soundtrack by walt disney

walt disneyWalt Elias Disney nasceu em Chicago, e era um dos cinco filhos de Elias Disney e Flora Call Disney. Depois do seu nascimento a família Disney mudou-se para o Missouri, onde Walt viveu a maior parte da sua infância. Desde cedo demonstrou interesse pela arte. Para ganhar dinheiro vendia desenhos aos seus vizinhos. Estudou arte e fotografia em Chicago. Foi desenhista, cineasta e produtor cinematográfico. Com a falta de empregos foi fotógrafo, vendedor de jornais e refrescos, motorista de ambulância e finalmente ilustrador de cartazes. Daí para o desenho animado foi um pulo. Seu primeiro desenho foi o ‘Chapeuzinho Vermelho’. Em 1927, criou um camundongo, e Walt Disney escolheu o nome de ‘Mortimer’, mas sua esposa Lillian convenceu-o para que trocasse o nome para Mickey Mouse. O próprio Walt foi quem dublou a voz de Mickey Mouse durante vários anos. Depois vieram ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, ‘Pinocchio’, ‘A Gata Borralheira’, e inúmeros outros.

walt disney picturesAs suas histórias facilmente compreensíveis refletiam os valores médios da tradição americana. Admirado por crianças e adultos, com o tempo, seus filmes ganharam o status de clássicos. Walt Disney não teve influência de mestres, era apenas fã de tiras em quadrinhos nos jornais como Gato Félix e de propagandas; e foi assim que começou sua carreira como desenhista. E no cinema revolucionou ao dar forma humana aos animais. E criou um mundo de fantasia moralizante com finais felizes e com chavões como ‘o que importa é a beleza interior’ que rivalizava com o que praticava nos bastidores ao participar da ‘caça às bruxas’, denunciando funcionários e artistas como informante do FBI, enquanto se divertia com o que seria o embrião da Disneylândia, um trem de brinquedo que tinha dentro do estúdio. Com Walt Disney, luzes e sombras sempre caminharam juntas. Seu lema sempre foi ‘Keep moving forward’.

No período da Guerra Fria, após 1945, quando se intensificou a disputa entre a URSS e os EUA pela hegemonia mundial, surgiu nos EUA o fantasma do comunismo e criou-se um movimento que se caracterizou pela perseguição a pessoas suspeitas de serem simpatizantes do Partido Comunista. E atingiu, principalmente, os meios intelectuais e artísticos. Os suspeitos tinham seus nomes colocados numa lista negra. Acusados de praticar atividades antiamericanas, eram convocados a prestar depoimentos na ‘Comissão de Assuntos Antiamericanos’. Cercado de câmeras, em audiências públicas, o indiciado era obrigado a retratar-se perante a nação. Milhares de americanos foram vítimas, entre eles Charles Chaplin, que se exilou. Do lado anticomunista, os ilustres colaboradores da comissão foram John Wayne, Ronald Reagan e Walt Disney.

Walt Disney não foi apenas o pai de Mickey e Donald, o produtor de Branca de Neve, Bambi, Dumbo e Pinóquio e o genial inventor da Disneylândia. Durante 26 anos, forneceu aos agentes do governo americano relatórios das estrelas de Hollywood, dos sindicatos de técnicos e das associações de artistas, roteiristas, produtores e escritores sobre atividades consideradas subversivas. A atuação de Disney como informante do FBI foi divulgada inicialmente pelo escritor Marc Eliot em ‘O príncipe sombrio de Hollywood’, que traz uma análise de informações produzidas pelo próprio órgão estatal. Para acessar o dossiê, Marc Eliot recorreu ao ‘Freedom of Information Act’, um dispositivo legal que autoriza qualquer cidadão americano a ter acesso aos arquivos de uma administração.

J. Edgar HooverSegundo os dados obtidos, a parceria com o FBI começou em 1940, quando Disney tinha 39 anos. Nessa época, o chefe do FBI, John Edgar Hoover, colecionador inveterado de segredos de alcova, assuntos de família e fofocas de todo tipo, se propôs a ajudar Disney na busca por sua árvore genealógica. O assunto era um tormento para o animador desde a adolescência. Devido aos castigos impostos pelo severo pai, Walt Disney depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a idéia de que era filho adotivo. Acreditando nisso, ele fez inúmeras pesquisas para encontrar suas origens, todas sem resultado. A oferta do FBI era uma ótima oportunidade para finalmente atingir seu objetivo. Em troca do esforço dos agentes, Disney tornou-se informante. O acordo levou dois investigadores americanos à cidade de Mojacar, na Espanha, em busca do atestado de nascimento. Eles encontraram o registro de uma criança, nascida por volta de 1890, cuja mãe teria sido Isabel Zamora Ascencio e o pai, um notável chamado José Guirao que não assumiu a relação com a amante. Isabel Zamora teria embarcado para a América e Disney seria, na verdade, o pequeno José, nome de batismo do bebê espanhol. Pura especulação, mas as informações foram habilmente utilizadas por Hoover para manter estreitos laços com o cineasta.

A relação tornou-se interessante para ambos, e Disney recorreu à polícia federal contra os sindicatos e, em outro nível, para quebrar o monopólio das grandes companhias cinematográficas. Para ele, os sindicatos eram comunistas e as empresas, a expressão de um complô tramado por imigrantes do leste europeu. Em 1941, Disney realizou uma de suas obras-primas, ‘Fantasia’. O filme, protagonizado por Mickey Mouse, foi um fracasso de público e o cineasta atribuiu a uma ‘conspiração sindical’ quando seus funcionários entraram em greve por melhores condições de trabalho. A briga durou vários meses. Por fim, todos os líderes sindicais foram demitidos, e Disney aproveitou a ‘Huac’, Comissão de Investigação sobre as Atividades Antiamericanas, para pedir investigação dos militantes. Por vingança, perseguiu os sindicalistas durante anos, mas foi obrigado a readmitir alguns após processos jurídicos.

Os dez de HollywoodEm 1944, ele participou da fundação da ‘Motion Picture Alliance’, organização a serviço do anticomunismo que agrupou a nata dos conservadores, entre eles, o milionário e magnata da imprensa, William Randolph Hearst, e os astros John Wayne e Gary Cooper. No mesmo ano, Disney dirigiu-se ao Congresso dos Estados Unidos, solicitando à ‘Huac’ que estudasse a indústria do filme que abrigava comunistas que trabalhavam na divulgação de idéias e de crenças antiamericanas. O clima de inquisição em Hollywood estava criado. Em 1947, a ‘Huac’ investigou um grupo de escritores de esquerda conhecido como ‘Os dez de Hollywood’. Por se recusarem a responder às perguntas sobre uma eventual ligação com o partido comunista, eles tiveram suas carreiras prejudicadas e alguns cumpriram pena de prisão. Convocado para depor perante os políticos, no mesmo dia de Gary Cooper, Disney afirmou que tinha comunistas infiltrados nos estúdios e citou nomes. A sua postura anticomunista não escapou à União Soviética, que proibiu os seus filmes em todo seu território. Em reação a essa sanção, o artista recebeu uma placa de bronze da Câmara do Comércio de Los Angeles. No clima de perseguição, Disney também participou ativamente do ‘Communist Pictures’, um grupo dedicado a localizar subversivos. Entre os adeptos estava um canastrão de quinta categoria e futuro presidente: Ronald Reagan. Militante sindicalista, Reagan optou por colaborar com as investigações e fornecer aos agentes as listas de militantes ou simpatizantes do comunismo.

chaplin & disneyO clima se agravou em 1950, com a popularidade do senador Joseph MacCarthy, anticomunista fervoroso. E dossiês foram analisados no Congresso americano e o termo ‘macarthismo’ passou a definir a política de perseguição sistemática aos partidários da esquerda. Toda pessoa que se recusasse a comparecer aos depoimentos era automaticamente fichada. Vários artistas e escritores foram espionados. Uma vítima célebre dessa caçada foi Charles Chaplin, cujos protestos contra a histeria anticomunista irritavam Disney. Apesar de sua fama, o criador de Carlitos não escapou das perseguições, que o obrigaram ao exílio na Europa enquanto o chefão do FBI nomeou Disney agente especial, o que fez dele um informante de confiança. A lua-de-mel de Hoover e Disney foi finalmente encerrada em 1956. Disney passou de colaborador à vítima do chefão do FBI. Até hoje, a família de Disney nega a sua participação no ‘macarthismo’, sob o argumento de que ele seria apenas um ‘contato’ do FBI. Nenhum processo foi aberto contra o livro de Marc Eliot, um forte indício de que as informações divulgadas estão corretas. Vítima de câncer, Walt Disney faleceu em 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia. Diz a lenda, propagada por ‘replicantes’ de e-mails, que Disney após descobrir que tinha uma doença incurável, teria solicitado que congelassem o seu corpo até que fosse descoberta a cura para a doença. Não, Walt Disney não foi congelado.

Zé Carioca, um brasileiro em defesa dos EUA

 zé cariocaEm plena Segunda Guerra Mundial, Walt Disney desembarcou no Brasil para colaborar com a 'política da boa vizinhança'. À época, o governo Getúlio Vargas flertava com o Eixo, em detrimento dos Aliados, e os Estados Unidos adotaram uma campanha para ampliar sua influência política, econômica e cultural no país. Entre as iniciativas para aproximar as duas nações, estavam o impulso à carreira de Carmem Miranda e a viagem de 15 dias de Disney ao Rio de Janeiro. A missão do artista, instruído cuidadosamente por Nelson Rockefeller, diretor da influente Secretaria para Assuntos Interamericanos, era ganhar a simpatia dos brasileiros e o resultado foi a criação de Zé Carioca. O papagaio estreou no filme ‘Alô, amigos’ de 1942, em que ciceroneava o Pato Donald pelo país. A passagem pela América Latina ainda rendou outros dois personagens: o Gauchinho Voador, representante da Argentina, e o galo mexicano Panchito. Todos se tornaram bons amigos de Donald, simbolizando o que deveria ser a relação com os norte-americanos.

ev'rybody wants to be a cat - the aristocats (1970)
phil harris



‘Fantasia’ de 1940 foi o terceiro longa-metragem de animação da 'Walt Disney Studios'. A trilha sonora do filme é composta por música clássica, interpretada pela Orquestra de Filadélfia, conduzida por Leopold Stokowski. ‘Fantasia’ é um clássico da história do cinema e Walt Disney quis para o espectador mais do que apenas um filme e para tornar a experiência perfeita usou, pelo menos, trinta alto-falantes colocados ao redor da área de filmagem. Disney viu o filme mais como um concerto de música clássica do que um desenho animado. ‘Fantasia’ teve sua estréia em 13 de Novembro de 1940, em Nova York, no Teatro Broadway. O objetivo do filme era tornar a música clássica comum a todos e alavancar a popularidade de Mickey Mouse, muito desgastada devido ao sucesso do Pato Donald, mas a intenção acabou falhando e ‘Fantasia’ foi inicialmente um fracasso financeiro, e quase levou Walt Disney à ruína, razão dos cortes de custo da produção em ‘Dumbo’. Um dos motivos para o desastre foi a necessidade de um sistema de som chamado ‘Fantasound’, único compatível com o filme, o que fez com que muitos cinemas deixassem de exibir ‘Fantasia’ devido ao alto custo do equipamento. Um outro motivo, foi o mercado europeu estar fechado devido a Segunda Guerra Mundial. O sucesso do filme acabou acontecendo na década de 60 quando os hippies o adotaram como favorito nas viagens psicodélicas no momento do uso de LSD e do haxixe.

fantasia (1940)

Fantasia (1940)
CD 1    CD 2

Tracklist: CD 1
01. Toccata And Fugue In D Minor, BWV 565 (Bach)
02. The Nutcracker Suite, Op. 71A, Dance Of The Sugar Plum Fairy (Tchaikovsky)
03. The Nutcracker Suite, Op. 71A, Chinese Dance (Tchaikovsky)
04. The Nutcracker Suite, Op. 71A, Dance Of The Reed Flutes (Tchaikovsky)
05. The Nutcracker Suite, Op. 71A, Arabian Dance (Tchaikovsky)
06. The Nutcracker Suite, Op. 71A, Russian Dance (Tchaikovsky)
07. The Nutcracker Suite, Op. 71A, Waltz Of The Flowers (Tchaikovsky)
08. The Sorcerer's Apprentice (Dukas)
09. Rite Of Spring (Stravinsky)

Tracklist: CD 2
01. Symphony No. 6 ("Pastoral"), Op. 68, I Allegro Ma Non Troppo (Beethoven)
02. Symphony No. 6 ("Pastoral"), Op. 68, II Andante Molto Mosso (Beethoven)
03. Symphony No. 6 ("Pastoral"), Op. 68, III Allegro/IV Allegro/V Allegretto (Beethoven)
04. Dance Of The Hours From The Opera "La Gioconda" (Ponchielli)
05. A Night On Bald Mountain (Mussorgsky)
06. Ave Maria, Op. 52 No. 6 (Schubert)

Classic Disney: 60 Years of Musical Magic 1939-1998 (2003)

Classic Disney: 60 Years of Musical Magic 1939-1998
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4    CD 5

Tracklist: CD 1
01. Aladdin (1992) - A whole new world
02. The Lion King (1994) - Circle of Life
03. Beauty and the Beast (1991) - Beauty and the Beast
04. The Little Mermaid (1989) - Under the Sea
05. The Lion King (1994) - Hakuna Matata
06. The Little Mermaid (1989) - Kiss the Girl
07. The Lion King (1994) - I Just cant Wait to be King
08. The Little Mermaid (1989) - Poor Unfortunate Souls
09. Mary Poppins (1964) - Chim Chim Cher-Ee
10. Mary Poppins (1964) - Jolly Holiday
11. Mary Poppins (1964) - A Spoonful of Sugar
12, The Parent Trap (1961) - Let's get Together
13. The Monkey's Uncle (1965) - The Monkey's Uncle
14. Summer Magic (1963) - The Ugly Bug Ball
15. Walt Disneys Wonderful World Of Color (1961) - The Spectrum Song
16. The Jungle Book (1967) - Colonel Hathi's March
17. 20,000 Leagues Under the sea (1954) - A Whale of A Tale
18. Peter Pan (1953) - You Can Fly!You Can Fly!You Can Fly!
19. Cinderella (1950) - The Work Song
20. Cinderella (1950) - A Dream is a Wish Your Heart Makes
21. Song of the south (1946) - Zip-A-Dee-Doo-Da
22. Fantasia (1940) - Dance of the Reed Flutes
23. Bambi (1942) - Love is a Song
24. Snow White and the Seven Dwarfs (1937) - Some Day My Prince Will Come
25. Mickey Mouse Theme Song (1930) - Minnies Yoo Hoo

Tracklist: CD 02
01. Beatuty and The Beast (1991) - Be our Guest
02. The Lion King (1994) - can you feel the love tonight
03. The Little Mermaid (1989) - Part of Your World
04. Aladdin (1992) - One Jump Ahead
05. Beauty and the Beast (1991) - Gaston
06. Beauty and The Beast (1991) - Something There
07. Mary Poppins (1964) - Supercalifragilisticexpialidocious
08. Pete's Dragon (1977) - Candle on the Water
09. Disneyland (1979) - Main Street Electrical Parade
10. BedKnobs and Broomsticks (1971) - The Age of not Believing
11. The Jungle Book (1967) - The Bare Necessities
12. Mary Poppins (1964) - Feed the Birds
13. The Fox and The Hound (1981) - Best of friends
14. Mary Poppins (1964) - Let's go fly a Kite
15. New York's World Fair (1963) - It's a Small World
16. Disneyland (1963) - The Tiki,Tiki,Tiki Room
17. Mickey Mouse Club (1955) - Mickey Mouse Club March
18. Summer Magic (1963) - On The Front Porch
19. Peter Pan (1953) - The Second Star To the Right
20. Song of the South (1946) - Evrybody Has a Laughin Place
21. Cinderella (1950) - Bibbidi-Bobbidi-Boo
22. Cinderella (1950) - So This is Love
23. Pinocchio (1940) - When You Wish Upon A Star
24. Snow White and the Seven Dwarfs (1937) - Heigh-ho
25. Three Little Pigs (1933) - Who's Afraid of the Big Bad Wolf

Tracklist: CD 03
01. Pocahontas (1995) - Colors of the Wind
02. Toy Story (1995) - You've Got a Friend in ME
03. The Lion King (1994) - Be Prepared
04. The Hunchback of Notre Dame (1996) - Out There
05. James and the Giant Peach (1996) - Family
06. The Little Mermaid (1989) - Les Poissons
07. Pocahontas (1995) - Mine,Mine,Mine
08. The Nightmare Before Christmas (1993) - Jack's Lament
09. James and The Giant Peach (1996) - My Name is James
10. Winnie the Pooh (1968) - Heffalumps And Woozies
11. Beauty and the Beast (1991) - The Mob Song
12. BedKnobs and Broomsticks (1971) - Portobello Road
13. Mary Poppins (1964) - Stay Awake
14. The Jungle Book (1967) - I Wanna Be Like You
15. Robin Hood (1973) - Oo-De-Lally
16. The Happiest Millionaire (1967) - Are We Dancing
17. Sleeping Beauty (1969) Once Upon a Dream
18. Lady and The Tramp (1955) - Bella Notte
19. Peter Pan (1953) - Following the Leader
20. The Jungle Book (1967) - Trust in Me
21. Davey Crockett (1955) - The Ballad of Davey Crockett
22. The Wonderful World of Color (1961) - I'm Professor Ludwig von Drake
23. Dumbo (1941) - Pink Elephants on Parade
24. Bambi (1942) - Little April Shower
25. Snow White and the Seven Dwarfs (1937) - The Silly Song

Tracklist: CD 04
01. Hercules (1997) - One Last Hope
02. The Hunchback Of Notre Dame (1996) - A Guy Like You
03. A goofey Movie (1995) - On The Open Road
04. Pocahontas (1995) - Just Around the River Beend
05. Beatuy and The Beast/Broadway Musical (1994) - Home
06. Disneyland (1992) - Fantasmic!
07. The Nightmare Before Christmas (1993) - Oogie Boogie's song
08. Toy Story (1995) - I Will Go Sailing No More
09. BedKnobs and Broomsticks (1971) - Substitutiary Locomotion
10. Mickey Mouse Club (1956) - Stop Look Listen-I'm No Fool
11. Robin Hood (1973) - Love
12. The Aristocats (1970) - Thomas Omalley Cat
13. The Jungle Book (1967) - Thats What Friends Are for
14. Winnie The Pooh and The Honey Tree (1966) - Winnie The Pooh
15. Summer Magic (1963) - Feminity
16. The One and Only.Genuine,Original Family Band (1968) - Ten Feet Off The Ground
17. Lady and The Tramp (1955) - The Siamese Cat
18. In Search of the Castaways (1962) - Enjoy it!
19. WaltDisney Wonderful World of Color (1961)- Although I dropped $100,000]
20. Pinnochio (1940) - Give Alittle Whistle
21. Cinderella (1950) - Oh,Sing Sweet Nightingale
22. Sleeping Beauty (1959) - I Wonder
23. Bambi (1942) - Looking for Romance(I Bring You a Song)
24. Dumbo (1941) - Baby Mine
25. Snow White and the Seven Dwarfs (1937) I'm Wishing-One Song

Tracklist: CD 05
01. Mulan (1998) - I'll Make a man out of You
02. Hercules (1997) - I Wont Say(I'm in Love)
03. The Hunchback of Notre Dame/Broadway Musical (1996) - God Help The Oucasts
04. Beauty and The Beast (1994) - If I cant Love Her
05. Pocahontas (1995) - Steady as The Beating Drum
06. Beauty and the Beast (1991) - Belle
07. Toy Story (1995) - Strange Things
08. 101 Dalmations live action (1996) - Cruella DeVille
09. James and The Giant Peach (1996) - Eating The Peach
10. Newies (1992) - Seize The Day
11. The Nightmare Before Christmas (1993) - Whats This
12. So Dear To My Heart (1949) - Lavender Blue(dilly dilly)
13. Winnie The Pooh and the Blustery Day (1968) -The Rain,Rain,Rain came Down,Down,Down
14. BedKnobs and Broomsticks (1971) - A Step in the Right Direction
15. Pete's Dragon (1977) - Boo Boo Bopbop Bop(I love you,too)
16. Pirates of the carribean (1967) - Yo HO (a Pirates Life for Me)
17. The Jungle Book (1967) - My own Home
18. The Aristocats (1970) - Ev'rybody wants to be a cat
19. Alice in Wonderland (1951) - In A World Of My Own
20. The Three Cabelleros (1945) - You Belong to My Heart
21. In The Bag(1956) - Humphery Hop
22. Lady and the Tramp (1955) - He's a Tramp
23. Song of The South (1946) - Song Of The South
24. Dumbo (1941) - When I See An Elephant Fly
25. Pinocchio (1940) - I've Got No Strings

publicado por mara* às 17:47 | link do post | comentar