agricantus

agricantus

Dos grupos novos, o grupo italiano, da Sicília, ‘Agricantus’ é considerado uma pérola da ‘world music’. A designação ‘Agricantus’ procede do latim e significa ‘sons dos campos de trigo’. A banda foi fundada em 1979, em Palermo por três músicos influenciados pela tradição musical siciliana, Mario Rivera, Toni Acquaviva e Mario Crispi. A ilha no sul da Itália foi, durante séculos, um entreposto multicultural. Colonizada pelos fenícios, 800 anos antes da era cristã, assentaram bases por lá cartagineses, romanos, normandos, árabes, alemães, franceses, aragoneses e espanhóis. Foi estado-independente até 1860, quando se uniu ao Reino Unido da Itália. A herança dos colonizadores rendeu à Sicília uma música com características especiais. Os músicos do ‘Agricantus’ reciclam o antigo com o moderno de forma mais original, e contemporânea.

A discografia da banda é extensa. Desde o primeiro álbum da banda, ‘Gnanzú’ (1993), foram exploradas as paisagens, e sempre houve muita sensibilidade. Mario Rivera, Toni Acquaviva e Mario Crispi gravaram o álbum, com interesse no folk do Mediterrâneo. Com Tuareg (1996),e contando com Guiseppe Panzeca e Rosie Wiederkehr, foram em uma direção completamente diferente, fazendo um som tribal com raízes orientais africanas, desenvolvendo uma alquimia musical que vem dos cantos dos nômades Tuaregs do deserto de Mali. A música é cheia de sabores ricos, é uma mistura inacreditável de antigo e de moderno, de europeu e o africano, de popular e de clássico, de tradicional e de eletrônico. Em ‘Kaleidos’ de 1998, em vez de ‘world music’, o álbum mostra a música clássica de compositores como Grieg, Paganini, Albinoni e Brahms. Em ‘Ethnosphere’ de 2000 a influência é tibetana. Em todos há uma variedade de efeitos eletrônicos, de instrumentos de percussão, de guitarras, de teclados e de vocais e uma variedade de outros instrumentos como: didjeridoo, ney persa, zummara, duduk, hornpipe hellenic, mandolin, cítaras acústicas. Há um pouco de tudo para todos nesta mistura tribal, porém moderna.

agricantus - carizzi r'amuri


Agricantus – Tuareg (1996)

Tuareg (1996)

Tracklist
01. Ummiri 02. Hala Hala 03. Ljuljuten(Tin-Zawatine) 04. Com'u Ventu 05. Carizzi R'Amuri (es Souk) 06. Azalai 07. Tuareg 08. Disiu 09. Caruvana 'I Sali 10. U Coni Coni 11. Dune

publicado por mara* às 00:00 | link do post | comentar