor - Boogy Fool
09. Edgar Blanchard - Creole Gal Blues
10. Rhythm Willie - Wailin' Willie
11. James Tisdom - Winehead Swing
12. Muddy Waters - Evans Shuffle
13. Joe Hill Louis - Gotta Go Baby
14. Howling Wolf Orchestra - Moanin' at Midnight
15. Big Walter Horton - Jumpin' Blues
16. Memphis Minnie - Me and My Chauffeur Blues
17. Driftin' Slim - Down South Blues
18. Little Walter - Juke [Original Version]
19. Sunny Blair - Glad to Be Back Home
20. Papa George Lightfoot - After-While (Blue Lights)
21. Grace Brim - Man Around My Door
22. Doctor Ross And Gis Jump And Jive Boys - Doctor Ross Boogie
23. Sonny Terry - The Woman Is Killing Me
24. Sonny Boy Williamson [II] - Mighty Long Time -
25. Little Mac - Don't Come Back

Tracklist CD 3
01. Snooky Pryor - Gonna Have a Good Time
02. Little Walter - Juke
03. Junior Wells - Hoodoo Man Blues
04. Good Rockin' Charles - Don't Start Me Talking
05. Jack Bruce, Paul Jones - Sonny Boy Williamson
06. Doctor Ross - Got Something to Tell You
07. Sonny Boy Williamson [II]- 99
08. Paul Butterfield - Last Night
09. Jimmy Reed - Down at the Corner Grocery Store
10. Duster Bennett - Fresh Country Jam
11. Charlie Musselwhite - Key to the Highway
12. Walter Horton - Easy
13. King Biscuit - Hoodoo Party
14. Carey Bell - You Went Away Baby
15. John Mayall - Why Worry
16. Big John Wrencher - Honeydripper
17. Billy Boy Arnold - Back Door Friend
18. Paul deLay - Rode Myself Crazy
19. Sonny Blake - Bring It on Home
20. Whispering Smith - Texas Flood
21. Paul Lamb - Hootin' and Screamin'

publicado por mara* às 09:57 | link do post | comentar