the bourne trilogy

The BourneNos filmes clássicos de espionagem o planeta estava dividido em dois blocos bem distintos: norte-americanos e soviéticos. De um lado estava o mocinho sedutor, sempre acompanhado de exóticas mulheres, do outro estavam os bandidos fardados e desengonçados que eram aniquilados em seus submarinos com apenas um torcer de uma tampa de caneta. Desde a estréia de ‘The Bourne Identity’ em 2002, primeiro filme da trilogia baseada nos best sellers de Roberto Ludlum, o cinema da espionagem nunca mais foi o mesmo. A disputa não é mais entre norte-americanos e soviéticos, mas entre CIA e NSA, em projetos e pesquisas obscuros e ilegais; o protagonista sedutor foi substituído por um herói falível e atormentado. Sem estilo, com instinto. Com as mulheres é tímido, e sua sexualidade é contida.

Em ‘The Bourne Identity’, dirigido por Doug Liman, a busca do herói Jason Bourne, vivido por Matt Damon, é pela sua identidade desde que foi resgatado mais morto do que vivo por um barco de pesca. A história é rápida e inteligente. Jason Bourne não se lembra de nada, mas muito lentamente, sua memória volta, ele conhece vários estilos de luta e fala perfeitamente diversos idiomas. Em ‘The Bourne Supremacy’, dirigido por Paul Greengrass, Jason Bourne busca vingança e redenção. O terceiro episódio ‘The Bourne Ultimatum’ é pela sobrevivência. Também dirigido por Paul Greengrass, Jason Bourne parte de uma pequena cidade costeira na Índia, onde vive escondido com a sua namorada Marie, para Paris, Moscou, Madri e Londres à procura de pistas sobre o seu verdadeiro passado. Em toda a série, a história se resume apenas em perseguição e é preciso dar importância a cada cena. Em ‘The Bourne Ultimatum’ é preciso estar atento a cada detalhe, cada ação é conseqüência de algum ato anterior, passado e presente se interligam. É um belíssimo trabalho de Matt Damon, em um personagem que ele aprendeu a conhecer ao longo dos anos. Damon consegue enquanto busca soluções rápidas, revelar a turbulência interior do personagem.

John PowellA trilha sonora é do versátil compositor inglês John Powell, cuja lista de créditos inclui grandes produções de ação como na trilogia ‘The Bourne’ ao popular longa-metragem de animação ‘Shrek’. Em menos de 10 anos, Powell estabeleceu-se como um compositor respeitado, já tendo quase 50 filmes em seu currículo. Ele demonstrou sua queda por melodias de praticamente todos os gêneros. Inicialmente treinou como violinista quando criança, mais tarde, se aventurou nos ritmos do jazz e rock tocando na banda de soul ‘The Fabulistics’. Desde que se mudou para os Estados Unidos em 1997, o gosto de Powell por instrumentação incomum e sua experiência em diversos estilos musicais fazem dele a escolha perfeita para filmes de comédia e ação.

mobyÉ grande a variação de John Powell na trilogia ‘The Bourne’. No primeiro filme, a trilha tem um estilo mais eletrônico e mais agitado, com alguns temas dramáticos. Em ‘The Bourne Supremacy’ é mais sóbria, menos eletrônica e mais clássica. Em ‘The Bourne Ultimatum’, Powell repete o som refinado sem muita exaltação assim como ocorre nos anteriores. ‘Extreme Ways’ do cantor e compositor de música eletrônica estadunidense Moby (Richard Melville Hall) aparece nos dois últimos episódios, identificando-se como a música tema da série. Moby toca teclado, guitarra e baixo. Seu nome deriva da obra ‘Moby Dick’ de Herman Melville, que foi seu parente.

moby - extreme ways


 the bourne identity (2002)    the bourne supremacy (2004)    The Bourne Ultimatum (2007)

The Bourne Identity (2002)
parte I    parte II

The Bourne Supremacy (2004)
parte I    parte II

The Bourne Ultimatum (2007)
parte I    parte II

Tracklist: The Bourne Identity
01. Main Title 02. Bourne Gets Well 03. Treadstone Assassins 04. At The Bank 05. Bourne On Land 06. Escape From Embassy 07. Drive To Paris, The 08. Apartment, The 09. At The Hairdressers 10. Hotel Regina 11. Investigation, The 12. Taxi Ride 13. At The Farmhouse 14. Jason Phones It In 15. On Bridge Number 9 16. Jason’s Theme 17. Mood Build 18. The Bourne Identity 19. Drum And Bass – (remix)

Tracklist: The Bourne Supremacy
01. Goa 02. Drop, The 03. Funeral Pyre 04. Gathering Data 05. Nach Deutschland 06. To The Roof 07. New Memories 08. Berlin Foot Chase 09. Alexander Platz / Abbotts Confession 10. Moscow Wind Up 11. Bim Bam Smash 12. Atonement 13. Extreme Ways – Moby

Tracklist: The Bourne Ultimatum
01. Six Weeks Ago 02. Tangiers 03. Thinking of Marie 04. Assets and Targets 05. Faces Without Names 06. Waterloo 07. Coming Home 08. Man Verses Man 09. Jason Is Reborn 10. Extreme Ways (Bourne’s Ultimatum) Moby

publicado por mara* às 15:01 | link do post | comentar