herbie hancock

herbie hancockAutor de duas das composições de jazz mais populares da história, ‘Watermelon Man’ do seu primeiro álbum e ‘Cantaloupe Island’, foi com espanto que Herbie Hancock recebeu o prêmio mais importante do Grammy 2008: o álbum do ano com ‘River: The Joni Letters’. Afinal desde 1964, quando o saxofonista Stan Getz levou o mesmo prêmio pelo clássico ‘Getz/Gilberto’, os músicos de jazz nunca mais tinham conseguido vencer os da música pop. Trabalhando sobre os temas da canadense Joni Mitchell, uma das mais importantes compositoras da folk music; contando com contribuições de divas do jazz e do pop e mesmo apoiado por instrumentistas de primeira linha - Wayne Shorter no sax tenor e soprano, Dave Holland no baixo, Vinnie Colaiuta na bateria e a revelação do jazz desta década Lionel Loueke na guitarra - para muitos críticos, o álbum é medíocre, tanto quanto o fraco ‘Possibilities’ de 2005.

Pianista, tecladista e compositor de jazz, nascido em Chicago, Herbert Jeffrey Hancock, juntamente com Chick Corea e Keith Jarrett formam o triunvirato dos pianistas mais influentes. Quando iniciou a sua carreira profissional no início dos anos 1960, entregou-se a um único estilo de jazz até conhecer o trompetista Miles Davis, de lá para cá, influenciado por quase todas as tendências musicais da segunda metade do século XX, excetuando-se o free jazz, tocou praticamente todos os estilos que surgiram após o ‘jazz bebop’, considerado um marco do começo do jazz moderno. Tendo estudado engenharia, Hancock foi sempre bem preparado para a era da eletrônica: ele foi um dos primeiros professores no piano elétrico Rhodes e Hohner Clavinet. Mas o piano sempre foi o seu instrumento preferido que aprendeu a tocar aos sete anos de idade e logo se tornou um prodígio, tocando sozinho o primeiro movimento de um concerto para piano de Wolfgang Amadeus Mozart com a Orquestra Sinfônica de Chicago. Depois de estudar na faculdade de Grinnell, ouvindo Oscar Peterson e Bill Evans, Hancock foi convidado em 1961, pelo seu descobridor Donald Byrd, a se juntar ao seu grupo em Nova York, mais tarde, a Blue Note lhe ofereceu um contrato único.

herbie hancock 2

Miles Davis com Herbie Hancock no piano, Ron Carter no contrabaixo e Tony Williams na bateria (1998)

Em 1963, Miles Davis pediu-lhe para fazer parte do famoso quinteto do qual participaram também Ron Carter, Tony Williams e Wayne Shorter. Herbie ficou por cinco anos, influenciou e foi influenciado pela música ousada e agradável de Davis, com raízes acentuadas no blues. Durante esse tempo a sua carreira solo prosseguiu, com a gravação de quatro composições sofisticadas: ‘Maiden Voyage’, ‘Cantaloupe Island’ e 'Speak Like a Child’. Compôs também a trilha sonora para o filme ‘Blow Up’ de Michelangelo Antonioni, que lhe abriu as portas para colaborações futuras com o mundo do cinema. Em 1968 ele deixou Miles Davis e formou um sexteto que gravou o álbum ‘Fat Albert Rotunda’, que causou sensação ao avançar para o funk, criando assim a sua própria visão vanguardista. Em 1970, acrescentou ao seu nome, como muitos músicos de jazz, o seu nome africano: Mwandishi. Ele dissolveu a sua banda em 1973 e, depois de estudar o budismo, decidiu que o seu objetivo era fazer o seu público feliz. Formou um grupo de funk e gravou o álbum ‘Head Hunters’ com sintetizadores e sons elétricos. Em 1978 gravou com Chick Corea o celebrado e um dos mais belos trabalhos de duo ao piano: ‘An Evening With Herbie Hancock and Chick Corea: Live’. Hancock continuou sua carreira alternando o jazz funk com o jazz acústico moderno, fez trilhas para filmes como ‘Round Midnight’, de Bertrand Tavernier; aproximou-se do pop, do R&B e da música africana e continuou a tocar em festivais e turnês com os irmãos Marsalis, com George Benson, Michael Brecker e muitos outros.

herbie hancock - the sorcerer

herbie hancock with tina turner - edith and the kingpin



herbie hancock - the essential (2006)

The Essential (2006)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Watermelon Man 02. Round Midnight 03. Cantaloupe Island 04. Maiden Voyage 05. Circle 06. The Sorcerer 07. Tell Me a Bedtime Story 08. Hidden Shadows 09. Chameleon 10. Joanna's Theme

Tracklist CD 2
01. Butterfly 02. People Music 03. Milestones 04. 4 Am 05. Come Running To Me 06. Finger Painting 07. Stars In Your Eyes 08. Rockit 09. St. Louis Blues 10. Manhattan

herbie hancock - river: the joni letters (2007)

River: The Joni Letters (2007)

Tracklist
01. Court and Spark (featuring Norah Jones) 02. Edith and the Kingpin (featuring Tina Turner) 03. Both Sides Now 04. River (featuring Corinne Bailey Rae) 05. Sweet Bird 06. Tea Leaf Prophecy (featuring Joni Mitchell) 07. Solitude 08. Amelia (featuring Luciana Souza) 09. Nefertiti 10. The Jungle Line (featuring Leonard Cohen)

herbie hancock - Then and Now: The Definitive Herbie Hancock (2008)

Then and Now: The Definitive Herbie Hancock (2008)

Tracklist
01. Maiden Voyage 02. Cantaloupe Island 03. Wiggle Waggle 04. Chameleon 05. St. Louis Blues with special guest Stevie Wonder 06. Chan's Song (Never Said) 07. River (featuring Corinne Bailey Rae) 08. Don't Explain (featuring Damien Rice and Lisa Hannigan) 09. All Apologies 10. Watermelon Man 11. Rockit (live) 12. River (live - featuring Joni Mitchell)

Evening with Herbie Hancock & Chick Corea (Live) (1992)

Evening with Herbie Hancock & Chick Corea (Live) (1992)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Someday My Prince Will Come 02. Liza (All The Clouds'll Roll Away) 03. Button Up

Tracklist CD 2
01. Introduction of Herbie Hancock by Chick Corea 02. February Moment 03. Maiden Voyage 04. La Fiesta


tags:
publicado por mara* às 13:30 | link do post