procol harum

procol harumA história do ‘Procol Harum’, banda de rock progressivo, começa na Inglaterra em 1959, quando cinco estudantes se reuniram depois de um concurso local de bandas. O grupo foi denominado ‘The Paramounts’ que era especialista em ‘covers' de Ray Charles, James Brown, Elvis, Gene Vincent, Fats Domino e bandas inglesas. O grupo era formado por Gary Brooker (teclados), Bob Scott (vocais), Robin Trower (guitarra), Chris Copping (baixo) e Mick Brownlee (bateria). Uma noite, quando Bob Scott faltou, Gary Brooker assumiu os vocais. Assistidos pelos 'Rolling Stones', foram convidados para participar do circuito musical da época. A partir de então, eles procuraram ampliar seu repertório, com as novidades da América, o R&B e o soul, Ray Charles e James Brown e em 1963 decidiram se profissionalizar.

Em 1966 a banda que a gravadora julgava ser a sucessora dos Beatles e dos ‘Hollies’ se tornou banda de apoio para Sandie Shaw e Chris Andrews em tournées, e foi dissolvida. Gary Brooker não se conformou e avaliou que seria necessário produzir o próprio material e começou a compor. Ao conhecer Keith Reid e lendo letras que ele escrevera decidiu trabalhar em cima delas, musicando-as. Eles não encontraram ninguém que se dispusesse a cantá-las, então Gary decidiu ele mesmo fazê-lo. Começou a procurar músicos para formar uma banda, entrou em contato com Robin Trower e fez o convite para que ele fosse o guitarrista de sua nova banda: 'Procol Harum'. O nome que significa, em latim, 'longe destas coisas', acentuava esse novo sentimento, e logo foram contratados. Tudo revelava que era uma banda com músicos soberbos, e preparava a cena para o que estava por vir.

Gary Brooker e Keith Reid        Robin Trower

Seu primeiro single, 'A Whiter Shade Of Pale' foi gravado em 1967, e se tornou sucesso mundial da noite para o dia. A música inspirada na 'Ária para a corda Sol' de Bach mesclada com blues inspirados em Ray Charles cativou o público e foge a qualquer classificação. O dueto de órgãos e a letra surreal de Keith Reid deram a 'Whiter Shade' uma sensação de magia e fantasia com uma dose de misticismo e permanece na lista dos maiores rock de todos os tempos, desde então. Em em maio de 1977, o ‘Procol Harum’ deu o seu adeus. Eles acharam que tinham dito tudo o que podia ser dito. Voltaram a se reunir, para uma apresentação especial ao vivo. 'A Whiter Shade of Pale' havia vencido, empatada com 'Bohemian Rapsody' do Queen, a escolha de melhor single inglês dos últimos 25 anos. ‘The Paramounts’ e ‘Procol Harum’ legaram boa música e projetaram Robin Trower como grande guitarrista.

procol harum - a souvenir of london


Secrets of the hive - The best of  Procol Harum

Secrets of the Hive (2007)
(The best of Procol Harum)
CD 1    CD 2

Tracklist: CD 1
01. A Whiter Shade of Pale 02. A Christmas Camel 03. Quite Rightly So 04. Long Gone Geek 05. All This and More 06. Whisky Train 07. Broken Barricades 08. Simple Sister 09. A Salty Dog [Live] 10. Fires (Which Burnt Brightly) 11. Bringing Home the Bacon 12. Beyond the Pale 13. Nothing But the Truth 14. Something Magic 15. Holding On 16. Into the Flood [Live] 17. An Old English Dream 18. Repent Walpurgis

Tracklist: CD 2
01. Homburg 02. She Wandered Through the Garden Fence 03. Magdalene (My Regal Zonophone) 04. Shine on Brightly 05. Devil Came from Kansas 06. Whaling Stories 07. Power Failure 08. Conquistador [Live] 09. Grand Hotel 10. Souvenir of London 11. Idol 12. As Strong as Samson 13. Pandora's Box 14. (You Can't) Turn Back the Page 15. Dream in Ev'ry Home 16. This World Is Rich (For Steven Maboe) 17. Weisselklenzenacht (The Signature)

publicado por mara* às 10:11 | link do post | comentar