cyndi lauper

cyndi lauperOntem, 22 de junho de 2010, foi o seu aniversário. Uma das vozes que mais marcaram a década de 80, Cyndi Lauper foi a grande estrela do início da era MTV e a única na época a rivalizar com Madonna. Mas aquela menina hoje tem 57 anos e nunca mais conseguiu superar seu grande momento, vivido em 1984, com o álbum 'She’s So Unusual'. Ela passou a ser conhecida no mundo inteiro, seus clipes eram exibidos exaustivamente na MTV, enquanto seu estilo nada convencional, ‘unusual’, se tornou uma das imagens mais marcantes do início dos anos 80, que ajudou a levá-la não só para o topo das paradas, mas também para o estrelato. Em toda a América, meninas adolescentes vestiam-se como Cyndi Lauper e usavam a música ‘Girls Just Wanna Have Fun’ como hino, um apelo à expressão de liberdade. A sua voz era peculiar, feminina e alegre e a sua música era brilhante, colorida, uma fusão de vários estilos, incluindo new wave, pós-punk, reggae, pop e funk.

cyndi lauperCyndi Lauper e Madonna são vistas como pioneiras da libertação sexual das mulheres. O álbum ‘She's So Unusual’ de Cyndi também gerou inúmeras fãs entre as lésbicas simbolizadas no hino ‘Girls Just Wanna Have Fun’. Cyndi Lauper explicou que crescer durante a década de 60 influenciou na sua luta para a igualdade de tratamento entre todas as pessoas, observando que a música de 60 ajudou a abrir o mundo para mudanças. Ícone do movimento LGBT, defensora dos direitos gays, anunciou que abrirá um abrigo em Nova York para homossexuais moradores de rua. E planeja utilizar o abrigo para ajudar pessoas com idades entre 18 e 24 anos que ao se assumirem, agora que se vêem aceitas e representadas na TV e nos filmes, ainda são expulsas de suas casas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero e, muitas delas vivem nas ruas. Cyndi Lauper se tornou ativista e militante, incentivando as pessoas LGBT e seus aliados a votarem a favor de direitos iguais ao vivenciar a ignorância do preconceito contra sua irmã mais velha que é lésbica. A partir de 2007, saiu em turnê pelos EUA com a ‘True Colors Tour’, tendo como objetivo a arrecadação de fundos para a ‘The Human Rights Campaign’, uma ONG que defende os direitos dos homossexuais. Sempre defendendo as liberdades individuais, participou de um episódio do seriado gay ‘Queer As Folk’, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, representando a si própria fazendo um show para arrecadar fundos em benefício de causas homossexuais.

Cynthia Ann Stephanie Lauper além de cantora e compositora vencedora do Grammy é atriz vencedora do Emmy. Nasceu no bairro do Brooklyn, em Nova York. Fiel ao seu estilo independente, Cyndi saiu da escola logo que aprendeu a tocar violão. Passou algum tempo no Canadá e quando voltou participou de várias bandas cover nos anos 70. Começou a escrever seu próprio repertório e junto com o tecladista John Turi formou o ‘Blue Angel’. Desfeita a dupla Lauper cantou em clubes locais e em um restaurante japonês, vestida de gueixa, para poder pagar as suas contas. Em 1983, seu empresário e namorado David Wolff conseguiu assegurar o seu primeiro contrato. Ao combinar um colorido criativo, um pouco de punk rock e um som pop comercial, Lauper atingiu o topo com o álbum ‘She's so Unusual’, e com o apoio do videoclipe divulgado na MTV, 'Girls Just Want to Have Fun' foi a música mais tocada. Contudo, foi com o segundo single, ‘Time After Time’, que Cyndi atingiu o primeiro lugar nos mais diversos países. Logo depois vieram ‘She Bop’, música sobre masturbação feminina, ‘All Through the Night’ e ‘Money Changes Everything’.

cyndi lauperO segundo álbum ‘True Colors’ veio somente em 86 e ganhou disco de platina. Três anos depois foi a vez de ‘A Night to Remember’, mas as vendas foram uma decepção apesar do sucesso da música 'I Drove All Night'. Em 1991, com sua avó como dama de honra, Cyndi se casou com David Thorthon, ator que contracenou com ela em ‘Off and Running’. Depois de muitos anos sem gravar, lançou ‘Hat Full of Stars’ em 1993, o álbum ‘preto e branco’ que mostra uma Cyndi até então desconhecida: nada de cabelos coloridos e visual espalhafatoso, mas uma cantora introspectiva e séria. Apesar de elogiado pelos críticos, e considerado o melhor trabalho de Cyndi Lauper, foi um fracasso nas vendagens. O ano 1994 marcou a volta de Cyndi ao seu estilo ‘unusual’ na coletânea de sucessos de sua carreira que incluíam as inéditas ‘Come on Home’ e ‘Hey Now (Girls Just Wanna Have Fun)’, uma regravação de "Girls Just Want To Have Fun’ onde Cyndi apareceu no clipe com o cabelo amarelo e um chapéu vermelho, ao lado de inúmeras drag queens.

Em 1995 Cyndi participou de alguns episódios do seriado ‘Mad About You’, e a sua excelente atuação lhe rendeu um prêmio Emmy. Em 1997 gravou ‘Sisters of Avalon’ no qual flerta com novas influências e estilos musicais. Em 2002 voltou com o disco ‘Shine’, seguido de ‘At Last’, perfeito para quem gosta do jazz-pop dos anos 50 a 60. Em 2006 Cyndi participou do espetáculo da Broadway ‘The Threepenny Opera’ onde interpretou a prostituta Jenny, papel que lhe rendeu indicação ao ‘Tony Awards’. Em 2008, lançou seu décimo álbum de estúdio, ‘Bring Ya to the Brink’. Ontem, comemorando o seu aniversário, foi lançado o seu 10º disco de estúdio. Cyndi Lauper trocou as engrenagens e gravou ‘Memphis Blues’, que traz versões de vários clássicos do blues. Produzido por Scott Bomar, o disco conta com as participações especiais do cantor e guitarrista B.B. King; do pianista Allen Toussant; da cantora Ann Peebles; do gaitista Charlie Musslewhite; e do guitarrista Johnny Lang.

cyndi lauper - she bop


the great cyndi lauper (2003)

The Great Cyndi Lauper (2003)
CD 1    CD 2    CD 3

Tracklist CD 1
01. Girls Just Want to Have Fun 02. Maybe He'll Know 03. Calm Inside the Storm 04. What's Going On 05. The Goonies 'R' Good Enough 06. That's What I Think 07. Broken Glass 08. Unhook the Stars 09. Money Changes Everything 10. True Colors 11. Time After Time 12. She Bop 13. When You Were Mine 14. I'm Gonna Be Strong 15. All Through the Night

Tracklist CD 2
01. Change of Heart 02. I Drove All Night 03. Sally's Pigeons 04. Come on Home 05. Iko Iko 06. Hat Full of Stars 07. A Night to Remember 08. The World Is My Stone 09. Insecurious 10. You Don't Know 11. Cold 12. Hole in My Heart (All the Way to China) 13. Unconditional Love 14. Who Let in the Rain

Tracklist CD 3
01. Fall into Your Dreams 02. Fearless 03. Hot Gets a Little Cold 04. Witness 05. I'll Kiss You 06. 911 07. Ballad of Cleo & Joe 08. Sisters of Avalon 09. Ubbbreviated Love 10. What a Thrill 11. One Track Mind 12. I Don't Want to Be Your Friend 13. Yeah Yeah 14. Hey Now (Girls Just Want to Have Fun)

tags:
publicado por mara* às 00:45 | link do post | comentar