chess records

post relacionado
the chess story

chess recordsDois meninos, Leonard e Philip Chez, com idades de onze e seis, chegaram a Ilha Ellis em 1928 na companhia da mãe, da irmã e de várias centenas de outros imigrantes da pequena aldeia natal perto de Pinsk na Polônia. Filhos de um pai carpinteiro que trabalhava no turno da noite em um depósito de sucata, Leonard e Philip Chez, cujo nome de família foi americanizado para Chess (xadrez) logo após a chegada nos EUA, foram enviados para as escolas públicas de Chicago. Eles rapidamente aprenderam o idioma e anos depois Phil entrou para o Exército na II Guerra Mundial, Leonard por ter contraído pólio na infância que o deixou coxo foi dispensado do serviço militar. Enquanto Phil estava ausente, Leonard investiu em vários empreendimentos comerciais desde um ferro-velho de seu pai a bares e lojas de bebidas. Foi a partir destes últimos que ele fez a transição decisiva para o clube ‘Macomba Lounge’. O ‘Macomba Lounge’ tinha entretenimento ao vivo, muitos desses artistas sendo do blues que haviam migrado para Chicago a partir do delta do Mississipi, nos anos 30 e 40. Os irmãos perceberam que as músicas desses artistas não estavam sendo devidamente registradas, de modo que decidiram eles próprios iniciar a gravação. O que acabaria por resultar, em 1947, na parceria com Charles e Evelyn Aron, proprietários do pequeno selo local chamado ‘Aristocrat Records', que tinham formado para gravar blues, jazz e rhythm & blues.

O artista mais importante foi Morganfield McKinley, que viria a ser conhecido com Muddy Waters, com diversos singles de sucesso em 1947 e 1948. No final de 1949, Leonard e Phil Chess tornaram-se os únicos donos da ‘Aristocrat Records’ e em 1950 o nome foi mudado para ‘Chess Records’ que floresceu como gravadora independente. Com o sucesso de Muddy Waters, outros jovens bluesmen do Mississippi foram atraídos para Chicago, muitos se juntaram a banda de Muddy. Um dos músicos mais brilhantes foi Little Walter Jacobs, cuja gaita fez a banda ainda melhor. Em 1952, os irmãos Chess formaram uma etiqueta subsidiária chamada ‘Checker’ e Little Walter foi o primeiro a gravar. Sua primeira versão foi um instrumental chamado ‘Juke’ que liderou as paradas e depois com o vocal ‘My Babe’. Depois gravaram com um trabalhador agrícola chamado Chester Burnette, que ficou conhecido como Howlin 'Wolf e foi um dos bluesmen mais influentes na história, sua influência pode ser ouvida na música de muitos dos jovens britânicos e americanos nos anos 60 e 70.

Macomba Lounge’Além de Muddy Waters, Howlin 'Wolf e Little Walter, a ‘Chess Records’ registrou muitos outros gigantes do blues do pós-guerra como Sonny Boy Williamson, Fulson Lowell, Memphis Slim, Jimmy Rogers, John Lee Hooker e Willie Mabon. Mais tarde, eles gravaram a próxima geração de artistas do Chicago blues, Buddy Guy, Little Milton e Koko Taylor. Em 1955, numa viagem de férias para Chicago, um jovem cantor e guitarrista de St. Louis chamado Chuck Berry conheceu Muddy Waters, que o encorajou a ver os irmãos Chess. Chuck Berry fez um teste para eles com uma canção que tinha escrito chamada ‘Ida Red’. Leonard e Phil gostaram do tema, mas sugeriram uma mudança no nome, a música foi renomeada como ‘Maybellene’ e se tornou o primeiro de seus muitos hits. Chuck Berry gravou com os irmãos Chess durante muitos anos produzindo hit após hit, incluindo muitas canções para o início do rock and roll. Outro cantor e compositor foi descoberto pela gravadora em 1955. Seu nome era Elias McDaniels, que tinha se mudado do Mississipi para Chicago com sua família. O teste dele foi também com uma canção própria, ‘Uncle John’. Novamente, os irmãos gostaram da música, mas desta vez não gostaram do nome do jovem, assim McDaniels mudou para o apelido que ele tinha usado como pugilista amador, Bo Diddley.

 leonard, phil e marshall chess

Leonard, Phil e Marshall Chess

Em 1956, a ‘Chess’ estabeleceu uma outra subsidiária, com etiqueta exclusiva de jazz, chamada ‘Argo’, dando estabilidade para artistas influentes do jazz como Sonny Stitt, James Moody, Yusef Lateef, Gene Ammons, Lou Donaldson, Lorez Alexandria, Ahmad Jamal e Ramsey Lewis. O catálogo de álbuns da ‘Argo’ era extensa, e continha o trabalho de Etta James, uma de suas melhores artistas do sexo feminino. Em 1965, o nome foi mudado para ‘Cadet’, devido à existência de outra gravadora chamada ‘Argo’, na Inglaterra. No mesmo ano, a ‘Chess’ começou a se interessar pela música de Nova Orleans, tendo Paul Gayten para representá-los lá. Também são muitas as gravações de música gospel, com uma série de sermões do reverendo CL Franklin, como também foram os primeiros a gravar com a filha do reverendo, Aretha Franklin, quando ainda adolescente. Durante os primeiros anos da gravadora 'Chess', Leonard e Phil Chess produziram a música que eles amavam. Eles eram a essência dos anos 50. ‘Chess Records’ era a grande gravadora americana de blues, e fica difícil entender o seu declínio e queda nos anos 60. Em 1969, a empresa sofreu um golpe devastador quando Leonard Chess morreu de um ataque cardíaco. Marshall, filho de Leonard, ainda tentou desesperadamente manter-se, mas o selo foi vendido para TAB, uma empresa que fabricava fitas cassete. A qualidade da produção diminuiu, e até 1972, os escritórios em Chicago ficavam vazios. Em 1975, o que restou da ‘Chess Records’ foi desmantelado e vendido para a ‘All Platinum Records’ de Nova Jersey.

chess records sede

'Chess Records'

Quando os novos donos trouxeram as máquinas para derrubar o prédio de Chicago, foram destruídos 250.000 registros que tinham sido abandonados ali. É triste pensar em todas as músicas de Chuck Berry, Howlin 'Wolf, Little Walter, Bo Diddley, Etta James e Muddy Waters que foram levados para um aterro. Os registros foram destruídos, mas as fitas sobreviveram e são agora propriedade da MCA, que lançou a maior parte do material da ‘Chess’ durante os anos 1980 e 1990. Isso, combinado com o recente ressurgimento do interesse pelo blues em geral e de Chicago, em particular, garante que as futuras gerações de aficionados da música tenham a oportunidade de ouvir e aprender com os mestres do passado.

Presente por vinte e um anos na história do blues urbano de Chicago, a ‘Chess Records’ entre 1947 e 1967 acompanhou um estilo musical que nasceu miserável no Mississippi com Muddy Waters e seus companheiros, que cresceu surpreendente e altamente influente e enviou sementes que germinaram em solo fértil em toda a América e em terras tão distantes como a Inglaterra. O álbum ‘Blues Chess’ é uma compilação incrível com artistas de renome e aqueles que desempenharam papéis de apoio por duas décadas de gravações contribuindo para o sucesso da gravadora. Uma lista impressionante de músicos que se apresentavam nos clubes de Chicago, como Muddy Waters, Howlin 'Wolf, Little Walter, Jimmy Rogers, Sunnyland Slim, Robert Nighthawk, Memphis Slim, Buddy Guy, Sonny Boy Williamson, Elmore James, John Brim, Henry Gray e JB Lenoir, entre outros. Gigantes do Chicago Blues, um estilo que muito contribuiu para o nascimento do rock and roll, e inúmeras outras formas de música.

etta james - I'd rather go blind


Chess Blues (1947-1967)

Chess Blues (1947-1967)
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4

Tracklist: CD 1 (1947-1952)
01. Clarence Samuels - Lollypop Mama
02. Andrew Tibbs - Bilbo Is Dead
03. Sunnyland Slim - Johnson Machine Gun
04. Sunnyland Slim - Fly Right, Little Girl
05. Muddy Waters - Little Anna Mae
06. Muddy Waters - I Can't Be Satisfied
07. Robert Nighthawk - My Sweet Lovin' Woman
08. Muddy Waters - I Feel Like Going Home
09. Sunnyland Slim - She Ain't Nowhere
10. St. Louis Jimmy - Florida Hurricane
11. Forest City Joe - Memory of Sonny Boy
12. Forrest Sykes - Tonky Boogie
13. Laura Rucker - Cryin' the Blues
14. Baby Face Leroy - My Head Can't Rest Anymore
15. Johnny Jones - Big Town Playboy
16. Robert Nighthawk - Sweet Black Angel
17. Muddy Waters - Rollin' Stone
18. Jimmy Rogers - Luedella
19. Memphis Slim - Mother Earth
20. Doctor Ross - Dr. Ross' Boogie
21. Johnny Shines - Joliet Blues
22. Howlin' Wolf - Moanin' at Midnight
23. Muddy Waters - All Night Long
24. Arbee Stidham - Mr. Commissioner
25. Howlin' Wolf - Getting Old and Grey

Tracklist: CD 2 (1952-1954)
01. John Lee Hooker - Walkin' the Boogie
02. Little Walter - Juke
03. Memphis Minnie - Conjur Man
04. Muddy Waters - Who's Gonna Be Your Sweet Man When I'm Gone
05. Memphis Minnie - Broken Heart
06. Willie Nix - Truckin' Little Woman
07. Rocky Fuller - Funeral Hearse at My Door
08. Eddie Boyd - Hard Time Gettin' Started
09. Little Walter - Don't Need No Horse
10. Gus Jenkins - Eight Ball
11. Little Walter - Fast Boogie
12. Willie Mabon - I'm Mad
13. John Brim - Ice Cream Man
14. Elmore James - Whose Muddy Shoes
15. Willie Mabon - Got to Have It
16. Henry Gray - I Declare That Ain't Right
17. Remember - Alberta Adams
18. Henry Gray & Morris Pejoe - Untitled Instrumental
19. Little Walter - Blues With a Feeling
20. Muddy Waters - Hoochie Coochie Man
21. Howlin' Wolf - Forty-Four
22. Little Walter - Got to Find My Baby
23. Howlin' Wolf - Evil
24. Lowell Fulson - Reconsider Baby
25. J.B. Lenoir - Mama Talk to Your Daughter

Tracklist: CD 3 (1954-1960)
01. Little Walter - Mellow Down Easy
02. Muddy Waters - My Eyes (Keep Me in Trouble)
03. Little Walter - My Baby
04. Billy Boy Arnold - You Got to Love Me
05. Willie Dixon - Walking the Blues
06. Sonny Boy Williamson - Don't Start Me to Talkin'
07. Howlin' Wolf - Smokestack Lightning
08. Willie Dixon - Twenty-Nine Ways to My Baby's Door
09. Paul Gayton & Myrtle Jones - Right to Love You
10. Jimmy Witherspoon - Ain't Nobody's Business
11. Otis Spann - I'm Leaving You
12. Howlin' Wolf - Break of Day
13. Floyd Dixon - Please Don't Go
14. Sonny Boy Williamson - Keep It to Yourself
15. Jimmy Rogers - Walking by Myself
16. Muddy Waters - Got My Mojo Working
17. Sonny Boy Williamson - Fattening Frogs for Snakes
18. Lafayette Leake - Slow Leake
19. Howlin' Wolf - Sitting on Top of the World
20. J.B. Lenoir - She Don't Know
21. Sonny Boy Williamson - Your Funeral and My Trial
22. Little Walter - Key to the Highway
23. Muddy Waters - Double Trouble
24. Eddie Boyd - Come on Home
25. Sonny Boy Williamson - Goat [Band Track]
26. Otis Rush - So Many Roads, So Many Trains

Tracklist: CD 4 (1960-1967)
01. Buddy Guy - First Time I Met the Blues
02. Detroit Junior - Too Poor
03. Lowell Fulson - Blue Shadows
04. Lloyd Glenn - Shakedown
05. Elmore James - Sun Is Shining
06. Albert King - Calling on My Darling
07. Howlin' Wolf - Red Rooster
08. Sonny Boy Williamson - Nine Below Zero
09. Howlin' Wolf - Goin' Down Slow
10. Little Milton - Satisfied
11. Etta James - Something's Got a Hold on Me
12. The Big Three Trio - Wrinkles
13. Sonny Boy Williamson - Bring It on Home
14. Big Walter Horton - Good Moanin' Blues
15. Howlin' Wolf - Killing Floor
16. Koko Taylor - What Kind of Man Is That?
17. Little Milton - We're Gonna Make It
18. Koko Taylor - Wang Dang Doodle
19. Little Joe Blue - Dirty Work Goin' On
20. John Lee Hooker - One Bourbon, One Scotch, One Beer
21. Eddie "Guitar" Burns - Jinglin' Baby
22. Muddy Waters - That's Why I Don't Mind
23. Buddy Guy - Keep It to Myself
24. Hound Dog Taylor - Sitting Here Alone
25. Etta James - I'd Rather Go Blind

tags:
publicado por mara* às 10:39 | link do post | comentar